Buscar

Aula web 15 RECURSO DE REVISTA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
RECURSO DE REVISTA
WEB 14
*
OBJETIVO
- Visa a reforma da decisão proferida em grau de Recurso Ordinário, pelo Tribunal Regional do Trabalho, nas hipóteses do art. 896. 
Assim, o cabimento do Recurso de Revista pressupõe que o processo tenha se iniciado na Vara do Trabalho, tenha subido ao TRT através de Recurso Ordinário e, agora, vai subir para o TST através de Recurso de Revista. 
*
ENDEREÇAMENTO
 Será sempre interposto perante o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho prolator da decisão que se visa a reforma (Juízo a quo), para ser posteriormente remetido ao Tribunal Superior do Trabalho, órgão julgador (Juízo ad quem). 
*
CONFERÊNCIA e PRAZO
- Passará por dois Juízos de admissibilidade, um no TRT (feito pelo Presidente do Tribunal Regional do Trabalho) e outro no TST (pelo Relator). (análise dos Pressupostos Recursais). 
- Prazo de 8 dias. - 
*
ENDEREÇAMENTO: Folha Apresentação
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA_____REGIÃO 
PROCESSO Nº___________________
(10 linhas)
*
QUALIFICAÇÃO DAS PARTES
Nome do Recorrente, já qualificado nos autos em epígrafe, em que contende com Nome do Recorrido, também já qualificado, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado regularmente constituído, conforme procuração anexa, com fulcro no quanto disposto no art. 896, “(indicar a alínea)”, da CLT, interpor: 
RECURSO DE REVISTA 
*
CONTINUAÇÃO QUALIFICAÇÃO:
Para o Colendo Tribunal Superior do Trabalho, estando presentes todos os pressupostos de admissibilidade recursal, quais sejam: 
a) Legitimidade; b) Capacidade; c) Interesse recursal; d) Tempestividade; e) Regularidade de representação; e Preparo, conforme Guias em anexo, que demonstram o recolhimento das custas (observar o montante já recolhido e se houve majoração da condenação) e do depósito recursal
*
OBSERVAR:
 (Observar: conforme seja o Recorrente o Reclamante ou a Reclamada, a existência de depósito anterior e se este já atingiu o valor total da condenação; e caso o recorrente seja beneficiário da gratuidade da justiça ou, acaso dispensado o preparo, deve ser ressaltado que a ausência do recolhimento se deu em razão de um determinado dispositivo de lei – citar o dispositivo). 
*
CONTINUAÇÃO:
Ressalta-se, ademais, que houve o devido prequestionamento da matéria objeto do apelo, que foi tratada explicitamente no acórdão impugnado; OU Ressalta-se que encontra-se presente, ainda, o requisito específico do prequestionamento, pois a matéria foi tratada explicitamente pela decisão recorrida. (Súmula 297 do TST). 
 
*
FECHAMENTO
Diante do exposto, requer o recebimento do presente apelo, notificando-se o Recorrido para, querendo, apresentar contrarrazões ao recurso e, após, que sejam os autos remetidos ao Colendo Tribunal Superior do Trabalho para julgamento. 
Termos em que, Pede deferimento. Local, Data Advogado OAB nº 
*
ENDEREÇAMENTO RAZÕES
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO RELATOR DO COLENDO TRIBUNAL SUPERIORDO TRABALHO PROCESSO Nº_________________ 
(10 LINHAS) 
RECORRENTE: Nome do Recorrente RECORRIDO: Nome do Recorrido 
*
RAZÕES
Com fulcro no quanto disposto no art. 896, “_____”, da CLT, APRESENTAR: 
RAZÕES DE RECURSO DE REVISTA 
Contra o acórdão proferido Tribunal Regional do Trabalho da ___ Região que encontra-se em dissonância com a Jurisprudência ___________ ou violou expressamente a Lei Federal ________ ou violou expressamente a Constituição Federal, conforme exposto a seguir: 
 
