Buscar

HISTOPATOLOGIA VETERINÁRIA

Prévia do material em texto

HISTOPATOLOGIA VETERINÁRIA (VET 160) – 29/09/2017
ALTERAÇÕES CIRCULATÓRIAS:
- Trombose: é a formação de um trombo no interior do coração ou de um vaso sanguíneo num indivíduo vivo.
- Trombo x coágulo. Coágulo ocorre em animais mortos. O trombo é uma massa seca, friável, quebradiça, granulosa e firmemente aderia à parede do vaso. O coágulo é uma massa homogênea, elástica, úmida e que não adere na parede dos vasos e do coração.
- O que provoca a trombose?
Alterações da parede vascular (arterioesclerite, flebite, etc), alterações da composição do sangue (aumento do número de plaquetas - trombocitose, na desidratação), alterações da velocidade do sangue: diminuição (hiperemia passiva, por exemplo.).
- Classificação:
Baseia-se na composição do trombo (branco, misto e vermelho). Branco: trombo, predominantemente, constituído por fibrina e plaquetas. No leito arterial; vermelho: predominantemente por hemácias. Predominantemente no leito venoso; misto: os dois.
Baseia-se no grau de oclusão: oclusivo (frequente em pequenas artérias ou no leito venoso), semioclusivo (em grandes vasos).
Baseia-se na presença de microrganismos: pode ser séptico ou asséptico.
- Consequências: pode ocorrer uma necrose, uma hipotrofia (numa trombose arterial semi-ocludente), pode ser uma hiperemia passiva/edema, pode provocar abscessos (se ele for séptico ele pode se fragmentar, podendo se transformar num embolo e pode formar abscessos metastáticos), o trombo pode sofrer uma embolização.
- Destino: a massa trombótica pode sofrer lise. Organização do trombo, a massa trombótica passa a fazer parte do organismo. Amolecimento. Pode também sofrer calcificação. Pode sofrer colonização bacteriana (pode ser secundariamente). A transformação do trombo em êmbolo.
- Embolia:
- Embolia: condição patologia caracterizada pela presença de êmbolos no organismo.
- Êmbolo: qualquer estrutura estranha à corrente circulatória que é transportada por ela, e eventualmente vindo a obstruir vaso de menor calibre.
- Podemos classificar os êmbolos: sólidos (a grande maioria são provenientes de massas trombóticas, 90% dos êmbolos sólidos. Presença de parasitos no sangue. Êmbolo de células neoplásicas), líquidos (êmbolos gordurosos) e gasosos (modifica pressão sem uma adaptação).
- A embolias podem ocorrer na grande (embolias sistêmicas, geralmente pelas artérias, promovendo uma necrose isquêmica) e na pequena circulação (geralmente tem origem no leito venoso).
- Infarto (enfarte):
- Enfarte: doença que mais mata no mundo. Necrose isquêmica, que interrompe fluxo sanguíneo em um órgão de circulação terminal.
- Existem dois tipos: branco e vermelho.
Branco: é um enfarte mais importante. Ocorre por obstrução arterial em órgãos do tipo de circulação terminal.
Vermelho: pode ocorrer por obstrução arterial ou venosa. Por obstrução arterial: exemplo o enfarte pulmonar. Por obstrução venosa: nos infartos intestinais, por exemplo.
- Consequências: as mesmas da necrose.

Continue navegando