Buscar

Revisão Ciências

Prévia do material em texto

Revisão Ciências
TIPOS DE CONHECIMENTO
 Conhecimento Filosófico 
 Consiste em hipótese, que não poderão ser submetidas à observação.
 Conhecimento Teológico 
 Apoia-se em doutrinas que contem proposições sagradas.
 Conhecimento Científico
 Suas hipóteses tem sua veracidade conhecida através da experiência não apenas através da razão.
 Conhecimento do Senso Comum
Um conjunto de opiniões e modo de sentir e por serem impostos pela tradição aos indivíduos de uma determinada época, local ou grupo social, é geralmente aceitos de modo acrítico como verdades e comportamentos próprios da natureza humana.
Diferenciar Método Cientifico e Metodologia de Ensino da Ciência 
Metodologia Científica 
- É a ferramenta do pesquisador. É um método usado para a pesquisa e comprovação de um determinado conteúdo.
Metodologia de Ensino da Ciência
- É por meio da Didática e a pratica pedagógica dada em sala. É a aplicação de diferentes métodos no processo ensino-aprendizagem.
A importância dos PCN’S de ciência e a interdisciplinaridade
Segundo o PCN, o ensino de ciências naturais esta baseado na formação para ampliar a possibilidade de participação social e viabilizar o exercício da cidadania.
Os PCNS apresentam temas transversais como, por exemplo, o meio ambiente e saúde. As criações dos temas transversais e fruto dos avanços tecnológicos e industriais considerados essenciais para o desenvolvimento mas que contribuem com os problemas sociais, ambientais, etc.
O PCN enfoca a importância de trabalhos que valorizem a exploração e as observações além da escola. Ver vídeos, ler e realizar trabalhos campos.
Os PCN’S não auxiliam na construção da metodologia do ensino de ciências em sala de aula, pois, ele acaba colocando os saberes parados, como não deveria.
A compreensão integrada dos diversos fenômenos naturais que permeiam o nosso habitat natural depende de uma visão integrada, interdisciplinar, do estabelecimento de vínculos conceituais entre as diferentes Ciências. Não podemos isolar alguns fenômenos em sua conceituação, restringindo o seu significado a uma área especifica do conhecimento.
Áreas de conhecimento das ciências (naturais, formais e humanas)
Ciências naturais - Visam a estudar a natureza em seus aspectos mais gerais e fundamentais, isso é o universo como um todo, que é entendido como regulado por regras ou leis de origem natural e com validade universal, fazendo-o de forma a focar-se nos aspectos físicos e não no homem ou em aspectos comportamentais.
Ciências formais - É um ramo das ciências que estuda os sistemas formais, como por exemplo, a lógica, matemática, teoria dos sistemas e os aspectos teóricos da ciência computacional, teoria da informação, microeconomia, teoria da decisão, estatística e linguística. As ciências formais são construídas em cima de símbolos e regras.
Ciências humanas - São conhecimentos criteriosamente organizados da produção criativa humana, estudada por disciplinas como filosofia, cinema, dança, ciência da religião, antropologia cultural, história, direito, arqueologia, teoria da arte, teoria musical, design, literatura, letras, filologia,
Reconhecer a importância da alfabetização em ciências
A alfabetização científica é importante na medida em que – juntamente a outros conhecimentos importantes – concede o ser humano para viver e atuar no mundo. Serve então para entender o funcionamento do mundo e das coisas do mundo e, detentor deste conhecimento, atuar de maneira crítica. Por isso a alfabetização científica deve ser acompanhada de uma formação humana crítica, no mundo.

Continue navegando