Buscar

Exercicio de fixação AV2

Prévia do material em texto

Diferencie concurso material de concurso formal de crimes?
R: Quando o agente, mediante MAIS DE UMA AÇÃO OU omissão, pratica dois ou mais crimes idênticos ou não , aplicam-se CUMULATIVAMENTE as penas privativas de liberdade em que haja incorrido. ( Concurso material art.69 usa-se a ACUMULAÇÃO MATERIAL )
 Quando o agente mediante UMA SÓ AÇÃO ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, Aplicasse-lhe a MAIS GRAVE das penas cabíveis ou se iguais, somente uma delas, mas aumentada em qualquer caso de um sexto até metade.... ( Concurso formal art. 70 usa-se a EXASPERAÇÃO nessa primeira parte pois tem um salvo)
Diferencie concurso formal perfeito do concurso formal imperfeito?
R: No concurso formal perfeito ocorre uma Unidade de desígnios ( ou seja uma só vontade) Ex: Inicialmente a vontade de Fabiano era um só , um único crime. Sabotou o freio para o desafeto morrer, só que naquele dia sem o consentimento de Fabiano, o desafeto deu uma carona, ou seja, duas mortes, com uma só ação, dois crimes. ( aplica-se a exasperação)
No concurso formal Imperfeito, dolosamente e friamente Fabiano joga uma granada dentro de uma sala de aula sem se importar com 76 mortes além do seu desafeto, havendo então uma pluralidade de desígnios . ( Aplica-se a Acumulação material)
Qual sistema adotado no concurso formal perfeito?
O sistema de Exasperação, aplica-se o cálculo da pena mais grave e acrescenta de uma das frações previstas em lei para representar as demais infrações.
Qual sistema adotado no concurso formal imperfeito?
O Sistema da Acumulção Material, aplica-se a somatória de todas as infrações de todos os resultados criminosos cometidos.
No que consiste o crime continuado?
Quando o agente, mediante MAIS DE UMA AÇÃO ou omissão, pratica dois ou mais crimes da mesma espécie e pelas condições de tempo, lugar, maneira de execução e outras semelhantes, devem os subsequentes ser havidos como continuação do primeiro, aplica-se-lhe a pena de um só dos crimes, se idênticos, ou a mais grave se diversas, aumentada, em qualquer caso, de um sexto a dois terços. ( EXASPERAÇÃO/ Art. 71)
Qual teoria foi adotada para determinar a natureza do crime continuado?
Teoria da ficção Jurídica.
Quais requisitos são determinantes para a configuração do crime continuado?
R: A) Crimes da mesma espécie: São aqueles previstos no mesmo tipo Penal. Ex: Furto simples e Furto qualificado.
B) Semelhantes condições de tempo: A doutrina e a Jurisprudência indicam que os crimes devem ser praticados em períodos inferior a um mês.
C) Semelhantes condições de Espaço: Só é aplicável quando os crimes são praticados dentro do mesmo município ou no máximo em cidades vizinhas, porém, muito próximas.
D) Semelhante forma de execução: Consiste na aplicação do mesmo método (“ modus operandi’) 
Diferencie pena de medida de segurança.
R: Medida de segurança: Trata-se de Sanção Penal imposta pelo Estado aos inimputáveis em razão de elevado grau de periculosidade social, no qual o indivíduo deverá ser submetido a tratamento ambulatorial ou internação em hospital psiquiátrico pelo período mínimo de 1 à 3 anos e sem prazo máximo definido em lei.
Pena: Trata-se de sanção Penal imposta pelo Estado a culpar pela prática de uma infração Penal cujos objetivos são: Retribuir ao indivíduo o mal praticado á sociedade, prevenir a sociedade de novas transgressões penais e promover sua readaptação social.
Quais as espécies de medida de segurança? Disserte a cerca de seus prazos máximo e mínimos.
Tratamento Ambulatorial : Equivale a imposição de pena alternativa; aplicável á crime punido com detenção.
Internação em hospital psiquiátrico: Equivale á imposição de pena privativa de liberdade; aplicável á crime de reclusão.
No que consiste a progressão de Regime? Diferencie requisito objetivo de requisito subjetivo.
É a passagem do apenado de um regime penitenciário mais rigoroso para outro menos rigoroso, desde que preenchidos os requisitos legais.
Requisito objetivo: Tempo de cumprimento de pena.
Requisito Subjetivo: Refere-se a boa conduta carcerária.
Qual o critério adotado pelo Código Penal para fins de cálculo da pena privativa de liberdade? Disserte brevemente sobre o mesmo.
É o critério ou Sistema Trifásico de Nelson Hungria, onde possui três fases, a primeira fase é a Pena base onde observa-se as circunstâncias judiciais, a segunda fase é a Pena Provisória onde observa-se se existe atenuantes ou agravantes, e a terceira fase é a Definitiva, onde observa-se se possuí Causa de diminuição ou causa de aumento de pena.
Qual critério adotado pelo Código Penal para fins de cálculo de pena de multa? Disserte brevemente sobre o mesmo.
Critério Bifásico ou Critério do Dia- Multa, contendo duas fases, a 1° fase calcula-se o Número de dias Multas e na 2° fase calcula-se o valor do dia multa, De acordo com a condição econômica do Réu, a multa pode ser aumentada até o triplo.
Quais as penas restritivas de Direito previstas no Código Penal ? Disserte brevemente sobre cada uma.
Prestação pecuniária : Art. 45 paragrafo 1°/ consiste no pagamento em dinheiro à vitima , a seus dependentes ou entidade publica ou privada com destinação social, de importância fixada pelo juiz, não inferior a um salario mínimo nem superior a 360 salários mínimos. O valor pago sera deduzido do montante de eventual condenação em ação de reparação civil, se coincidentes os beneficiários .
