Buscar

Prática Simulada III Semana 10

Prévia do material em texto

Aluna: Anne Aimée
Matrícula: 201402330911
Semana 10
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ... VARA DO JÚRI DA COMARCA DE... DO ESTADO DO....
JERUSA, já anteriormente qualificada nos autos, vem, respeitosamente, por meio de seu advogado infra assinado, conforme procuração já anexada, perante Vossa Excelência, interpor, com fundamento no artigo 581, IV do CPP, o presente RECURSO EM SENTIDO ESTRITO, requerendo seja o mesmo recebido com as razões e, após apresentadas as contrarrazões ministeriais, seja feito o juízo de retratação, nos termos do art. 589 do CPP. Contudo, caso seja mantida a decisão ora atacada, seja o presente recurso encaminhado ao Egrégio Tribunal de Justiça, com as inclusas razões.
Nesses termos,
Pede deferimento
Local, 09 de agosto de 2016
Advogado
OAB
EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO...
COLENDA CÂMARA CRIMINAL
EMINENTES DESEMBARGADORES
AUTOS DO PROCESSO Nº...
RECORRENTE: JERUSA
RECORRIDO: MINISTÉRIO PÚBLICO
Colenda Câmara Criminal, 
A respeitável decisão proferida pelo MM. Juiz “a quo”, não merece prosperar, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:
I – DOS FATOS
         O Ministério Público ofereceu denúncia em face da acusa pela suposta prática de crime de homicídio simples na modalidade de dolo eventual, conforme dispõe o art. 121 cc/ art 18, I, parte final do CP.
II – DO DIREITO
          Inicialmente, a acusada não agiu com dolo em sua conduta, uma vez que além de diligenciar socorro prestativo à vítima, o acidente ocorreu nestas circunstâncias por imprudência do motociclista que estava em alta velocidade, não sendo previsível ou não tendo assumido o risco de tal fato a acusada, cuja conduta se amolda ao crime de homicídio culposo na direção de veículo automotor, tipificado no art. 302 do CTB, razão pela qual, deve ser desclassificado o crime de homicídio doloso, tipificado no art. 121 caput do CP, para o supracitado crime.
          Nesta mesma esteira, não se verifica o dolo na conduta da acusada, pois mesmo que se admita configurar o dolo eventual, este exige além da previsão do resultado, que o agente assuma o risco de ocorrência do mesmo, consoante ao art. 18, I parte final, do CP, que adotou a teoria do consentimento, não encontrando tal hipótese, contudo, suporte na realidade destes autos. O art. 18, II, paragrafo único do CP dispõe quando o crime é culposo, o que se enquadra perfeitamente ao caso.
          Assim sendo, não seria razoável a aplicação da pena que esta prevista no art. 121 do CP para um individuo que não tem interesse em praticar a morte de outro, e sim, o mais razoável seria a pena imposta no art. 302 do CTB, quando há a culpa na acao, portanto, pede-se a desclassificação do crime que consta na denuncia para o do Código de Transito Brasileiro, na forma no art. 419 do CPP.
III – DOS PEDIDOS
          Ante ao exposto, requer:
a) Seja conhecido o presente recurso e suas razões;
b) Seja desclassificado o crime de homicídio doloso, previsto no art. 121 caput do CP, imputado na denúncia à acusada, para o previsto no art. 302 do CTB;
c) Seja, consequentemente, os autos remetidos ao competente Juiz de Direito de Vara Criminal da Comarca de ..., para o devido processamento e julgamento do feito, nos termos do art. 419 do CPP.
Termos em que,
Pede deferimento.
Local, 09 de agosto de 2016
Advogado
OAB

Continue navegando