Buscar

Resenha Representações Sociais Jéssica

Prévia do material em texto

Resenha sobre o artigo
A representação social é o processo pelo qual se estabelece a relação entre o mundo e seus componentes. Toda representação social é a representação de algo ou alguém, é sempre a atribuição da posição que as pessoas ocupam na sociedade. Ela é uma elaboração psicológica que intervém no social, assim como este também intervém na elaboração. 
 Para Denise Jodelet, a representação social tem cinco características fundamentais: É sempre representação de um objeto; Tem sempre um caráter imagético e a propriedade de deixar intercambiáveis a sensação e a ideia, a percepção e o conceito; Tem um caráter simbólico e significante; Tem um caráter construtivo; Tem caráter autônomo e criativo.
 As representações sociais nascem no curso das variadas transformações que geram novos conteúdos. Durante essas metamorfoses, as coisas não apenas se modificam, são também vistas de um ponto mais claro. As pessoas tornam-se receptivas a manifestações que anteriormente lhe haviam escapado. Todas as coisas que nos tocam no mundo à nossa volta são tanto o efeito de nossas representações como as causas dessas representações.
 Dentro das representações existem processos, um deles é a ancoragem, que trata do enraizamento social da representação e de seu objeto, é a ancoragem que integra cognitivamente o objeto representado no sistema de pensamento preexistente e as transformações decorrentes. O outro é a objetificação, que transforma o abstrato em algo quase físico, ou seja, algo que existe no pensamento em algo que existe na natureza. Ambos os processos servem para familiarizar o desconhecido, mantendo os antigos e arrumando-os. Isso aciona mecanismos como classificação categorização, denominação e procedimentos de explicação.
 As representações sociais têm ligações com a linguagem, a ideologia, o universo simbólico, o imaginário social, a orientação de conduta e práticas sociais. Percebe-se então que não existe nada na representação que não esteja na realidade, exceto a própria representação.

Continue navegando