Buscar

Prova Tributario

Prévia do material em texto

1-Leia com atenção a ementa abaixo.
Em 26-10-201982: Ementa: ICM. Isenção não onerosa. Revogação. Imediata eficácia e exigibilidade do tributo. Inaplicação constitucional do princípio da anualidade. Recurso extraordinário conhecido pelo permissivo constitucional da alínea d.
d) a isenção tributária condicionada ou também conhecida como isenção onerosa, não pode ser livremente suprimida.
2- Súmula vinculante 28 do stf estabelece que: é inconstitucional a exigência de deposito prévio como requisito de admissibilidade...
B) não será exigido depósito garantidor do juízo em ação anulatória de lançamento tributário por vícios formais ou matérias.
3- O art 40 parágrafo 4 da lei de execução fiscal que foi introduzido pela lei 11051/2004, permitiu que agora fosse possível demarcar.....
e) O juiz das execuções fiscais, poderá, de oficio, reconhecer a prescrição intercorrente, desde que após a decisão de arquivamento dos autos, tiver decorrido o prazo prescricional e após oitiva da fazenda pública.
4- De acordo com o CTN, o crédito tributário não pode ser suspenso.
a) Pagamento
5- Considerando as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta...
a) Somente as assertivas 1,3,4 estão erradas.
6- Assinale a alternativa incorreta.
A) O prazo prescricional da execução fiscal inicia-se com a inscrição em dívida ativa do crédito tributário.
7- Marque F ou V
A-(v)O Credito tributário decorre da obrigação principal e tem a mesma natureza desta, sendo constituído pelo lançamento
B-(F) O credito tributário poderá ser suspenso pela anistia...
C-(F) O lançamento de crédito tributário tem natureza jurídica constitutiva da obrigação tributária preexistente.
D-(V) O lançamento reporta-se a data da ocorrência do fato gerador da obrigação e rege-se pela lei então vigente, ainda que posteriormente modificada ou revogada.
E-(F) O lançamento regularmente notificado ao sujeito passivo só pode ser alterado em virtude de impugnação do sujeito passivo e recurso de oficio
F-(F) A lei amnistiadora tem vigência prospectiva, ou seja, deverá viger para alcançar fatos geradores futuros.
G-(V) A existência de débitos tributários devidamente lançados e impugnados pelo sujeito passivo, permite a emissão de certidão positiva com efeito de negativa.
H-(V) Um munícipe tomou posse clandestina de um terreno no exercício de 2000. Em 2006 foi acionado pela municipalidade para pagamento de IPTU relativo a todos os exercícios anteriores. Nesse caso, o tributo será excluído, em razão do lapso prescricional, o exercício de 2000, todos os demais poderão ser cobrados.
8- Responda:
Em março de 2016, a união ajuizou execução fiscal em face da pessoa jurídica alfa para a cobrança de créditos imposto de renda(IRPJ), Referentes aos anos-calendários de 2013 e 2014.De acordo com o exequente, em que pese a declaração de créditos....
A) A ausência de prévio lançamento por meio de processo administrativo regularmente instaurado inviabiliza a execução do crédito? Fundamente.
R) Não, uma vez que a entrega de declaração pelo contribuinte, reconhecendo o débito fiscal, constitui crédito tributário, dispensada qualquer outra providência por parte do Fisco, conforme Súmula 436 do Superior Tribunal de Justiça.
B) Na Prática, quais as vantagens de suspensão do crédito tributário?
As vantagens são: Impossibilidade de o Estado ajuizar a execução fiscal e a impossibilidade do contribuinte obter a certidão de debito positivo com efeitos da negativa.

Continue navegando