Perda de bens e valores: A perda de bens e valores pertencentes aos condenados dar-se-á, ressalvada a legislação especial, em favor do Fundo Penitenciário Nacional, e seu valor terá como teto – oque for maior- o montante do prejuízo causado ou do provento obtido pelo agente ou por terceiro, em consequência da prática do crime. (art. 45 paragrafo 3°)
Prestação de serviços a comunidade ou a entidades Públicas: A prestação de serviços a comunidade ou a entidades Públicas, consiste na atribuição de tarefas gratuitas ao condenado. (art. 46, paragrafo 1°)
 Interdição temporária de Direitos: art. 47
 Limitação de fim de semana: Consiste na obrigação de permanecer , aos sábados e domingos, por 5 horas diárias, em casa de albergado ou outro estabelecimento adequado. Art. 48
A quem é destinado os valores arrecadados em razão do pagamento de pena e multa? É destinada ao fundo penitenciário Nacional.
A quem compete a execução dos valores não pagos referentes á condenação a pena e multa? O não pagamento da multa impede a concessão de benefícios de execução penal? Justifique sua resposta.
Compete a Fazenda Pública, e o não pagamento da multa não impede a concessão de benefícios penitenciários ( Progressão de Regime e livramento Condicional), uma vez que o inadimplemento trás como consequência a inclusão em dívida ativa.
No que consiste a Suspensão Condicional da Pena?
R: Trata-se de um instituto de política criminal que tem como objetivo principal evitar o recolhimento ao cárcere de determinados apenados desde que cumpridos alguns requisitos previstos em Lei em um prazo pré-determinado. 
Diferencie Suspensão Condicional da pena de Suspensão condicional do Processo.
R: Suspensão Condicional Trata-se de um instituto de política criminal que tem como objetivo principal evitar o recolhimento ao cárcere de determinados apenados desde que cumpridos alguns requisitos previstos em Lei em um prazo pré-determinado. 
 E a Suspensão condicional do processo o promotor oferece a Denuncia e no mesmo ato pede a Suspensão condicional do processo, aplica-se nos crimes com penas igual ou inferior a 1 ano, poderá ser suspenso por 2 à 4 anos, desde que o acusado não esteja sendo processado ou não tenha sido condenado por outro crime, e presente os demais requisitos que autorizam a suspensão c. do processo.
No que consiste Sursis Simples?
Art. 78 paragrafo 1°: No primeiro ano de suspensão o deverá o condenado prestar serviços à comunidade ( art.46) ou submeter-se à limitação do fim de semana (art. 48). 
No que consiste Sursis Especial?
Art.78 paragrafo 2° : Se o condenado houver reparado o dano, salvo impossibilidade de fazê-lo, e se s circunstancias do art. 59 deste Código lhe forem inteiramente favoráveis, o juiz poderá substituir a exigência do paragrafo anterior pelas seguintes condições, aplicadas cumulativamente: a) proibição de frequentar determinados lugares;
b) proibição de ausentar-se da comarca onde reside, sem autorização do juiz; c) comparecimento pessoal e obrigatório a juízo, mensalmente, para informar e justificar suas atividades.
Diferencie Perdão Judicial de Perdão do Ofendido.
Perdão do Ofendido: Significa a desistência do ofendido de prosseguir na ação penal já proposta. Trata-se de ato bilateral , ou seja, depende da aceitação da parte contrária.
Perdão Judicial: Art. 121, paragrafo 5º (Clemencia positivada). É a clemencia do Estado concedida pelo juiz levando em consideração alguma hipótese prevista em lei.
No que consiste a Perempção?
É a perda do direito de prosseguir na ação penal privada, tendo em vista o descaso com que o querelante a conduz. As hipóteses de perempção estão no art. 60 CPP.
Obs: Querelante é a nomenclatura penal privada usada para vítima do crime e Querelado suposto autor do crime.
Diferencie Graça de Indulto.
Graça: Trata-se de Clemência do Estado voltada a um condenado determinado concedida por Presidente da Republica por decreto, tendo por finalidade perdoar o restante da pena ou parte dela, levando em consideração o mérito pessoal do apenado ou um possível erro judiciário.
Indulto: é a clemencia do Estado, voltada aos condenados concedida pelo presidente da República por decreto, tendo por finalidade perdoar o restante da pena ou parte dela com o objetivo de promover o esvaziamento do sistema penitenciário. 
Obs: Extingue a punibilidade o Indulto é sempre coletivo.
Quais os requisitos necessários para a concessão do livramento condicional?
 Pena imposta igual ou superior a dois anos
Boa conduta carcerária (atestado emitido pelo diretor do presidio)
Desenvolvimento satisfatório do trabalho designado.
Demonstrar condições de subsistência própria de maneira honesta.
Reparação do dano, salvo se for impossível (Ex: estrupo)
Comprometimento de que não mais tornará à deliquir.
Cumprimento de mais de 1/3 da pena (não reincidente em crime doloso); metade da pena ½ (reincidente em crime doloso); 2/3 da pena (autor de crime hediondo ou equiparado à hediondo ser reincidente especifico) 
No que consiste a prescrição da pretensão punitiva?
Por não haver ainda condenação, o prazo prescricional deve ser calculado utilizando-se como parâmetro a pena máxima previsto em abstrato.
No que consiste a prescrição da pretensão executória?
Havendo condenação com trânsito em julgado, a pena torna-se concreta e passa a servir de base para o calculo prescricional.

Continue navegando