Buscar

palpatoria avaliando 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado: SDE0044_SM_201403437629 V.1 
	Aluno(a): MARIA TANDIGLEY DE MELO LIMA SANTOS
	Matrícula: 201403437629
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 28/03/2017 23:53:45 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201404090840)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual estrutura em que o examinador deverá posicionar 2 dedos horizontalmente abaixo da clavícula, e com o dedo sensitivo no sulco deltopeitoral poderá sentir?
		
	
	Bolsa Subacromial
	
	Espinha da Escápula
	
	Acrômio
	
	Articulação Acromioclavicular
	 
	Processo Coracóide
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404064350)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Você entra no consultório de fisioterapia e observa o fisioterapeuta solicitando ao paciente para elevar os braços simultaneamente, atingindo aproximadamente 100° de abdução da articulação do ombro e de forma concomitante realizar um esforço de adução escapular, com os cotovelos flexionados. O fisioterapeuta estava com as mãos entre os ombros e a nuca do paciente. O fisioterapeuta estava identificando a contração do músculo:
		
	 
	Trapézio.
	
	Supraespinhal.
	
	Redondo menor.
	
	Levantador da escápula.
	
	Subescapular.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404235738)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Partindo da palpação da borda lateral do acrômio, é possível se palpar uma estrutura óssea localizada sob as fibras médias do músculo deltóide, aproximadamente 5cm abaixo do acrômio. Esta estrutura óssea é:
		
	
	Epicôndilo lateral
	
	Ângulo superior da escápula
	 
	Tubérculo maior do úmero
	
	Tubérculo menor do úmero
	
	Processo coracóide
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404144491)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Antônio, 74 anos chegou no setor de fisioterapia apresentando muita tensão no peitoral maior. Na avaliação foi verificado anteriorização da cabeça do úmero, alteração no ritmo escapulo-umeral e fraqueza dos músculos do manguito rotador. Marque a alternativa que corresponde a palpação do peitoral maior.
		
	
	Paciente sentado com o antebraço apoiado na coxa, de costas para o terapeuta ou em DD. O terapeuta localiza a borda vertebral da escápula, a nível do ângulo da raiz da espinha da escápula, 2 dedos acima deste ponto. Esta palpação é a de seu ponto de inserção escapular.
	 
	Paciente sentado ou em DD, com o braço flexionado a aproximadamente 90°. Fisioterapeuta de pé, de frente e ao lado do paciente, com uma das mãos sustentando o braço e impõe resistência ao movimento de adução horizontal.
	
	Paciente em DD, ou sentado com o antebraço apoiado. Fisioterapeuta em pé, de frente para o paciente. O terapeuta posiciona um de seus dedos sobre o processo coracóide e os outros nas costelas de 3 a 5, no sentido das fibras do peitoral menor e requisita o movimento de depressão da escápula, com isto sentirá um aumento de tensão sob seus dedos.
	
	Paciente em decúbito dorsal, braço em abdução, terapeuta em pé, de frente para o braço do paciente. O terapeuta posicionará as polpas dos dedos abaixo da porção curta do bíceps braquial que se situa sob o peitoral maior. Com a outra mão irá resistir a flexão e a adução horizontal do braço.
	
	Paciente em pé ou sentado de costas para o terapeuta. Fisioterapeuta pede ao paciente para elevar os braços simultaneamente, atingindo aproximadamente 100° de abdução da articulação do ombro e de forma concomitante deve realizar um esforço de adução escapular, os cotovelos deverão estar flexionados.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404111415)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os ossos que formam o complexo do ombro são clavícula, escápula e úmero. Dentre eles encontramos diversas estruturas palpáveis. De acordo com a anatomia palpatória, quais dessas estruturas podemos palpar na escápula:
		
	
	Suco intertubercular, borda lateral e ângulo superior.
	
	Acrômio, Processo coracóide e olecrano.
	
	Ângulo medial, borda lateral e borda medial.
	 
	Ângulo inferior, borda lateral e acrômio.
	
	Tubérculo maior, espinha da escápula e ângulo inferior.

Outros materiais