Buscar

Avaliação AV2 matheus

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0058_AV2_201301045942 (AG) » DIREITOS HUMANOS
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201301045942 - MATHEUS VIEIRAS FARIAS
	Professor:
	FRANCISCO DE ASSIS MACIEL TAVARES
	Turma: 9004/BE
	Nota da Prova: 4,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 1        Data: 11/06/2015 10:16:32
	
	 1a Questão (Ref.: 201301209919)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Com relação à aplicabilidade das normas constitucionais, responda, JUSTIFICADAMENTE, se a possibilidade de serem aplicadas, independentemente de leis regulamentadoras supervenientes, é a característica comum das normas de eficácia plena e das normas de eficácia limitada?
		
	
Resposta: As normas de eficacia plena é aquela imediata , direta, integral que se faz a medida da necessidade atua, não precisa de norma infraconstitucinal a regule para se entrar em vigor. As de eficacia limitada é aquela de mediata que precisa que leis regulamentadoras ou norma infraconstitucinal(legislador) a regule para se fazer a sua entrada, ou vigencia.
	
Gabarito: A resposta é negativa, pois, as normas constitucionais de eficácia limitada são aquelas normas cuja aplicação depende de regulamentação por norma infraconstitucional superveniente. Portanto, a possibilidade de serem aplicadas, independente de leis regulamentadoras, é a característica comum das normas de eficácia plena e das normas de eficácia contida.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301210053)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Muito se fala na doutrina e jurisprudência que (...) o reconhecimento dos direitos sociais como direitos escritos sob a forma de normas principiológicas permite que não lhes seja negada a característica de serem verdadeiros direitos fundamentais, ao mesmo tempo em que não incorre no inconveniente (e na verdadeira impossibilidade fática) de afirmar a sua plena justiciabilidade,característica das normas escritas sob a forma de regras (...) No que diz respeito à jusfundamentalidade material dos direitos sociais, é correto afirmar que os direitos sociais não são considerados direitos fundamentais?
		
	
Resposta: No caso acima os direitos sociais como o direito a educação, saúde, segurança e muitos outros que esta escrito na CRFB em seu titulo II, é s considerado direitos fundamentais pois esta explicito em seu art. 6, CRFB. Com tudo, é direitos fundamentais e tem caracteristica eficaz na norma vigente(CF) as explicitas e implicitas serão direitos fundamentais, na nossa atual constituicão em particular expoe a promoção do bem estar do homem e alem da proteção do direito individuais e outros.
	
Gabarito: Os direitos sociais são sim direitos fundamentais, muito embora se reconheça que existem muitos fatores que vêm induvidosamente reduzindo a eficácia jurídica desses direitos. Daí muitos autores não considerarem os direitos sociais como verdadeiros direitos fundamentais. À margem das controvérsias existentes quanto à conveniência de se consagrarem os direitos sociais e econômicos como legítimos direitos fundamentais, é necessário admitir que nosso constituinte optou por lhes reconhecer status privilegiado em nossa ordem constitucional. Portanto, qualquer tentativa de desclassificar a jusfundamentalidade material dos direitos sociais no ordenamento jurídico brasileiro carece de fundamento.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301684816)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A partir da terminologia utilizada por parte da doutrina, podemos dizer que direitos humanos:
		
	 
	são direitos fundamentais, positivados, elevados ao plano internacional.
	
	são direitos naturais positivados ou escritos no texto constitucional.
	
	são direitos de cunho jusnaturalistas, não positivados.
	
	são direitos de cunho positivistas, ou não escritos.
	
	são direitos inatos que existem porque são intrínsecos à natureza humana.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301193353)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Acerca da disciplina dos direitos fundamentais, assinale a resposta correta:
		
	 
	Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.
	 
	O catálogo de direitos fundamentais do cidadão brasileiro se perfaz tão somente com os direitos explícitos (Título II e outros direitos positivados ao longo da Constituição)
	
	Os direitos fundamentais são absolutos, não podendo ser relativizados nem mesmo diante de conflitos com outras normas constitucionais.
	
	O sistema constitucional brasileiro de direitos fundamentais é estático, na medida em que formado exclusivamente pelos direitos fundamentais constantes no Título II da Constituição, que se denomina exatamente por isso de Dos Direitos e Garantias Fundamentais.
	
	A atribuição de hierarquia dos tratados internacionais sobre direitos humanos no Brasil não necessita da participação Congresso Nacional, pois são sempre equivalentes às leis ordinárias.
	 
	
	 5a Questão (Ref.: 201301193197)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O primeiro modelo de Estado de Direito, na versão liberal, que, com rigor, veio favorecer os interesses da burguesia, a nova classe ascendente, somente surgiu com:
		
	 
	O Congresso de Viena de 1815
	
	A Paz de Vestfália de 1648
	
	A Constituição de Weimar de 1919
	 
	A Revolução francesa de 1789
	
	A Constituição do México de 1917
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301675565)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A norma constitucional que garante que a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei pode ser considerada como sendo uma norma de eficácia:
		
	
	plena.
	 
	limitada.
	
	contida.
	
	Negativa.
	
	concorrente.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301618596)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O processo histórico de afirmação dos direitos humanos foi inscrito em importantes documentos, tais como a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 ou mesmo a Constituição Mexicana de 1917. Desse processo é possível inferir que os Direitos Humanos são constituídos por, ao menos, duas dimensões interdependentes e indivisíveis. São elas:
		
	
	Direitos Naturais e Direitos Positivos.
	 
	Direitos Civis e Políticos e Direitos Econômicos e Sociais.
	
	Direitos Civis e Direitos Políticos.
	
	Direito Público e Direito Privado.
	
	Direito negativos e direitos naturais.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301618602)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Leia o trecho abaixo retirado do voto de Celso de Mello na ADPF 54: A meta central das Constituições modernas, e da Carta de 1988 em particular, pode ser resumida, como já exposto, na promoção do bem-estar do homem, cujo ponto de partida está em assegurar as condições de sua própria dignidade, que inclui, além da proteção dos direitos individuais, condições materiais mínimas de existência. Ao apurar os elementos fundamentais dessa dignidade (o mínimo existencial), estar-se-ão estabelecendo exatamente os alvos prioritários dos gastos públicos. A partir do texto, aponte a única resposta que não corresponde ao conceito de mínimo existencial:
		
	  
	a íntima vinculação de diversos direitos sociais com o direito à vida e com o direito à dignidade humana leva à necessidade de se reconhecer que as condições existenciais mínimas representam claro limite à liberdade de conformação do legislador democrático.
	
	Os direitos sociais, muito embora não possuam eficácia plena, prestam-se a garantir o conjunto mínimo de condições de vida digna para todos.
	 
	Os direitossociais ligados ao mínimo existencial, por implicarem custos que devem ser arcados pelo Estado para a sua satisfação, não autorizam o ativismo do poder judiciário na sua concretização.
	
	No âmbito do direito à saúde, a argumentação de que os recursos públicos são limitados e, portanto, autoriza o gestor público a adotar uma política que atente aos princípios da economicidade das ações e do custo-benefício dos tratamentos não afasta o dever do Estado de garantir o mínimo existencial.
	
	O Supremo Tribunal Federal vem reconhecendo a efetividade dos direitos sociais atrelados ao mínimo existencial, reconhecendo, portanto, que tal mínimo gera um conjunto um direito subjetivo a prestações garantidores de vida digna.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301210309)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No que diz respeito aos remédios constitucionais, assinale a opção correta.
		
	
	O Estado deve prestar assistência jurídica integral e gratuita a todos.
	 
	O direito de qualquer cidadão propor ação popular é previsto constitucionalmente.
	
	O direito de qualquer nacional propor ação popular é previsto constitucionalmente.
	 
	São gratuitas as ações de habeas corpus, habeas data e o mandado de injunção.
	
	O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por qualquer partido político.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301661119)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em seu livro Levando os Direitos a Sério, Ronald Dworkin cita o caso Riggs contra Palmer, em que um jovem matou o próprio avô para ficar com a herança. O Tribunal de Nova Iorque (em 1889) julga o caso considerando que a legislação do local e da época não previa o homicídio como causa de exclusão da sucessão. Para solucionar o caso, o Tribunal aplica o princípio, não legislado, do direito que diz que ninguém pode se beneficiar de sua própria iniquidade ou ilicitude. Assim, o assassino não recebeu sua herança. Com esse exemplo podemos concluir que a jusfilosofia de Ronald Dworkin, dentre outras coisas, pretende
		
	 
	argumentar que regras e princípios são normas com características distintas e em certos casos os princípios poderão justificar de forma mais razoável a decisão judicial, pois a tornam também moralmente aceitável.
	
	mostrar como as cortes podem ser ativistas quando decidem com base em princípios e não com base na lei e que decidir assim fere o estado de direito.
	 
	defender que regras e princípios são normas jurídicas que possuem as mesmas características e, por isso, ambos podem ser aplicados livremente pelos tribunais.
	
	revelar que a responsabilidade sobre o maior ou menor grau de justiça de um ordenamento jurídico é responsabilidade exclusiva do legislador que deve se esforçar por produzir leis justas.
	
	Tanto as regras como os princípios são sempre aplicados mediante subsunção.

Continue navegando