Buscar

COSMETO 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201401305426)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia as afirmativas referentes à Hidratação Cutânea e considere-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) I- A xerose, xeroderma ou pele seca, pode se manisfestar esporadicamente em qualquer indivíduo durante a vida. Em determinados casos, a pele pode retornar a hemostasia. Desata forma, a hidratação cutânea será momentânea e restabelecida sem problemas. Porém, dependendo do fator causador da desidratação, este processo pode persistir, tornando-se difícil de ser restabelecido. II- Na camada córnea da pele dos bebês, o fator NNF é maior do que nos adultos, o que pode explicar. III- O comprometimento da função da barreira córnea eleva a perda de água através da pele- Transepidermal Water Loss (TWEL). Isso pode aumentar a liberação de citoquinas que, por sua vez, induzirá a um processo inflamatório e o eczema. IV- Normalmente as peles secas estão associadas à menor presença de lipídeos secretados pela glândula sebácea, enquanto a hidratada pode estar acompanhada de uma maior presença destes lipídeos. V- A manutenção da espessura da camada córnea não é importante para a homeostase cutânea, ou seja, se a camada córnea se apresentar mais fina ou não trará conseqüências para o equilíbrio e hidratação cutânea.
		
	
	VVVFV
	 
	VFVVF
	
	FVVFV
	
	VVFVF
	
	VFFVV
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401372061)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A pele é o maior órgão do corpo humano e existe uma forte relação entre ela e o sistema nervoso. Baseado neste fato, o estudo da neurocosmética tem evoluído. Considerando a busca a cada dia mais pelo rejuvenescimento, avalie as alternativas abaixo assinalando V ou F:
		
	 
	II. A importante função que os hormônios apresentam sobre os neurônios e as correspondentes reações bioquímicas que eles provocam causaram um novo interesse na indústria cosmética.
	 
	I. A neurocosmética baseia-se no fato das células da pele serem controladas por fibras nervosas e, que a estimulação destas poderia ser obtida em formulações tópicas por meio da adição de substâncias, conhecidas como vetores químicos de informação nervosa (neurotransmissores), que promovem sensações agradáveis, agindo direta ou indiretamente na pele.
	 
	IV. A legislação sanitária européia e brasileira permitem o uso de endorfinas em cosméticos,e também do uso de fitoendorfinas, substâncias que desempenham papel semelhante, porém, com estrutura diferente das endorfinas endógenas.
	 
	III. PhytocellTec¿ é o nome dado à tecnologia desenvolvida por uma renomada empresa Suiça, cuja atividade consiste na extração de células-tronco vegetais para aplicação em pele e cabelo humano com propriedades anti-envelhecimento, atuando na regeneração.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401372066)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Sol é essencial para a vida na Terra e seus efeitos sobre o homem dependem das características individuais da pele exposta, intensidade, frequência e tempo de exposição, que por sua vez dependem da localização geográfica, estação do ano, período do dia e condições climáticas. Analisando esta frase: Os filtros solares são usados em cosméticos diversos e deve-se aplicar sobre a pele diariamente, podemos afirmar que:
		
	 
	I. Filtros orgânicos são aqueles que absorvem basicamente a energia luminosa, convertendo em energia não danosa para a pele humana.
	 
	III. Os filtros usados para a produção do FPS são classificados em orgânico e inorgânico;
	 
	II. A DEM é um tipo de dermatite que o protetor solar pode causar num indivíduo quando este usa um cosmético com FPS.
	 
	IV. São exemplos de filtros orgânicos o dióxido de titânio e de inorgânico ooctilmetoxicinamato;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401305405)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Se um indivíduo pode ficar ao sol por 10 minutos sem nenhuma proteção, com filtro de FPS 10 este tempo irá se prolongar 10 vezes, isto é:
		
	 
	100 minutos ( 1 hora e 40 minutos ).
	
	130 minutos ( 2 horas e 10 minutos ).
	
	120 minutos ( 2 horas e 20 minutos ).
	
	150 minutos ( 2 horas e 20 minutos ).
	
	150 minutos ( 2 horas e 30 minutos ).
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401305427)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São uma família de enzimas dependentes de zinco e importantes para remodelagem dos tecidos normais e patológicos. Na pele, essas enzimas são responsáveis pela degradação das macromoléculas formadoras da matriz extracelular, mais precisamente do colágeno, proteoglicanas, elastina e componentes da junção derme-epiderme. No envelhecimento normal, atividade essas enzimas é maior. No fotoenvelhecimento, devido à aça o do UVA, aumenta mais ainda e compromete a firmeza e elasticidade da matriz extracelular, além de intensificar os sinais visíveis do envelhecimento na superfície da pele.
		
	
	Tirosinases
	 
	Metaloproteinases
	
	Lipases
	
	Papaína
	
	Bromelina

Outros materiais