Buscar

DIREITO INTERNACIONA Avaliando

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIREITO INTERNACIONAL
	Simulado: CCJ0056_SM_201307215572 V.1 
	Aluno(a): DOUGLAS SOARES DA SILVA FERREIRA
	Matrícula: 201307215572
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 05/10/2017 15:00:09 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201307429168)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Santa Sé é considerada pessoa jurídica de Direito Internacional Público, tendo o Tratado de Latrão (1929) grande papel fundamental nesta visão. Com sua personalidade reconhecida a Santa Sé propõe tratados com outros Estados, principalmente de conteúdo religioso, sendo estes denominados:
		
	
	Epístolares
	
	Convenções Jesuíticas
	
	Convenções epistolares
	 
	Concordatas
	
	Atos unilaterais
		
	 2a Questão (Ref.: 201308016098)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Não é temática de Direito Internacional Privado
		
	 
	Condição jurídica do nacional
	
	Conflito de leis
	
	Nacionalidade
	
	Conflito de jurisdições
	
	Condição jurídica do estrangeiro
		
	 3a Questão (Ref.: 201307431736)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(40º Exame de Ordem) No âmbito do direito internacional, a soberania, importante característica do palco internacional, significa a possibilidade de :
		
	
	B) Um Estado impor-se sobre outro.
	 
	A) Igualdade entre os países, independentemente de sua dimensão ou importância econômica mundial.
	
	C) A Organização da Nações Unidas dominar a legislação dos Estados participantes.
	
	D) Celebração de tratados sobre direitos humanos com o consentimento do Tribunal Penal Permanente.
		
	 4a Questão (Ref.: 201307431690)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(CESPE/ TRT5/ JUIZ/ 2006) 76) Acerca dos sujeitos de direito internacional, assinale a opção correta.
		
	
	E) A Convenção de Viena de 1963 dispõe sobre as relações diplomáticas.
	 
	B) O agente diplomático é um dos órgãos do Estado para as relações internacionais.
	
	D) Os cônsules não podem ser escolhidos entre os nacionais do Estado no qual vão servir.
	
	C) A seleção e a nomeação dos agentes diplomáticos são reguladas pelo direito internacional.
	
	A) As organizações internacionais são associações voluntárias de sujeitos de direito internacional, constituídas por atos internos de cada sujeito.
		
	 5a Questão (Ref.: 201307431720)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	( FCC - 2011 - TRT - 1ª REGIÃO (RJ) - Juiz do Trabalho )Em matéria de Tratados Internacionais, é correto afirmar ? MARQUE COM V OU .
		
	 
	II. Todos os Tratados assinados e ratificados pelo Brasil entram na legislação interna como Lei Ordinária Federal.
	 
	III. O instrumento de aprovação dos Tratados Internacionais pelo Congresso Nacional é o Decreto de Promulgação.
	 
	V. O Tratado, no Brasil, não se posiciona hierarquicamente superior à Constituição Federal, cabendo ao STJ - Superior Tribunal de Justiça, julgar em recurso especial as causas decididas pelos Tribunais Regionais Federais, dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, que em única ou última instância contrariem o Tratado.
	 
	IV. Compete exclusivamente ao Congresso Nacional resolver em definitivo, sobre Tratados Internacionais que acarretem compromisso gravoso ao patrimônio nacional.
	 
	I. É um acordo internacional celebrado entre Estados, por escrito e regido pelo Direito Internacional.
	   DIREITO INTERNACIONAL
	Simulado: CCJ0056_SM_201307215572 V.1 
	Aluno(a): DOUGLAS SOARES DA SILVA FERREIRA
	Matrícula: 201307215572
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 05/10/2017 15:09:58 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201307989302)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(VIII EXAME UNIFICADO OAB) Jean Pierre, cidadão estrangeiro, foi preso em flagrante em razão de suposta prática de crime de falsificação de passaporte com o objetivo de viabilizar sua permanência no Brasil. Diante dessa situação hipotética, assinale a afirmativa correta.
		
	
	O mérito do ato de expulsão é analisado mediante juízo de conveniência e oportunidade (discricionariedade), sendo descabido o ajuizamento de ação judicial para impugnar suposta lesão ou ameaça de lesão a direito, devendo, nesse caso, o juiz rejeitar a petição inicial por impossibilidade jurídica do pedido.
	
	O ilícito deverá ser apurado no âmbito do Ministério da Relações Exteriores, tornando desnecessária a instauração de processo administrativo ou inquérito para fins de apuração dos fatos que ensejam a expulsão.
	 
	A fraude para obter a entrada e permanência no território brasileiro constitui motivo suficiente para a expulsão do estrangeiro, cabendo, exclusivamente, ao Presidente da República, de forma discricionária, resolver sobre a conveniência e oportunidade da sua retirada compulsória do País.
	
	A fraude para obter entrada e permanência no território brasileiro não é motivo para fundamentar ato de expulsão de estrangeiro.
		
