Buscar

Slide Auditoria

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AUDITORIA
Mais o que é AUDITORIA?
Conceituação de Auditoria
Etimologicamente, a palavra “auditoria” origina-se do latim audire (ouvir). Inicialmente, foi utilizada pelos ingleses (auditing) para representar os procedimentos de revisão de escrituração e evidenciação dos registros Contábeis. 
Porém, seu significado atual é bem mais abrangente. Isso se deve ao fato de que auditar não significa simplesmente ouvir em seu sentido restrito. Mais do que ouvir (que também se constitui numa ação importante para o auditor, principalmente quando o auditado é questionado sobre procedimentos adotados), a auditoria suporta-se de outras técnicas de investigação que constituem o mapeamento da situação patrimonial de uma organização.
Em seu sentido mais amplo, a auditoria é o processo de confrontação entre uma situação encontrada (aqui chamada de condição) e um determinado critério (aqui chamado de situação ideal), ou seja, a comparação entre o fato efetivamente ocorrido e o que deveria ocorrer.
Após a análise da situação real versus a encontrada, é de extrema importância e também função da auditoria a identificação das causas e os efeitos dessa divergência ou desconformidade.
Objeto da Auditoria
O objeto de trabalho da auditoria contábil consiste no exame do conjunto de todos os elementos de controle do patrimônio administrado, os quais compreendem registros contábeis, papéis, documentos, fichas, arquivos e anotações que comprovem a veracidade dos registros e legitimidade dos atos e fatos da administração.
Objetivo da Auditoria
O objetivo da auditoria é o conjunto de todos os elementos de controle do patrimônio administrado, os quais compreendem registros contábeis, papéis, documentos, fichas, arquivos anotações que comprovem a veracidade dos registros e a legitimidade dos atos da administração, bem como sua sinceridade na defesa dos interesses patrimoniais.
A auditoria pode ter por objetivo, inclusive fatos não registrados documentalmente, mas relatados por aqueles que exercem atividades relacionadas com o patrimônio administrado, cuja informação mereça confiança, desde que tais informações possam ser admitidas como seguras pela evidência ou por indícios convincentes.
Auditoria é um exame sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, que tem o objetivo de averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas.
Auditoria é um exame analítico e pericial que acompanha o desempenho das operações contábeis expressas em um balanço. Muitas vezes é usada a expressão auditoria contábil, que serve para descrever a avaliação de uma empresa a nível de contabilidade.
Os profissionais que participam de auditoria de demonstrações financeiras são certificados e devem seguir rigorosas normas profissionais. 
Auditoria Externa e Interna
As auditorias podem ser classificadas em: Auditoria Externa e Auditoria Interna.
A auditoria externa se distribui em diversas áreas de gestão, como auditoria de sistemas, auditoria de recursos humanos, auditoria da qualidade, auditoria de demonstrações financeiras, auditoria jurídica, auditoria contábil etc.
A Auditoria Interna tem como objetivo, avaliar o processo de gestão, no que se refere a aspectos como a governança corporativa, gestão de riscos e procedimentos de aderência às normas, a fim de apontar eventuais desvios e vulnerabilidade às quais a organização está sujeita.
Enquanto o Auditor Externo é um profissional que é contratado de fora e tem um tempo limitado para resolver problemas da empresa, o auditor interno é funcionário da própria empresa, que dispõe de mais tempo e de conhecimento em relação à empresa em questão.
As Auditorias classificam-se em:
I – Auditoria de Gestão – o objetivo é emitir opinião com vistas a certificar a regularidade das contas, verificando a execução de contratos, convênios, acordos ou ajustes, governança de TI, riscos, resultados, bem como a probidade na aplicação dos recursos públicos e na guarda ou administração de valores e outros bens do Tribunal ou Conselho ou a eles confiados, compreendendo os seguintes aspectos a serem observados:
a) documentação comprobatória dos atos e fatos administrativos;
b) existência física de bens e outros valores;
c) eficiência dos sistemas de controles internos administrativo e contábil; e
d) cumprimento da legislação e normativos.
II – Auditoria Operacional – o objetivo é avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional ou parte dele, com a finalidade de certificar a efetividade e oportunidade dos controles internos e apontar soluções alternativas para a melhoria do desempenho operacional. Sua abordagem é de apoio e procura auxiliar a administração na gerência e nos resultados por meio de recomendações que visem aprimorar procedimentos e controles.
III – Auditoria Contábil – o objetivo é certificar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade, com a legislação e se as demonstrações originárias refletem adequadamente a situação econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e as demais situações apresentadas.
IV – Auditoria Especial – o objetivo é o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizada para atender solicitação expressa de autoridade competente.
V – Auditoria de Resultado – o objetivo é verificar os resultados da ação governamental com ênfase:
a) na visão dos programas como fator básico de organização da função e da gestão pública como mobilização organizacional para alcance dos resultados; e
b) no planejamento estratégico.
VI – Auditoria de Conformidade – o objetivo é o exame dos atos e fatos da gestão com vistas a certificar, exclusivamente, a observância às normas em vigor.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais