Buscar

DIREITO ADMINISTRATIVO II 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO ADMINISTRATIVO II
	Simulado: CCJ0011_SM_201301046868 V.1 
	Aluno(a): FRANCINEIDE FEITOSA DO MONTE
	Matrícula: 201301046868
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 17/10/2017 12:02:54 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201301134936)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB/CESPE) - Com relação à intervenção do Estado na propriedade, é correto afirmar que:
		
	
	os Estados não podem desapropriar bens do domínio da União Federal, mas podem desapropriar, independente de prévia autorização legislativa, bens do domínio dos Municípios.
	
	o prazo de caducidade do decreto expropriatório nas desapropriações por interesse social é de cinco anos, contados da data de sua expedição.
	
	os bens públicos, por serem imprescritíveis, não podem ser desapropriados
	
	a desapropriação de bens públicos efetiva-se sempre mediante justa indenização em títulos da dívida pública de emissão previamente aprovada pelo Senado Federal.
	 
	o prazo de caducidade do decreto expropriatório nas desapropriações por utilidade pública é de cinco anos, contados da data de sua expedição.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301821176)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XV EXAME DE ORDEM UNIFICADO No curso de obra pública, a Administração Pública causa dano em local compreendido por área de preservação permanente. Sobre o caso apresentado, assinale a opção que indica de quem é a responsabilidade ambiental.
		
	
	Trata-se de caso de responsabilidade subjetiva solidária de todos aqueles que contribuíram para a prática do dano, inclusive do agente público que determinou a prática do ato.
	 
	Em se tratando de área de preservação permanente, a Administração Pública responderá de forma objetiva pelos danos causados ao meio ambiente, independentemente das responsabilidades administrativa e penal.
	
	Em se tratando de área de preservação permanente, que legalmente é de domínio público, o ente só responde pelos danos ambientais nos casos de atuação com dolo ou culpa grave
	
	Em se tratando de dano ambiental cometido dentro de área de preservação permanente, a Administração Pública não tem responsabilidade, sob pena de confusão, recaindo sobre o agente público causador do dano, independentemente das responsabilidades administrativa e penal.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301709428)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação à Desapropriação confiscatória, marque a opção correta:
		
	 
	A desapropriação confiscatória não será indenizada em nenhuma hipótese.
	
	É garantida a prévia indenização ao proprietário em qualquer tipo de desapropriação realizada pelo Estado.
	
	O proprietário terá direito a indenização quando o plantio de culturas ilegais de plantas psicotrópicas for para uso pessoal e não destinado ao tráfico de entorpecentes.
	
	Nenhuma alternativa está correta.
	
	O direito constitucional de propriedade impede o confisco ou desapropriação de terras onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou trabalho escravo, sem a devida indenização.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301253680)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO
A desapropriação é um procedimento administrativo que possui duas fases: a primeira, denominada declaratória e a segunda, denominada executória. Quanto à fase declaratória, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Gera o direito à imissão provisória na posse e o impedimento à desistência da desapropriação.
	
	Acarreta a aquisição da propriedade pela Administração, gerando o dever de justa indenização ao expropriado.
	 
	Importa no início do prazo para a ocorrência da caducidade do ato declaratório e gera, para a Administração, o direito de penetrar no bem objeto da desapropriação.
	
	Implica a geração de efeitos, com o titular mantendo o direito de propriedade plena, não tendo a Administração direitos ou deveres.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301271932)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB-FGV-) Assinale a alternativa correta.
		
	 
	As desapropriações de imóveis urbanos serão feitas com prévia e justa indenização. No entanto, caso o imóvel não esteja cumprindo sua função social, poderá o Poder Público Municipal, após a aplicação de outras medidas previstas na Constituição Federal, desapropriar o imóvel com pagamento mediante títulos da dívida pública de emissão prévia, aprovada pelo Senado Federal, com prazo de resgate de até 10 anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenização e os juros legais.
	
	Segundo jurisprudência dos Tribunais Superiores, a imissão provisória do Poder Público no bem, em procedimento expropriatório, na desapropriação por utilidade pública, é inconstitucional à luz da Constituição Federal de 1988.
	
	O decreto que declarar o imóvel como de interesse social, para os fins de reforma agrária, autoriza desde já ao Município propor a ação de desapropriação.
	
	Segundo comando constitucional, nos casos de "desapropriação confisco", as terras desapropriadas devem integrar, de forma permanente, o patrimônio do ente federativo expropriante, que deverá utilizá-las para o cultivo de produtos alimentícios e medicamentosos.
	
	A declaração expropriatória, nas desapropriações por utilidade pública, é o marco para a indenização das benfeitorias necessárias. Essas serão indenizadas se realizadas até a data da publicação da declaração.

Outros materiais