Buscar

Educação: Emoção, Conhecimento, Desenvolvimento e Aprendizagem

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201704167711)
Pontos: 0,0 / 0,1 
Quando tratamos do tema Emoção, não podemos nos esquecer que: 
A Emoção nasce da razão; 
A emoção é o mesmo que afetividade. 
A emoção tem bases biológicas e tem uma relação estreita com a cultura. 
Os professores não podem sentir emoções em seu cotidiano de trabalho.
A Emoção não deverá ser considerada no ambiente educacional; 
2a Questão (Ref.: 201704039513)
Pontos: 0,1 / 0,1 
Ao longo da história da humanidade, o homem necessitou construir conhecimentos sobre a realidade de modo a agir sobre ela, controlando-a e explicando-a. Conhecendo, portanto, os diferentes tipos de conhecimento construídos pelo homem, qual das alternativas abaixo melhor completa a lacuna da afirmação a seguir? "O conjunto de conhecimentos sobre a realidade, expresso por meio de linguagem precisa e rigorosa, chama-se _________________."
Conhecimento científico
Psicologia científica
Nenhuma das alternativas
Senso comum
3a Questão (Ref.: 201703954376)
Pontos: 0,1 / 0,1 
Em 1905, o ministro da Educação da França estava com um problema. Ele queria que toda criança tivesse acesso à escola, mas, para fornecer um ensino adequado a todos, acreditava ser preciso diferenciar aqueles com dificuldade de aprendizagem. Para resolver o problema, procurou o psicólogo Alfred Binet, que, na época, estava envolvido com pesquisas para medir as habilidades mentais humanas. Binet bolou, então, uma bateria de 30 tarefas de dificuldade progressiva. O resultado mostrava se as habilidades da criança estavam de acordo com o esperado para sua idade, ou seja, se ela era ¿normal ou retardada¿. Nasciam assim, há 100 anos, as bases do teste de QI.
Depois de se tornar popular na Europa, os testes chegaram aos EUA. Lá, mais do que em qualquer outro lugar do mundo, tornaram-se uma das principais ferramentas para avaliar deficiências na aprendizagem, selecionar candidatos e estudar as habilidades mentais do ser humano. Ao mesmo tempo, os testes foram acusados de discriminar raças e de propagar ideias tortuosas, como a que diz que inteligência é hereditária e, por isso, imutável.
Fonte: http://super.abril.com.br/ciencia/cerebro-numa-regua-446067.shtml
Qual concepçāo de desenvolvimento humano está baseada a elaboração do teste de inteligência construído por Binet? 
Ecológica.
Inatista.
Sociointeracionista.
Interacionista.
Ambientalista.
http://v3.webcasters.com.br/Login.aspx?codTransmissao=312167&LoginExterno=urllogada@estacio.br&SenhaExterno=1234Gabarito Comentado.
viz-wcs.voxeldigital.com.br/?CodTransmissao=522937Gabarito Comentado.
4a Questão (Ref.: 201703997814)
Pontos: 0,0 / 0,1 
Ao adestrar seu cachorro, João tinha por intenção que o animal lhe trouxesse sempre uma bola quando atirada para longe. Para isso, ele se utilizou dos conceitos da Teoria Comportamental (Behaviorismo) para condicionar o comportamento de seu cão. Sabendo disso, julgue as afirmações abaixo como verdadeiras ou falsas.
A apresentação de um estímulo aversivo seria a melhor forma de reforçar o comportamento esperado. 
Para que o cachorro possa entender qual o comportamento esperado, João optou por reforçar os comportamentos aproximados (como ir em direção ao objeto, lamber o objeto, pegar o objeto com a boca etc) de modo que ele pudesse chegar progressivamente à resposta pretendida. 
Para que o cachorro aprenda o comportamento desejado, é importante, dentre outras ações, que João sempre reforce, em intervalo pequeno, a resposta que ele espera do animal e que ele diminua as possibilidades de erro no repertório comportamental do cão.
A forma de condicionamento indicada para modelar o comportamento do cão é o Condicionamento Respondente. 
5a Questão (Ref.: 201704224026)
Pontos: 0,1 / 0,1 
"Para que uma aprendizagem significativa possa acontecer, é necessário investir em ações que potencializem a disponibilidade do aluno para a aprendizagem, o que se traduz, por exemplo, no empenho em estabelecer relações entre seus conhecimentos prévios sobre um assunto e o que está aprendendo sobre ele." (PCN, 1998) A afirmação acima destacada, partindo de uma perspectiva construtivista, convida o professor a refletir que, ao iniciar uma nova situação de ensino-aprendizagem, devemos considerar que: 
O conhecimento prévio dos alunos constitui um amplo esquema de ressignificação, devendo ser mobilizado durante todo o processo de ensino-aprendizagem, pois a partir deles o indivíduo interpreta o mundo. 
Antes de qualquer nova situação de ensino, deve ser feita uma investigação extensa de todos os conhecimentos prévios que possam influenciar o objeto de estudo, devendo ser discutidos apenas no início de uma situação de ensino. 
Em geral, os conceitos prévios dos alunos são esquemas mentais alternativos, imperfeitos, incompletos e, por isso, devem, desde o primeiro momento, ser afastados do contexto da sala de aula e do ensino. 
A natureza da estratégia didática não influencia a disponibilização dos conhecimentos prévios dos estudantes. 
Todo conhecimento prévio surge do contexto social do estudante e, portanto, deve ser substituído por meio da transmissão clara e objetiva de novos materiais adequados de ensino.

Continue navegando