Buscar

PSICOPATOLOGIA I BQD2

Prévia do material em texto

PSICOPATOLOGIA I
	Simulado: SDE0167_SM_201502377225 V.1 
	Aluno(a): CAROLINA CRISTINA DA SILVEIRA TEIXEIRA
	Matrícula: 201502377225
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 05/10/2017 20:10:55 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201502520618)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere que você atendeu em seu consultório um novo cliente que lhe relata estar todo o tempo ouvindo vozes, inclusive naquele momento, chamando-o de homossexual e xingando-o. Que tipo de alteração sensoperceptiva você identifica que esta ocorrendo com o mesmo?
		
	
	ilusoes
	
	pareidolias
	
	fantasias
	 
	alucinações
	
	eidetismo
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502520630)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O tipo e o estilo do pensamento comum, não acometido por nenhuma psicopatologia, é apenas precariamente lógico. Normalmente as pessoas tendem a usar estereótipos e baseiam muito de suas conclusões em premissas que não são verdadeiras, dando verdadeiros saltos de impressões vagas para conclusões precisas. Apesar destas características que podem dificultar a diferenciação do pensamento normal para o pensamento patológico a psicopatologia registra uma séria de possíveis alterações do pensamento dentre as quais podemos destacar o pensamento obsessivo que tem como principais características:
		
	 
	Devido à uma turvação da consciência o pensamento torna-se incoerente e tortuoso, impedindo que o indivíduo aprenda de forma clara e precisa os estímulos ambientais e possa, desta forma, processar claramente o raciocínio.
	
	Caracterizado pelo predomínio de idéias ou representações que, apesar de terem um conteúdo absurdo ou repulsivo para o indivíduo, impõem-se à consciência de modo persistente e incontrolável.
	
	Não permitir que o paciente chegue a qualquer conclusão sobre o tema que está considerando a não ser após muito esforço. O paciente dá longas voltas ao redor do tema e mescla, de forma imprecisa, o essencial com o supérfluo.
	
	Pensamento de estrutura pobre e rudimentar tendendo ao raciocínio concreto, os conceitos são escassos e utilizados no sentido mais literal do que abstrato ou metafórico.
	 
	Pensamento radicalmente incoerente, no qual os conceitos e juízos não se articulam minimamente de forma lógica.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502681540)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um paciente sente-se obrigado a pensar repetidamente na seguinte questão: ¿porque possuo dois olhos?¿. Apesar de considerar esses pensamentos como absurdos e perturbadores, não consegue afastá-los de sua consciência. Neste caso podemos supor que exista:
		
	
	ideia delirante;
	
	pensamento alucinatório.
	
	pensamento imposto;
	
	pensamento desagregado;
	 
	pensamento obsessivo;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502681534)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Prejuízos de memória (desde um simples esquecimento leve até um prejuízo severo a ponto de não se recordar da própria identidade), problemas de comportamento (por exemplo, agitação, insônia, choro fácil, comportamentos inadequados, perda da inibição social normal, alterações de personalidade) e, perda das habilidades adquiridas durante a vida, tais como, organizar os compromissos, dirigir, vestir a roupa, cuidar da vida financeira, cozinhar, etc., são características de que tipo de doença mental?
		
	 
	demências;
	
	neuroses;
	
	oligofrenias.
	
	transtornos de personalidade;
	
	psicoses;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502520633)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O curso do pensamento, que é o modo como o pensamento flui, a sua velocidade e ritmo ao longo do tempo pode estar alterado em diversos tipos de patologia. Considere que você recebeu um novo cliente encaminhado pelo psiquiatra que registrou em seu encaminhamento que o mesmo apresenta um bloqueio ou inteceptação do pensamento. Que tipo de quadro de alteração do curso do pensamento você espera encontrar ao entrevistá-lo?
		
	
	Que o paciente relate que o seu pensamento foi retirado de sua cabeça por uma força estranha ou por um estranho.
	
	Que o paciente consiga articular adequadamente as idéias respondendo de forma apropriada as perguntas feitas durante a entrevista.
	 
	Que o paciente em meio a conversa ou ao relatar algo interrompa bruscamente seu pensamento sem qualquer motivo aparente.
	
	O pensamento fluindo de forma muito acelerada, com uma idéia sucedendo a outra rapidamente.
	 
	Uma progressão lenta do pensamento de forma bastante difícil e com uma latência entre as perguntas e as respostas.

Continue navegando