Buscar

RESUMO VOLEIBOL av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Metodologia do ensino do Voleibol:
Os Fundamentos do Voleibol são: Saque, recepção, levantamento, ataque, bloqueio e defesa.
Apenas 2 árbitros conduzem o jogo do voleibol.
Se caso um time estiver vencendo por 2 sets a 0 e um dos jogadores desse mesmo time for expulso e voltar a quadra o árbitro deve encerrar o jogo e dar a vitória para o outro time.
A presença do jogador Líbero, que tem uniforme diferente dos demais e é especialista em recepção e defesa, no qual não tem limite para entrar e sair de quadra e só joga nas posições de defesa da quadra. Esta é uma mudança na regra do jogo proporcionando para os praticantes mais dinamismo, motivação e incentivo.
O jogador de defesa deve realizar o ataque, antes da linha de ataque, não podendo pisar na mesma.
Os parâmetros que devemos analisar ao observar a realização de um saque são: Trajetória, velocidade e direção da bola.
Os pontos importantes para definir a estratégia antes de realizar o saque são: Recepção adversária, características do levantador e distribuição do levantamento.
1- Dá-se três passadas antes do salto, procurar transformar a velocidade horizontal em vertical, na fase aérea, abordar a bola o mais alto possível e cair sobre os dois pés seguido de flexão de joelhos = ATAQUE.
2- Pés paralelos e antepostos, joelhos semi-flexionados, tronco inclinado a frente, membros superiores à frente do corpo e prontos para interceptar a bola enviada pela ação do rally = RECEPÇÃO.
3- Pés paralelos, antepostos, tronco reto, mãos acima da cabeça e distantes o suficiente para a bola não passar, a bola toca na parte interna das falanges distais e os cotovelos terminam o movimento estendidos para dar mais direção a bola = LEVANTAMENTO.
4- Pés paralelos em boa base e alinhados, joelhos semi-flexionados, tronco ereto, cotovelos na altura e na largura dos ombros, mãos espalmadas para frente e no momento do salto ocorre extensão de joelhos e cotovelos = BLOQUEIO.
5- Pés paralelos, antepostos, tronco ereto, segurar a bola com a palma da mão espalmada para cima e lançar a bola à frente e na direção da mão que a golpeará = SAQUE.
6- Pés paralelos e antepostos, joelhos semiflexionados, tronco inclinado a frente, membros superiores à frente, do corpo e prontos para interceptar a bola vinda de um ataque ou contra-ataque = DEFESA. 
Uma forma eficaz de realizar a cortada é fazer com que a última passada seja com o pé contrário ao braço de ataque. E as formas incorretas são: Fazer a chamada muito perto da rede. Não flexionar as pernas para realizar a chamada. Atacar com o braço flexionado. A última passada ser com o mesmo pé do braço de ataque.
Os números das posições dos jogadores de defesa são: 1, 5, 6 (V). O fundamento que consiste em saltar próximo a rede formando uma barreira com as mãos, impedindo que a bola passe para a sua quadra é chamado de Bloqueio (V). 
São ações que pontuam e se referem e se referem ao levantamento, ataque e bloqueio: Na tática individual perceber os bloqueadores, analisar qual o mais baixo e dirigir a bola por sobre seu bloqueio. Na tática individual perceber o atacante adversário, analisar direção da corrida, posicionar à frente do adversário. Para realizar a ação perceber a formação da recepção adversária, analisar espaço vazio e decidir direcionar a bola no espaço vazio.
Se caso no jogo o atleta de uma determinada equipe sobe junto de seu companheiro para efetuar um bloqueio e ambos obtem êxito, pois eles conseguiram impedir que a bola passe e ainda fizeram o ponto. Mas no momento da descida deste bloqueio um dos bloqueadores encoste na rede no bordo inferior de forma brusca, porém não intencional. Nesse caso o ponto é mesma equipe pois este tipo de toque não acarreta punições.
O líbero pode entrar e sair da quadra quantas vezes quiser no lugar de um defensor, sendo que o mesmo só pode atuar como defensor e nunca realizar um golpe de ataque, podendo entrar e sair pela zona livre.
Os números das posições da zona de ataque são 2, 3 e 4 (V). Ao líbero é permitido realizar uma ação de levantamento usando o fundamento toque desde que o mesmo esteja na sua zona de defesa (V). Um set (com exceção do 5º) é vencido pela equipe que primeiro marcar 25 pontos, desde que haja diferença mínima de 2 pontos entre as equipes (V).
Um set é vitorioso quando uma das equipes conquista 25 pontos com diferença de 2 pontos, no 1º ao 4º sets e 15 pontos, com diferença de 2 pontos no 5º set. Um jogo é finalizado quando umas das equipes vence 3 sets.
O saque pode ser efetuado de qualquer região da linha de fundo, desde que seja atrás dela. O saque pode tocar no bordo superior da rede, ao ultrapassá-la. Um dos tipos mais comuns de saque é o em suspensão, também chamado de viagem.
As 3 fases da aprendizagem no vôlei são: Cognitiva, associativa e autonômica.
Na fase cognitiva do aprendizado o aluno demanda de uma elevada atividade intelectual (V). O jogo de câmbio, favorece a participação de todos uma vez que todos rodam e assim, alterna o jogador responsável pelo ataque (V). O mini-voleibol adapta o tamanho da quadra e número de jogadores em prol do aprendizado do voleibol (V).
O sistema de passe mais adequado para os atletas de categorias menores é o passe em W.
O líbero só pode levantar, recepcionar e defender. O mesmo so pode realizar levantamentos na área dos 3 metros executando com a bola abaixo do bordo superior da rede.
