Buscar

Assessoria de com. Aula 7

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201505967674)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Assessores de imprensa utilizam no seu cotidiano uma série de expressões para nomear as ações que realizam e também os instrumentos que desenvolvem. Uma delas é o Q&A (questions and answers, em inglês, ou, simplesmente, perguntas e respostas). Podemos afirmar que trata-se de documento:
		
	 
	Composto por uma extensa relação de perguntas, com as respectivas respostas, indicando como devem ser dadas, inclusive em relação ao tom mais adequado à organização, caso surja necessidade quando o porta-voz cumpre uma agenda.
	
	Formado por perguntas e respostas a respeito do plano de comunicação, visando permitir que os assessores possam divulgar o que será feito em prol da organização.
	
	Destinado à divulgação das ações da organização, visando facilitar o trabalho dos jornalistas, é distribuído por ocasião de coletivas e outros eventos do gênero.
	
	Elaborado com perguntas e respostas frequentemente feitas por usuários dos serviços da organização, visando auxiliar o processo de produção dos manuais e outros documentos do tipo.
	
	Preparado com perguntas enviadas por jornalistas, visando preparar o porta-voz da organização para entrevistas coletivas e individuais programadas.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506344252)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Um termo bastante familiar entre os assessores de imprensa é o Q&A (questions and answers, em inglês, ou, simplesmente, perguntas e respostas). Do que se trata esse termo?
		
	
	De uma ação para veículos televisivos.
	
	De uma ferramenta que não deve ser muito usada nas assessorias de comunicação
	
	De um sinônimo de mailing
	 
	De um documento composto por uma extensa relação de perguntas (e as respectivas respostas, como devem ser dadas, no tom que será mais favorável à empresa e/ou ao porta-voz
	
	De uma ação na rede social
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505604846)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A atividade que prepara gestores e autoridades para o diálogo com a imprensa é chamada:
		
	 
	Media training
	
	Coletiva de imprensa
	
	Mailing list
	
	Release
	
	Guia de fontes
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505968422)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O clipping é uma importante forma de monitorar o que dizem a respeito da organização ou pessoa assessorada na imprensa. Sua importância é estratégica,na medida em que permite intervir nos casos em que se fazem necessários. Na análise dos resultados obtidos pelo clipping, há, no entanto, variáveis que agregam ainda mais valor à avaliação. Entre essas variáveis, podemos destacar: I ¿ A importância do veículo. II ¿ O nível de destaque que a notícia teve. III - Apenas os elementos específicos da notícia devem ser levados em conta, sem incluir chamadas ou escaladas. Assinale quais alternativas estão corretas:
		
	 
	I e II
	
	Todas estão corretas
	
	II e III
	
	I e III
	
	Todas estão incorretas
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505607308)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Em geral, no trabalho de assessoria, nos deparamos com dois grupos de pessoas que integram as corporações: o dos que acham que conhecem tudo sobre a imprensa e o dos que temem a imprensa. A esse respeito, podemos afirmar:
		
	
	Não há necessidade de preparar gestores e demais integrantes das organizações para lidar com a imprensa, pelo simples fato de que ninguém é obrigado a dar informações aos meios de comunicação.
	
	 Não há necessidade de preparar gestores e demais integrantes das organizações para lidar com a imprensa, já que isso se aprende na prática, mediante câmeras, gravadores e jornalistas.
	 
	Os dois grupos necessitam passar por media training, pois apresentam aspectos que devem ser revistos, como acreditar que conhecer ou temer. As organizações necessitam de fontes preparadas para lidar com a imprensa.
	 
	Apenas o primeiro grupo necessita passar por media training, já que os que temem a imprensa jamais devem ser postos à prova diante de um jornalista.
	
	Apenas o segundo grupo necessita passar por media training, já que o primeiro acredita dominar e conhecer o funcionamento da imprensa.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201506344251)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Montar um bom mailing é uma tarefa de grande relevância. A definição e a elaboração do mailing evita que :
		
	
	O assessor seja inconveniente
	 
	A cada ação de divulgação ou envio de material às redações seja necessário pesquisar veículos, repórteres e colunistas.
	
	Se acredite nas redes sociais
	
	As empresas de comunicação se posicionem editorialmente
	
	A teoria influencia a prática
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201505607258)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A listagem mencionada deve trazer informações básicas sobre cada empresa jornalística: nome; endereço; números de telefone e fax; endereços eletrônicos; números de celular de profissionais; nomes de proprietários; diretores; editores; repórteres; chefes de reportagens; pauteiros; setoristas; colunistas. Cada tipo de veículo exige, ainda, o acréscimo de dados específicos.
A definição, apresentada acima por Ferrareto & Ferrareto, refere-se a:
		
	 
	Mailing.
	
	Media training.
	
	Clipping.
	
	Entrevista coletiva.
	
	Pauta exclusiva.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201505968428)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Relacione as frases abaixo com as opções apresentadas e assinale a ordem correta dos números correspondentes: ( ) Tem como propósito oferecer à imprensa especialistas da organização, que podem ser consultados sobre temas que dominam e que envolvam ou não a empresa. ( ) Monitoramento da presença da organização na imprensa. ( ) Forma eficiente de aproximar os jornalistas das organizações, possibilitando o conhecimento melhor das fontes e do processo de produção. ( ) Tem a finalidade de preparar os jornalistas para que possam realizar uma melhor cobertura de um setor específico. I - Visitas dirigidas. II ¿ Workshops, oficinas ou cursos. III ¿ Banco de fontes IV - Clipping.
		
	
	IV, I, II, III
	
	II, III, IV e I
	
	IV, III, II, I
	 
	I, II, III, IV
	 
	III, IV, I e II

Continue navegando