Buscar

Curso Programa 5S

Prévia do material em texto

Curso Programa 5S realizado pelo Curso Online SP através do site http://www.cursosonlinesp.com.br na data 25/08/2017 à 08/09/2017 calculando 50 horas aula e sendo aprovado na avaliação conforme o certificado em anexo.
O objetivo deste curso é descrever o processo de implantação de um Programa 5S, explicitar as vantagens da utilização do recurso no dia a dia de uma empresa. 
O programa pode ser utilizado em qualquer lugar deste de uma grande empresa até no dia a dia dentro da nossa casa.
Neste curso, foi visto a origem do programa 5S e sua denominação. O 5S são sensos nomeadas em japonês com seu objetivo de organizar. São elas: SEIRI / SEITON / SEISO /SEIKETSU / SHITUKE.
Foi elaborado pelo professor Kaoru Ihsikawa, engenheiro químico japonês. Após a guerra no Japão que as cidades de Hiroshima e Nagasaki foram destruídas pela bomba atômica, como o pais estavam em destroços, os japoneses iniciou a organização no pais com a ajuda do programa.
Sua metodologia tem sido utilizada deforma eficaz em varias empresas através de fundamentos de fáceis compreensões, como dizia Kazen “principio da melhoria continua” e seus objetivos são: 
- Buscar a excelência com a mobilização, motivação e conscientização das pessoas por meio da organização e disciplina no local de trabalho.
- Diminuição do desperdício de tempo na busca de algum item 
- Facilitar a identificação de materiais, encontrar e descarta itens desnecessários
- Melhorar na qualidade de vida, confiança e produtividade da equipe
- Prevenção de acidentes
- Redução nos custos operacionais.
Significado do 5S.
1S – Seiri – Senso da utilização – separar o necessário do desnecessário, jogar fora o que não é necessário, desapegar.
Este senso é a chave de eliminar tudo que seja desnecessário para o dia a dia. Todos materiais que não pretende utilizar ou não sabe quando ira utilizar. Identificando e guardando itens e materiais desnecessários em cada posto de trabalho, mantendo no local apenas o que será realmente utilizado. A limpeza geral na área de trabalho é sem duvida o pontapé inicial do 5S.
Sempre é importante analisar a frequência com que se utilizam cada objeto, ferramenta e informações, separando o que é útil do inútil e onde devera permanecer cada um.
2S – Seiton – Senso da organização – colocar cada coisa em seu devido lugar, controle visual. Organizar, guardar em local reservado para cada objeto.
Depois que deixamos somente os materiais necessários próximo da gente e eliminamos os materiais desnecessários precisamos organizá-los de forma simples e fáceis. Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar, isso determinar um local para se achar com facilidade seus objetos de uso com mais frequência.
Ordenar e arrumar aquilo que se utiliza, classificando e identificando cada locais e materiais.
Não há lugar para desordem ou improvisação, a ordem é facilitar tudo
Exemplo:
- Os papeis ou formulários deixá-los em ordem alfabéticas e de acordo com o assunto
- Os armários sempre etiquetados com os materiais que contenham dentro da gaveta, o que não estiver na etiqueta devemos retira.
- As pastas de seu computador, CDs e pendrive com nomes e identificação que permitam encontrar rapidamente
3S – Seiso – senso da limpeza/ saúde – limpar e cuidar do ambiente de trabalho. Melhorar o ambiente de trabalho.
O terceiro S além da limpeza é a saúde do local, este é o momento que devemos realizar a limpeza no local de trabalho e manter-lo sempre limpo e organizado, nos que fazemos o ambiente. Após utilizar um instrumento de medição, maquinas, ferramentas, mesa, ou ate mesmo o setor de trabalho, deixe-o nas melhores condições de uso possível. E importante que cada um contribua com o não sujar, regra 1 do S
E após de terminar a terceira etapa é importante sempre tirar foto para mostrar para as pessoas envolvidas o antes e o depois para manter o novo padrão de limpeza.
4S – Seiketsu – Senso da padronização – Criar normas, rotinas e padronizar. Manter 1S, 2S e 3S, fazendo um sistema que todos entendam
É a quarta fase do programa, necessário ter uma atenção com autogestão. Nesta fase funciona como uma padronização, manter o padrão alcançado e melhorar continuamente o ambiente de trabalho, desta forma estamos cuidando de nossa saúde física e mental. O que sair fora deste padrão deverá ser analisado e tratado. Para isso é muito importante ficar atento par não sair deste padrão e não bagunça-lo novamente.
Podemos organizar um time do 5S para a elaboração de cartazes, avisos, lembrete, instruções, informativos inerentes aos novos procedimentos, mudanças e manutenção preventiva, para manter o padrão definidos que todos possam compreender quando ocorre um problema ou normalidade e auditoria do setores.
5S Shitsuke – Senso da disciplina, dar continuidade mantendo a 1S a 4S. Disciplina que deve ser seguida e auditada.
É a quinta e ultima fase, esta fase requer que todos caminhem juntos atuando como uma equipe e motive os outros a alcançar seus objetivos, pois devemos ter disciplina para manter a qualidade, produtividade e segurança no local de trabalho, não basta apenas arrumar e não manter e para se manter é necessária disciplina, o que requer constante aperfeiçoamento para se adquirir o habito de cumprir os procedimentos operacionais, padrões éticos estabelecido pela empresa.