A quadra de jogo é um retângulo medindo 18 metros x 9 metros, circundada por uma zona livre, no mínimo 3 metros de largura em todos os lados.
O voleibol nas escolas brasileiras é caracterizado pela: versatilidade.
De acordo com Crisóstomo o vôlei é composto pelos fundamentos: posição básica, defesa, ataque, saque, passe, manchete, bloqueio e cortada.
O jogador que leva cartão vermelho e logo em seguida amarelo, ele sairá do set, podendo voltar no set seguinte, e a equipe adversária ganhará ponto.
Um rally no voleibol é o tempo que a bola fica em jogo. Inicia com o saque e termina com a bola no chão ou uma infração.
Quando o técnico diz que irá iniciar o jogo taticamente com uma rede de 2, ele quer dizer que: irá iniciar com 2 atacantes e um levantador na rede.
Os princípios ofensivos do voleibol são: saque, passe e ataque.
Um jogo de iniciação para propiciar transferência positiva para o voleibol, deve: Conter padrões ou programas motores do esporte.
O vôlei foi criado a partir do basquete (V). O vôlei começou a ser praticado no Brasil em 1915 e a criação da CBV ocorreu em 1954 (V). Atualmente, na categoria masculino, o Brasil é bicampeão olimpco. 
O saque deve ser executado em até 8 segundos.
As ações do complexo 2 são: Saque, bloqueio, defesa, contra-ataque e cobertura.
A forma correta para a posição de expectativa no vôlei deve ser feita: com as pernas paralelas.
Os tipos de pensamento utilizados no vôlei pelos jogadores para tomada de decisão são: Pensamento divergente e convergente.
O saque é o fundamento que é realizado além do limite da quadra.
Uma falha na execução do saque por baixo é: executa-lo com as pernas estendidas.
A função que fica em diagonal ao levantador no sistema 4x2 é: levantador.
Se um atleta que está na posição 5 e for atacar a bola e pisa na linha dos 3 metros, o arbitro deve: Para o jogo, pois o atleta jamais poderá atacar esta bola tendo pisado na linha dos três metros.
Sobre as regras oficiais do vôlei: O ganhador do sorteio inicial, realizado antes da partida, terá direito a escolher sacar ou receber ou, ainda, a escolher o lado da quadra.
As passadas ou deslocamentos mais utilizadas no bloqueio são: Lateral, cruzada e mista.
São determinadas e controladas as posições dos jogadores no momento do saque: de acordo com a colocação de seus pés no solo. 
Quando o levantador está na posição inicial 2, no primeiro rodizio: No 4º rodizio o levantador estrá na posição 5.
No voleibol seriam mais apropriadas para aulas de educação física com alunos adolescentes: Exercícios de fundamentos técnicos do esporte e de aptidão física para a saúde, atividades gerais da cultura corporale jogos.
O surgimento do voleibol foi no ano de 1895 nos EUA.
O saque em que o jogador posta-se na linha de fundo de perfil para a quadra, lança a bola no ar e acerta-a com um movimento circular do braço oposto, tipo uma cortada é chamado de: Viajem ao fundo do mar.
As zonas de ataque e defesa possuem 27 e 54 metros quadrados.
O complexo 1 é formado pela: recepção, levantamento, ataque, cobertura e contra-ataque.
O bloqueio pode ser: simples, duplo e triplo.
É considerado bola dentro no jogo quando: a bola toca no solo dentro da quadra de jogo, inclusive nas linhas de delimitação.
A rede tem as aulturas: 2,43m para jogos masculinos adulto e 2,24m para jogos femininos adulto.
Na zona de ataque o libero não pode efetuar o levantamento utilizando a técnica de toque, caso isso ocorra o arbitro deve para a jogada e dar um ponto para a equipe adversária.
O jogo de vôlei possui dois árbitros, um apontador e quatro juízes de linha.
Numa equipe no sistema 5x1 são possíveis no máximo 4 ataques.
Com relação ao sistema 4x2: sempre haverá dois atacantes na zona de ataque.
Na equipe que joga no sistema 5x1 deve ser da seguinte forma: pos 1 (atacante de meio), pos. 2 (oposto), pos. 3 (atacante de ponta), pos. 4 (atacante de meio), pos. 5 (levantador), pos. 6 (atacante de ponta).
O bloqueio oferece as vantagens de: reduzir as áreas de defesa, amortecer a velocidade da bola ou impedir sua passagem.
AV3
Uma sequência de jogos ou disputas esportivas, num processo geralmente de longa durção com o objetivo de classificar um ou mais concorrentes, com confronto direto e obrigatório entre todos ou a maioria deles é chamado de: campeonato.
A antena possui 1,80 m, porém apenas uma parte dela fica acima do bordo superior da rede: apenas 80 cm.
Os movimentos realizados em conjunto pelos jogadores de uma equipe para marcar pontos ou se defender do ataque são denominados: Tática.
Bola Russa é quando um atleta do fundo de quadra, posição 1, 5 ou 6 ataca a bola sem pisar na linha da zona de ataque.
Flexionar os braços, flexionar o tronco e não os joelhos, não flexionar as pernas e não coordenar os movimentos de braços com os de pernas são erros comuns do fundamento: manchete.
O atleta qua vai receber o saque deve estar posicionado com as pernas afastadas lateralmente, o centro de gravidade um pouco acima da linha dos joelhos para que possa realizar algumas saídas rápidas de deslocamento, os braços devem estar semi-flexionados e os cotovelos com afastamento pouco superior a largura dos ombros, essa posição se refere a: posição de expectativa.

Continue navegando