*
DAS RAZÕES DO APELO
Fazer um relato do quanto está sendo discutido no processo, como por exemplo a propositura da ação, a tese da defesa, o que foi decidido pelo Juiz de base, a interposição do Recurso Ordinário e, por fim, o que foi decidido pelo TRT. 
*
RAZÕES
Ressaltar o aspecto do acórdão do Regional que se enquadra em uma das hipóteses do art. 896 em uma das suas alíneas, ou seja, quando a decisão: a)derem ao mesmo dispositivo de lei federal interpretação diversa da que lhe houver dado outro Tribunal Regional, no seu Pleno ou Turma, ou a Seção de Dissídios Individuais do TST, ou a Súmula de Jurisprudência Uniforme dessa Corte; b) derem ao mesmo dispositivo de lei estadual, Convenção Coletiva de Trabalho, Acordo Coletivo, sentença normativa ou regulamento empresarial de observância obrigatória em área territorial que exceda a jurisdição do TRT prolator da decisão recorrida, interpretação divergente, na forma da alínea a; e c) proferidas com violação literal de disposição de lei federal ou afronta direta e literal à CF.
*
RAZÕES
Transcrever o artigo da CLT, da Constituição Federal, da Súmula ou da OJ que foi violada, caso o Recurso de Revista tenha sido interposto sob tal fundamento. Ou transcrever as Jurisprudências conflitantes. 
Ressaltar o aspecto da decisão recorrida (acórdão do TRT) que violou o item supra. 
Pleitear, diante da divergência mencionada, ou violação mencionada, a reforma da decisão recorrida. 
*
DOS PEDIDOS
 “Pelo exposto, ou, diante de todo o 
exposto, requer: 
a)que seja conhecido e provido o presente recurso; 
b) que seja reformado o acórdão prolatado pelo E.TRT em relação a _________, conforme determina o artigo _______, ou a Súmula ______. 
*
DO FECHAMENTO
Nestes termos,
Pede deferimento
Local ..., Data ...
ADVOGADO…
OAB ...
*
CASO CONCRETO:
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DO ESPIRITO SANTO. 
PROCESSO NÚMERO 0001972.22.2011.0.00.000 
(10 linhas) 
 
*
QUALIFICAÇÃO
 CONSTRUTORA ATLANTIS, já qualificada nos autos em epigrafe, vem respeitosamente, perante Vossa Excelência, por meio do seu advogado legalmente constituído, com procuração em anexo, e endereço completo para recebimento de notificação, com fulcro no quanto disposto no art. 896, “a” e “c”, da CLT, interpor: 
 RECURSO DE REVISTA 
*
CONTINUAÇÃO
 Para o Colendo Tribunal Superior do Trabalho, estando presentes todos os pressupostos recursais de admissibilidade, quais sejam: legitimidade, interesse, capacidade, tempestividade, representação regular, adequação, recorribilidade do ato, preparo (comprovação de recolhimento de custas e deposito recursal em anexo). 
 
