Buscar

Apol 1 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Durante muito tempo, foi a partir do trabalho que se difundiram movimentos universalizantes de direitos para toda a sociedade. Há dúvidas de que a sociedade capitalista seja capaz de formular novos direitos inclusivos, visto que anuncia não precisar tanto dos trabalhadores e, rapidamente, surgem novas desigualdades e aumento da exclusão social. O caso brasileiro expresso grande dilemas a partir do momento em que o país se viu envolvido no processo de globalização econômica sem ainda ter resolvido seus problemas sociais básicos, que são potencializados pelo desenvolvimento da economia global.
RES.: “D” - A economia capitalista atual gera novas formas de exclusão, eliminando ou enfraquecendo o trabalho, que sempre foi considerado uma forma de construção de identidade das classes trabalhadoras.
 2) “Unir duas em presas para gerar um a nova m arca sem por em r isco a identidade de cada um a delas não é um a tarefa fácil. Há quase oito anos, a Sony e a Ericsson apostaram nesta joint venture para produzir celulares, agregando valores d as duas m arcas. É também o que convencionou-se chamar de co-brand. De um lado havia o conhecimento da Sony focado em produtos eletrônicos, d e outro, a experiência da Ericsson no mercado de telecomunicações. A iniciativa deu origem a Sony Ericsson que hoje figura entre as cinco m arcas de celulares mais vendidas do mundo, ao lado da Nokia, da Samsung, da Motorola e da LG . Segundo dados d o Gartner, em 2008, a companhia vendeu m ais de 93 milhões de aparelhos mundial mente, gerando uma receita líquida de US$ 16. 754 bilhões. O desempenho da Sony Ericsson, no entanto, está longe da finlandesa Nokia, líder de mercado. De acordo com o IDC, no ano passado, a Nokia possuía 40,9% de market share contra 8,4% da Sony Ericsson. Depois de muitas especulações sobre um a possível crise e o fim da parceria entre a Sony e a Ericsson, agora as em presas investem no reposicionamento da marca”:
RES.: “C” - O processo de fusão implica combinação de duas culturas diferentes, o que pode gerar conflitos.
3) O crescimento quantitativo ilimitado da produção mate rial não pode ser sustentado para sempre , dada a finitude da “espaçonave Terra”. Se desejarmos evitar o inevitável esgotamento d o “capital natura l”, tanto como fonte de recursos, quanto como sumidouro de resíduos, o processamento de energia e de material deve ser contido. O Desenvolvimento qualitativo inclui crescimento material, baseado no uso eficiente da energia, dos recursos naturais, na sua reciclagem , bem com o na redução, de resíduo s poluente s, na medida em que admite que a produtividade do capital natural pode ser aumentada dentro de certos limites, especialmente mediante o aumento da eficiência final do produto. A partir do texto acima, analise cada um a das afirmações:
II - Desenvolvimento qualitativo e crescimento material não são necessariamente incompatíveis.
III – Além da exploração dos recursos da natureza, é necessário reduzir os resíduos que poluem o solo, o ar e a água
RES.: “B” - É correto o que se afirma em II e III, apenas. .
4) Os pensadores das ciências humanas ficaram fascinados com os resultados e avanços das ciências naturais. Com o ainda não tinham um método próprio para abordar seu objeto, resolveram adotar o método das ciências naturais. A respeito da distinção entre as ciências humanas, naturais e formais é correto afirmar:
I. As ciências humanas (ou ainda sociais) são aquelas que têm o ser humano e suas relações como objeto de estudo.
II. As ciências naturais são aquelas que têm como objeto de estudo a natureza.
III. Fazem parte das ciências naturais a psicologia, a sociologia, a geografia humana, a história e a linguística.
IV. Entre as ciências humanas estão a física, a química e a biologia. 
V. As ciências formais abrangem a matemática e a lógica.
RES.: “C” - I, II e V.
5) Uma sociedade sustentável do ponto de vista ambiental atende às necessidades atuais de sua população em relação a alimentos, água e ar limpos, abrigo e outros recursos básicos sem comprometer a capacidade das gerações fu turas atenderem às su as necessidades . Viver de forma sustentável significa sobreviver d a renda natural fornecida pelo solo, pelas plantas, p elo ar e pela água e não exaurir ou degradar as dotações de capital natural da T erra, que fornecem essa renda biológica. Considerando o texto, é CORRETO afirmar que:
RES.: “E” - Ser um órgão fiscalizador independente da diretoria e do conselho de administração, que através dos princípios da transparência, equidade e prestação de contas, contribuir para o melhor desempenho da companhia
1) Os pensadores das ciências humanas ficaram fascinados com os resultados e avanços das ciências naturais. Como ainda não tinham um método próprio para abordar seu objeto, resolveram adotar o método das ciências naturais. A respeito da distinção entre as ciências humanas, naturais e formais é correto afirmar:
I. As ciências humanas são aquelas que têm o ser humano e suas relações como objeto de estudo.
II. As ciências naturais são aquelas que têm como objeto de estudo a natureza.
III. Fazem parte das ciências naturais a psicologia, a sociologia, a geografia humana, a história e a linguística.
IV. Entre as ciências humanas estão a física, a química e a biologia.
V. As ciências formais abrangem a matemática e a lógica. 
RES.: “C” – l, ll e V
2) Com o advento da ciência, a maneira como os homens viviam em sociedade, as relações que estabeleciam os distúrbios, e os problemas ocorridos em suas vidas passaram a ser alvo de uma abordagem científica. Considere as seguintes afirmações sobreo conceito de sociologia.
II O seu estudo deve servir também para construir uma nova visão da realidade social.
III. Aborda a relação do indivíduo com a coletividade, procurando perceber a maneira como se dão as interações na vida coletiva. São verdadeiras as seguintes afirmações
RES.: “A” – II e lll apenas.
3) Para a contabilidade atingir seu objetivo, faz uso de procedimentos padronizados, desde a inserção dos dados contábeis em um sistema de informação, até a elaboração dos demonstrativos contábeis, nesse processo, os princípios se apresentam como direcionadores de toda prática contábil. Analise as proposições e marque a correta. Segundo Bazzi (2015) em sua obra descreve o Princípio Contábil: “Todas as receitas e despesas, devem ser apuradas ou levantadas no período em que acontecerem sempre de forma simultânea, independentemente do seus respectivos recebimento ou pagamento”.
Está se referindo ao Princípio da.:
RES.: “A” – Princípio da Competência.

Outros materiais