	 2a Questão (Ref.: 201307320789)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O direito dos tratados, até meados do século XX, sempre foi regulado, via de regra, pelo costume internacional. Porém, o trabalho desenvolvido pela Comissão de Direito Internacional das Nações Unidas, resultou na elaboração e conclusão da Convenção de Viena sobre Direito dos Tratados, celebrada em 22 de maio de 1969, tendo entrado em vigor em 27 de janeiro de 1980. Tal instrumento internacional se justificava pelo fundamental papel que os tratados significaram e significam na história das relações internacionais, bem como pela importância, cada vez maior, dos tratados como fonte do Direito Internacional e como meio de desenvolver a cooperação pacífica entre as Nações. Sob o prisma da Convenção de Viena sobre Direito dos Tratados, é correto afirmar, quanto a elaboração, conclusão e entrada em vigor dos tratados internacionais, EXCETO:
		
	
	Uma pessoa é considerada representante de um Estado para a adoção ou autenticação do texto de um tratado ou para expressar o consentimento do Estado em obrigar-se por um tratado se apresentar plenos poderes apropriados ou a prática dos Estados interessados ou outras circunstâncias indicarem que a intenção do Estado era considerar essa pessoa seu representante para esses fins e dispensar os plenos poderes.
	
	Um ato relativo à conclusão de um tratado praticado por uma pessoa que, nas formas ordinárias e expressas de representação estatal previstas pela da Convenção de Viena sobre Direito dos Tratados, não pode ser considerada representante de um Estado para esse fim, não produz efeitos jurídicos, a não ser que seja confirmado, posteriormente, por esse Estado
	 
	Nem todos os Estados têm capacidade para concluir tratados.
	
	Em virtude de suas funções e independentemente da apresentação de plenos poderes, são, dentre outros, considerados representantes do seu Estado: os Chefes de Estado, os Chefes de Governo e os Ministros das Relações Exteriores, para a realização de todos os atos relativos à conclusão de um tratado.
		
	 3a Questão (Ref.: 201308007547)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XVI EXAME DE ORDEM UNIFICADO Como é sabido, o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos estabelece em seu Art. 25 que todo cidadão terá o direito e a possibilidade de votar e de ser eleito em eleições periódicas, autênticas, realizadas por sufrágio universal e igualitário e por voto secreto, que garantam a manifestação da vontade dos eleitores. Segundo informação da Agência Brasil (Empresa Brasileira de Comunicação), o Brasil possuía, em 2014, cerca de 230 mil presos provisórios. Em relação a tais presos, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Tais presos provisórios têm direito ao voto apenas se manifestarem expressamente o interesse em votar e forem previamente cadastrados pelo TRE
	
	Todos aqueles que estão privados de liberdade por ato legal do Estado perdem seus direitos políticos, não podendo, portanto, votar e nem se candidatar.
	 
	Presos provisórios têm o direito de votar emseções eleitorais especiais devidamente instaladas em estabelecimentos penais e em unidades de internação de adolescentes.
	
	A despeito do Pacto supramencionado, eles não possuem direito ao voto, por estarem em situação de encarceramento, o que enseja perda da condição de cidadão.
		
	 4a Questão (Ref.: 201307989640)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(I EXAME UNIFICADO OAB) Acerca da condição jurídica dos estrangeiros e dos nacionais no direito brasileiro, assinale a opção correta.
		
	 
	O Brasil, por ter ratificado integralmente o Estatuto de Roma, que criou o Tribunal Penal Internacional, tem o compromisso de entregar ao tribunal os indivíduos contra os quais tenham sido expedidos pedidos de detenção e entrega, mesmo que eles possuam, originariamente, nacionalidade brasileira.
	
	É vedada a extradição de nacionais, salvo em caso de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes, em terrorismo ou em crimes definidos, em lei, como hediondos.
	
	Os estrangeiros de qualquer nacionalidade residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos são automaticamente considerados brasileiros naturalizados, independentemente de qualquer outra condição ou exigência.
	
	A CF dispõe expressamente sobre a possibilidade de expulsão do estrangeiro que praticar atividade nociva à ordem pública e ao interesse nacional, salvo se estiverem presentes, simultaneamente, os seguintes requisitos: cônjuge brasileiro e filho brasileiro dependente da economia paterna.
		
	 5a Questão (Ref.: 201307989549)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(IV EXAME UNIFICADO OAB) Roberta Caballero, de nacionalidade argentina, está no Brasil desde 2008, como correspondente estrangeira do jornal ¿El Diário¿, sediado em Buenos Aires. Roberta possui visto temporário, válido por quatro anos. Em 2011, pouco antes do vencimento do visto, Roberta recebe um convite do editor de um jornal brasileiro, sediado em São Paulo, para ali trabalhar na condição de repórter, sob sua supervisão, mediante contrato de trabalho. Para continuar em situação regular, é correto afirmar que Roberta
		
	 
	deverá transformar seu visto temporário VI (correspondente estrangeiro) em visto temporário V (mão de obra estrangeira) e requerer autorização de trabalho a estrangeiro com vínculo empregatício.
	
	não poderá aceitar o emprego, pois a Constituição Federal, em seu artigo 222, veda a atuação de repórteres estrangeiros em qualquer meio de comunicação social.
	
	deverá apenas renovar, a cada quatro anos, o visto temporário VI (correspondente estrangeiro), pois pessoas de nacionalidade de países do Mercosul não precisam de autorização de trabalho.
	
	deverá renovar, a cada quatro anos, o visto temporário VI (correspondente estrangeiro) e requerer autorização de trabalho a estrangeiro com vínculo empregatício.

Outros materiais