A criação de um ambiente de trabalho ordenado e disciplinado é a medida mais importante para garantir a qualidade.
Durante as fases implantação virmos que podemos utilizar as ferramentas como Brainstorming (chuva de idéias), 5W e 2 H ( what, Who, why, where, when, how e how much), o ciclo de PDCA e Digrama de Ishikawa como visto também nas aulas de processos organizacionais.
Brainstorming trata-se de um método aplicado para geração de ideias, no time do 5S, podemos utilizar para listar atividades a serem desenvolvidas pelo time, identificar resistência do processo e possíveis melhorias.
É uma poderosa ferramenta onde a equipe fala o que esta pensando no momento, isto estimula a criatividade e a inovação das pessoas através do envolvimento entre os participantes e gera ao colaborador a sensação de contribuição para o trabalho que será executado.
5W 2H – este plano de ação serve para orientar as diversas etapas que serão implementada no projeto e acompanhar seu desenvolvimento na elaboração e na implantação.
Suas iniciais vem do inglês what, who, why, where, when, how e how much que significa:
What – O que sera feito? 
Who – Quem vai fazer?
Why – Porque deverá ser feito?
Where – Onde deverá ser feito?
When – Quando fazer?
How – Como fazer?
How much – Quanto vai custar?
Sendo que cada pergunta devermos responder de acordo com nosso objetivo, apos, de maneira correta realizaremos a planilha do 5S completa para depois colocarmos na pratica e ganhar muito mais tempo e sem ocorrer riscos de acidentes ou perda de tempo.
Ciclo PDCA – é uma ferramenta que facilita tomada de decisões visando garantir o alcance das metas necessárias a sobrevivência dos estabelecimentos e a representação do avanço sem limite para planejamento eficaz.
São siglas formadas pelas iniciais:
P – Plan – Planejar /Planejamento – onde devemos estabelecer um plano com base da diretriz da empresa.
D – Do – Fazer / Executar – onde devemos colocar o planejamento em pratica, executar o plano de ação previamente elaborado.
C – Chekin – Checar / Verficar – onde devemos verificar, analisar e avaliar o que foi feito durante a etapa de execução. 
A – Action – Agir – onde devemos realizar ações corretivas, que visam a correção das falhas encontradas durante o processo.
Diagrama de Ishikawa – também chamado de diagrama 6M criado pelo Kaoru Ishikawa é um diagrama do formato de espinha de peixe onde sua finalidade é organizar o raciocínio e discussão sobre as causas do problema prioritário e analisar as dispersões em seu processo e efeito. 
Para realizar o diagrama de Ishikawa precisamos primeiramente determinar o problema que será analisado, após executar o diagrama de Ishikawa, juntando todas asinformações necessárias a este problema, reunir uma equipe que possa ajudar na criação do diagrama ordenando as informações coletadas da melhor maneira possível e conclui-o, desenhando-o e levando-o em consideração as causas que devem estar em acordo.
Após realizar todas as fases do programa 5S e as ferramentas de implantação, devemos realizar auditoria dos processos para não se perde, com isso, devemos montar um grupo de auditores para fiscalizar, orientar e nivelar os conceitos do programa. Este grupo também ficara encarregado de realizar reuniões para formalizar melhorias na empresa. 
Os critérios de avaliação devera ser através de planejamento que serão realizadas pelo grupo de auditores, a primeira providencia é delimitar as áreas e os responsáveis; a segunda é providencia e definir parâmetros, mostrando a vantagem e desvantagem do programa; terceira é avaliação da implantação do programa; a quarta é a vistoria através de pontuação; a quinta etapa é delimitar um número de auditores que irão auditar cada área e por ultimo a frequência de auditoria que serão realizada tanto anualmente ou semestralmente.
Com isso concluir que o programa 5S junto com suas ferramentas de implantação é de grande valia pra que mantermos a empresa limpa, organizada e com menos risco de acidentes. Podemos motivar os funcionários a trabalhar no local, evitando acidentes de trabalho, facilitando pra executar as principais tarefas, mais agilidade, diminuindo desgastes físicos e melhorando a satisfação dos clientes, pois se os clientes vendo a empresa limpa indicará para outras pessoas e podemos consegui aumentar o lucro financeiro. 
Como dizia Kazen devemos melhorar um pouquinho todos os dias e o programa do 5S além de nos auxiliar a melhoria, nos auxilia manter o ambiente de trabalho organizado.
O treinamento muita vezes é deixado de lado nas empresas, porem é fundamental para que todos os processos saiam conforme o planejado e sua qualidade deixando os clientes cada vez mais satisfeitos. Não devemos apenas dar um dia de curso, mais devemos orientar e motivar pra que seja algo continuo e que realmente todos os participantes avalie os pontos fortes e fracos no dia a dia, mostrando a cada um qual melhor maneira de trabalhar e os benefícios que o programa traz.

Continue navegando