Buscar

Economia Ambiental Exercicios

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS – CAMPUS OURO PRETO 
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA 
CURSO TÉCNICO EM CONTROLE AMBIENTAL 
DISCIPLINA: Economia Ambiental
PROF.: Pedro
ALUNO(A): Aline Rodrigues Ferreira da Silva
Atividade 1
1) Nesta atividade você deverá citar conceitos de cada uma das 3 escolas que estudamos, diferenciando cada uma (neoclássica, marxista e keynesiana). Use a definição de qualquer autor(a), que estiver disponível em materiais didáticos, dicionários de termos ambientais, livros, filmes ou periódicos técnicos. Em caso de dúvidas, poste-a no fórum de dúvidas da semana 01 
Resp: 
Escola Neoclassica: É uma corrente de pensamento em que o Estado não deveria se intrometer nos assuntos do mercado, deixando que ele flua livremente. Nessa teoria, as forças de mercado equilibram a economia a pleno emprego, as variáveis reais da economia e os preços relativos seguem trajetórias diferentes e independentes da política monetária, não afetando a capacidade produtiva e laboral de uma economia. Seus principais teóricos foram Adam Smith e David Ricardo. 
Adam Smith foi um economista e filosofo francês, autor de alguns livros, viveu ate 1790. Para ele, o governo deveria atuar somente para proteger a sociedade da violência, invasão e manter instituições públicas de interesse da comunidade. 
Escola Marxista: Seu autor se chamava Karl Marx. Este pensador mencionou que o valor de um determinado bem é apurado pela quantidade de trabalho socialmente necessário para sua produção. Para ele, o lucro não se realiza por meio da troca de mercadorias relacionadas a seu valor, mas sim pela troca em relação a sua produção. Os trabalhadores não recebem o valor correspondente a seu trabalho, mas só o necessário para sua sobrevivência. É autor também da teoria da mais-valia, que seria a diferença entre o valor incorporado a um bem e a remuneração do trabalho que foi necessário para sua produção. Entre dezenas de livros escritos pelo autor, cabe destacar sua mais importante obra: “O Capital”. 
Para Karl Marx, o que diferenciava o capitalismo e uma sociedade baseada somente na troca, é que o capitalismo teria duas classes: a dos capitalistas, que controlam o meio de produção; e a dos operários, que compõem a maioria da população e que consegue se manter através da venda de sua força de trabalho para estes capitalistas.
Escola Keynesiana: O keynesianismo defende a necessidade do Estado em buscar formas para conter o desequilíbrio da economia. Para o autor dessa escola, a “mão invisível do mercado”, de Adam Smith não era capaz de regular sozinha os desníveis econômicos. Entre outras medidas, os governos deveriam aplicar grandes remessas de capital na realização de investimentos que aquecessem a economia e também conceder baixas linhas de crédito, garantido a realização de investimentos do setor privado. Seu autor se chamava John Maynard Keynes, e sua obra principal “Teoria Geral do Emprego, do Juro e do Dinheiro”
Keynes viveu de 1883 a 1946, além de economista, era também um funcionário público, um patrono das artes, um diretor do Banco da Inglaterra, um conselheiro de várias instituições de caridade, um escritor, um investidor privado, um colecionador de arte e um fazendeiro. Dotado de imponente estatura, Keynes tinha 1,98 metro de altura.
Fonte: Livro Economia e Politica, de Cleyton Isidoro

Continue navegando