*
CONTINUA
 Ressalta-se que houve o devido prequestionamento da matéria objeto do apelo, que foi tratado explicitamente no acórdão impugnado, conforme súmula 297 do TST. 
 Diante do exposto, requer o recebimento do presente apelo, notificando-se o recorrido para, querendo, apresentar contrarrazões do recurso e, após, que sejam os autos remetidos ao Colendo Tribunal Superior do Trabalho para julgamento. 
*
FECHAMENTO
Nestes termos, 
Pede deferimento 
Local, data 
Advogado
OAB, número 
*
FOLHA DE RAZÕES AO TST
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO RELATOR DO COLENDO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO 
PROCESSO NÚMERO 0001972.22.2011.0.00.000 
(10 linhas) 
*
QUALIFICAÇÃO
 CONSTRUTORA ATLANTIS, já qualificada nos autos em epigrafe, vem respeitosamente, perante Vossa Excelência, por meio do seu advogado legalmente constituído, com procuração em anexo, e endereço completo para recebimento de notificação, com fulcro no quanto disposto no art. 896, “a” e “c”, da CLT, apresentar: 
 RAZÕES DE RECURSO DE REVISTA Contra o acórdão proferido pelo Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo que se encontra em dissonância com a jurisprudência e a Constituição Federal. 
*
DAS RAZÕES DO APELO
1.1 Prescrição bienal 
 O magistrado de piso proferiu sentença afastando a incidência da prescrição bienal em razão da natureza alimentar das verbas trabalhistas pleiteadas e ressalvando a inaplicabilidade do Instituto da prescrição na Justiça Laboral. A recorrida em sua exordial relatou que foi admitida em 01/05/05, injustamente dispensada em 09/06/09 e ajuizou a
ação em 11/06/11. A recorrente sustentou, em sede de preliminar, a prescrição bienal. Após decisão do magistrado de piso, o recorrente interpôs Recurso Ordinário, onde a sentença de base foi integralmente mantida pelo Tribunal Regional do Trabalho. 
 
*
CONTINUA
 A decisão fere o art. 7º , XXIX, da CF que diz na sua literalidade que a ação trabalhista deve ser proposta “até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho”, tendo o recorrido sofrido dispensa imotivada em 09/06/09 e ajuizada ação em 11/06/11, o prazo de dois anos expressamente estipulado na CF/88 não foi cumprido. O que vem a contrariar, ainda, a Súmula 308, I, do TST ao ser taxativa prevendo que deve ser “ respeitado o biênio subseqüente a cessação contratual”. 
 
*
CONTINUA
Com base no art. 896, c, da CLT, onde resta claro a divergência do juiz de base e do desembargador do TST com a Carta Magna, pleiteia-se a reforma da decisão, extinguindo o processo com julgamento de mérito. 
*
CONTINUA
 O recorrido, em sua reclamação trabalhista, incluiu a Construtora Atlantis S/A no pólo passivo da demanda, alegando que a empresa está na condição de tomadora de serviço, uma vez que fora contratada como auxiliar de serviços gerais e, no âmbito da tomadora, fazia serviços de limpeza e conservação. Pleiteou a condenação solidaria da recorrente. 
*
CONTINUA
O magistrado de base condenou a recorrente de forma solidária sob o fundamento de que houve terceirização ilícita, decisão esta que foi mantida em acórdão do Tribunal Regional do trabalho. Não obstante, tal decisão contraria frontalmente Jurisprudência da Corte Superior, pois o inciso III da súmula 331 do TST diz que “não forma vinculo de emprego com o tomador a contratação de serviços de vigilância e de conservação, bem como a de serviços 
*
CONTINUA
especializados ligados à atividade meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e subordinação direta.” Provando-se assim, nos presentes autos, o exercício de atividade meio, não há o que se falar em terceirização ilícita, logo não podendo ser a recorrente condenada solidariamente, com base na Súmula 331, IV, do TST. 
*
CONTINUA
Visto que a decisão proferida em sentença e mantida em acórdão, não coaduna com a súmula 331, III e IV do TST, pleiteia-se ao Egrégio TST a reforma da decisão para que seja reconhecida a responsabilidade subsidiaria da Recorrente, já que do Recurso Ordinário interposto foi proferido acórdão que contraria súmula jurisprudencial, conforme previsão do art. 896 a, da CLT. 
*
DOS PEDIDOS
a)- que seja conhecido e provido o presente recurso 
b)- que seja reformado o acórdão prolatado pelo Egrégio Tribunal Regional do trabalho em relação a prescrição bienal, conforme determina o art. 7º, XXIX da CF e súmula 308, I do TST. Também a reforma da decisão no que tange a condenação solidária, com base na súmula 331, I e II do TST. 
*
FECHAMENTO
Termos em que, 
Pede deferimento 
Local/data 
 Advogado / OAB nº

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando