Buscar

BDQ CARDIO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201409137581)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dentre os fatores que DETERMINAM o Volume Sistólico para a regulação do Débito Cardíaco DESTACA-SE:
		
	
	Sistema Nervoso Autônomo Simpático
	
	Sistema Nervoso Autônomo Parassimpático
	
	Volume Sistólico Final
	
	Sistema Éxcito-condutor
	 
	Volume Diastólico Final
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409137254)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Dentre os fatores que determinam a regulação do Débito Cardíaco podemos destacar, EXCETO:
		
	
	Volume Diastólico final
	
	Pressão Arterial Média
	 
	Sistema Nervoso Autônomo Parassimpático
	
	Força de Contração
	 
	Volume Sistólico final
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408259722)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O teste de caminhada de 6 minutos é indicado para medir a capacidade funcional do paciente com doença pulmonar ou cardíaca, assim como é um preditor de morbidade e mortalidade. Em relação ao TC6M, marque V (verdadeira) ou F (falsa) e, em seguida, assinale a alternativa correspondente. ( ) Para a realização do teste, é necessária a presença do médico. O teste é contraindicado durante a internação do paciente. ( ) As razões para interromper o teste são: dispneia intolerável, velocidade reduzida, sensação de esforço percebido maior que 13 (0-20), cãibras nas pernas, dor no peito. ( ) Um estudo multicêntrico não encontrou efeitos significantes com relação ao cumprimento do corredor reto que variam de 15 a 50 m. ( ) A distância percorrida no teste de 6 minutos inferior a 480 m é considerada preditora de mortalidade. ( ) Deve ser o primeiro teste a ser realizado pós evento isquêmico e/ou na ICC descompensada.
		
	
	F, V, V, V, V.
	
	V, F, V, F, V.
	
	V, V, F, F, F.
	
	V, F, F, F, V.
	 
	F, F, V, F, F.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409257768)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O desempenho cardíaco depende de quatro fatores que são essenciais: pré-carga, pós-carga, contratilidade ventricular e freqüência cardíaca. Com base nos seus conhecimentos sobre a fisiologia que envolve esses conceitos, é verdadeiro:
		
	
	A pré-carga é influenciada pela Lei de Fick, onde a maior distensão das fibras promove mais força contrátil.
	
	Uma freqüência cardíaca muito elevada por tempo prolongado promove menor pré-carga e portanto maior fração de ejeção.
	
	Uma elevação da pós carga em ventrículo esquerdo favorece o enchimento aórtico.
	 
	A pós-carga é caracterizada pelas forças que contribuem para a contração ventricular superar resistências à saída do fluxo sangüíneo.
	 
	Uma taquicardia elevada promove redução do débito cardíaco por reduzir o enchimento ventricular.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409247884)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	3. O Sr Carlos tem 65 anos, aposentado, casado, tabagista, mora no interior do RN e não costuma realizar atividades físicas continuadas, segundo relato, uma ou duas vezes por semana vai ao centro da cidade à pé. Percebendo que ele estava engordando muito (IMC 31) e que a pressão arterial estava ficando desregulada (PAS > 150 mmHg e PAD > 90 mmHg), apesar do uso continuado de anti-hipertensivos, a esposa marcou uma consulta médica para ele. Na avaliação, o médico observou aumento da circunferência abdominal (6 cm) e identificou histórico familiar de cardiopatia. Considerando o caso clínico, marque a alternativa que apresenta apenas os fatores de risco cardiovasculares modificáveis desse paciente
		
	 
	Tabagismo, sedentarismo, hipertensão arterial
	
	Idade, sobrepeso e circunferência abdominal
	
	Sedentarismo, obesidade e sexo
	
	Hipercolesterolemia, tabagismo e histórico familiar
	
	Hipertensão arterial, obesidade e histórico familiar
	 1a Questão (Ref.: 201409229396)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere as afirmações: I - a poluição e o tabagismo causam inflamação que, cronicamente destrói as fibras elásticas e os capilares, prejudicando a difusão dos gases; II - a inalação continuada de poeiras ocupacionais leva a inflamação com aumento fibrose, que resulta em deposição de colágeno na matriz extracelular, com efeito prejudicial na difusão; III - em indivíduos com alteração na difusão, espera-se encontrar hipercapnia . Quais são as corretas?
		
	
	II e III
	 
	I e II
	
	I, II e III
	
	Apenas a III
	
	NDA
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409245470)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O teste de caminhada de seis minutos (TC6) é um teste de referência em cardiologia. Com relação ao referido teste, assinale a alternativa correta.
		
	 
	As contraindicações absolutas para a realização do teste são angina instável, FC em repouso maior que 120 bpm e pressão arterial em repouso maior que 180 mmHg x 110 mmHg.
	 
	O teste é realizado em esteira ergométrica com variação de esforço e velocidade ao longo do tempo.
	
	O teste deverá ser repetido caso o paciente não consiga o mínimo de 2.000 metros de distância.
	
	Fatores como estatura mais baixa, gênero masculino e motivação podem aumentar a distância percorrida no teste.
	
	O teste deverá ser imediatamente interrompido caso o paciente apresente dor torácica, dispneia intolerável, sudorese, palidez, tontura e (ou) câimbras.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408916042)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As fibras musculares do coração são:
		
	
	Compostas por actina e miosina e sem troponina e tropomiosina.
	 
	Lisas, de natureza sincicial e excitatória.
	
	Interligadas e pouco diferenciadas, sem discos intercalados.
	
	Diferenciadas em musculatura do tipo lisa e do tipo esquelética.
	 
	Semelhantes às do músculo esquelético, com filamentos de actina e miosina.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408298716)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a classificação histológica do processo aterosclerótico, relacione a lesão mais simples para a mais complexa e marque a opção correta: I- presença de macrófagos e células espumosas II- presença macrófagos e monócitos isolados III- Trombo IV- Núcleo lipídico extracelular
		
	
	I, II, IV, III
	
	III, IV, I, II
	
	II, I, III, IV
	 
	II , I, IV, III
	
	I ,III, IV, II
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409241462)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A principal função do coração é bombear sangue adequadamente para os órgão e tecidos, mantendo a perfusão tecidual e distribuição de sangue oxigenado para funcionamento dos sistemas. Para que tal função seja realizada adequadamente o organismo necessita manter o Débito Cardíaco e para isso adequa a frequência cardíaca (FC) e o Volume Sistólico. Sobre a FC e os distúrbios a ela associados, assinale a alternativa ERRADA
		
	
	O complexo QRS no eletrocardiograma representa a despolarização ventricular (contração dos ventrículos) no ciclo cardíaco.
	 
	O Nó Sinusal (ou Nó Sinoatrial) é responsável pelo início do impulso elétrico que despolariza as células miocárdicas e gera o batimento cardíaco.
	
	O impulso elétrico que passa pelo sistema de condução elétrica do coração gera o estímulo ás fibras musculares do ventrículo por meio das fibras de Purkinje.
	
	O exame ideal para verificação de distúrbios do ritmo cardíaco é o Holter, que realiza uma monitorização contínua de eletrocardiograma por 24 horas.
	 
	As taquiarritmias são os distúrbios onde há um bloqueio da condução do impulso elétrico, com valores de FC inferiores a 100 bpm.
		
	 1a Questão (Ref.: 201409173891)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	João Manuel, 60 anos, após infarto do miocárdio, iniciou um programa de exercícios intra-hospitalar; isto diminuiu os dias de internação, minimizou os sentimentos de invalidez e insegurança, e permitiu a João Manuel recuperar sua autoconfiança e retornar as suas atividades. Em relação ao quadro de João Manuel, é correto afirmarque
		
	
	apesar dos efeitos benéficos do exercício físico, mesmo sendo realizado de forma regular, não reduz a reincidência de infarto agudo do miocárdio.
	
	na fase intra-hospitalar, durante a realização de um protocolo de exercícios, não é necessário determinar a intensidade e a frequência por ser uma fase de curta duração.
	 
	de maneira interdisciplinar, na fase intra-hospitalar, deve-se oferecer ao paciente: conhecimento básico sobre a patologia, identificar os fatores de risco do paciente para doença cardiovascular, iniciar a conscientização e modificação do paciente para prevenção secundária.
	
	deve-se considerar que, durante um protocolo de exercícios para cardiopatas, o gasto energético deve ser estimado em medida energética catabólica.
	
	se durante a realização de um programa de exercícios o paciente referir angina, deve-se pedir calma ao paciente e não há necessidade de interromper o exercício.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408259123)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a opção correta.
		
	
	A fase I da reabilitação cardiaca é realizada ambulatorialmente.
	
	Exercícios físicos aeróbios aumentam o MVO2 e por este motivo devem ser recomendados para o cardiopata isquêmico.
	
	Os exercícios de resistência ou localizados não podem ser utilizados por cardiopatas em um programa de reabilitação cardíaca
	 
	O VO2 max e a frequencia cardíaca mantém uma relação linear e ambos podem ser utilizados para a prescrição do exercício
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408293341)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A mudança no estilo de vida é muito importante no tratamento das enfermidades cardiovasculares, o paciente deverá ser orientado a reduzir o peso corporal, a ingesta de sódio, o consumo de bebidas alcoólicas e, também, a realizar exercícios físicos regularmente. Os exercícios aeróbicos e de força muscular podem trazer benefícios importantes como a redução da PA, colesterol, glicemia, dentre outros; entretanto, sua prática não é isenta de riscos à saúde. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
I - A magnitude da resposta pressórica, durante o exercício resistido, está indiretamente relacionada às características do exercício, ou seja, à intensidade, o número de repetições e à massa muscular envolvida. Desta forma para cardiopatas recomenda-se exercícios com cargas progressivas, 1 a 2 séries, 10 a 15 repetições e com intervalo entre séries maior que o tempo de atividade.
II - O exercício isométrico é pouco recomendado por determinar uma resposta volumétrica importante e favorecer o risco de evento isquêmico agudo.
III - O fenômeno de interdependência alveolar justifica a utilização de exercícios respiratórios no pós operatório de cirurgia cardíaca, com o objetivo de melhorar as trocas gasosas e a expansibilidade torácica.
		
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
	 
	Apenas a alternativa III está correta.
	
	Apenas a alternativa II está correta.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408749458)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Insuficiência cardíaca é a incapacidade do coração para bombear o sangue em volumes suficientes para atender às demandas do metabolismo. De acordo com esta afirmação, assinale a alternativa que contém de forma correta os sinais e sintomas da insuficiência cardíaca das câmaras cardíacas direitas:
		
	
	Hipertensão arterial, dispneia, edema periférico e turgência jugular.
	 
	Ascite, hepatomegalia, turgência jugular e edema periférico.
	
	Turgência jugular, ascite e hipertensão arterial.
	 
	Edema agudo de pulmão, hepatomegalia e dispneia.
	
	Dispneia, edema periférico, derrame pleural e hepatomegalia.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408297569)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A febre reumática e a cardiopatia reumática crônica são complicações da faringoamigdalite causada pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A e decorrem de resposta imune tardia a esta infecção em populações geneticamente predispostas. Assinale as opções corretas.
		
	 
	As principais valvas acometidas na cardiopatia reumática são a mitral e a aórtica
	
	No Brasil o controle e profilaxia da febre reumática é adequada e portanto a incidência é baixa
	
	Hoje a cirurgia cardíaca não é utilizada quando há comprometimento valvar grave. A indicação é manter o paciente em fisioterapia com exercícios de baixa resposta cardiovascular.
	
	É a principal causa de cardiopatia adquirida em idosos e neonatos nos países em desenvolvimento
	
	As principais valvas acometidas na cardiopatia reumática são a mitral e a pulmonar
		
	 1a Questão (Ref.: 201408259722)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O teste de caminhada de 6 minutos é indicado para medir a capacidade funcional do paciente com doença pulmonar ou cardíaca, assim como é um preditor de morbidade e mortalidade. Em relação ao TC6M, marque V (verdadeira) ou F (falsa) e, em seguida, assinale a alternativa correspondente. ( ) Para a realização do teste, é necessária a presença do médico. O teste é contraindicado durante a internação do paciente. ( ) As razões para interromper o teste são: dispneia intolerável, velocidade reduzida, sensação de esforço percebido maior que 13 (0-20), cãibras nas pernas, dor no peito. ( ) Um estudo multicêntrico não encontrou efeitos significantes com relação ao cumprimento do corredor reto que variam de 15 a 50 m. ( ) A distância percorrida no teste de 6 minutos inferior a 480 m é considerada preditora de mortalidade. ( ) Deve ser o primeiro teste a ser realizado pós evento isquêmico e/ou na ICC descompensada.
		
	 
	F, F, V, F, F.
	
	V, V, F, F, F.
	
	V, F, V, F, V.
	
	F, V, V, V, V.
	
	V, F, F, F, V.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408965270)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A fase I, ou intra-hospitalar, de um programa de reabilitação cardíaca é caracterizada por:
		
	 
	Exercícios leves, de caráter progressivo, com intensidade de 2 a 4 mets.
	
	Nenhuma das alternativas anteriores
	
	Exercícios moderados, de caráter progressivo, com intensidade de 6 a 10 mets.
	
	Exercícios resistidos já nas primeiras 24 h de internação, com a utilização de pesos. E repouso, mesmo após estabilização do quadro.
	
	Exercícios anaeróbicos e em caráter progressivo, com intensidade de 8 a 14 mets.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409175910)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As estrategias precoce de rastreamento de alterações significativas para o sistema vascular são importantes estão baseados em marcadores associados a questões metabólicas. Baseado nisto assinale a alternativa incorreta.
		
	
	HDL e LDL
	
	pressão arterial e frequência
	
	temperatura e hemograma
	 
	lactato e gasometria arterial
	
	Saturação venosa mista e sumário de urina
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409056778)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre infarto agudo do miocárdio (IAM) é correto afirmar.
		
	 
	e) Alterações no ECG sem sintomas excluem eventos coronários isquêmicos.
	
	d) A dor torácica no IAM é decorrente da isquemia do miocárdio, portanto o alívio da dor não é objetivo principal do tratamento para indicar quando houve reperfusão do músculo cardíaco.
	
	b) A maioria das morte decorrentes de IAM ocorre após a chegada ao hospital
	 
	c) O diagnóstico precoce de IAM e a instituição precoce de seu tratamento são determinantes para prognóstico do paciente, uma vez que 65% morrem na primeira hora.
	
	a) ECG de repouso normal exclui IAM
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409016638)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A prescrição fisioterapêutica no pré e pós-operatório de revascularização do miocárdio deve contermanobras de expansão pulmonar.
	
	estimulação elétrica percutânea.
	
	técnicas de estimulação somatossensoriais
	
	manobras para treino de equilíbrio.
	
	técnicas de treino proprioceptivo.

Continue navegando