Buscar

Avaliando ACF

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502993892)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A aferição da pressão arterial (PA) requer preparação do paciente e escolha do material adequado. Qual condição a seguir não impede de obtermos valores normais/reais da PA.
		
	
	O paciente está com a bexiga cheia.
	
	O paciente está com as pernas cruzadas
	
	O paciente está de pé.
	 
	O paciente está de repouso a cerca de 10 minutos
	
	O paciente fumou ou bebeu café ou outros estimulantes há menos de 30 minutos
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502506959)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante a coleta da história clínica após a paciente ter referido sua queixa principal, a mesma falou também sobre outras intercorrências em sua história: refere ter  feito cirurgia de mama há aproximadamente 8 meses para retirada de  tumor  benigno,  fez lipoaspiração,  tem  sinusite,  e fez cirurgia de vesícula. Essas informações fazem parte da:
		
	
	História familiar (HF)
	
	História da doença atual (HDA)
 
	 
	História patológica pregressa (HPP)
 
 
	
	História social (HS)
 
	
	Queixa principal (QP)
 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502017471)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A goniometria e o teste de força muscular manual são condutas corriqueiras e imprescindíveis na avaliação física do sistema osteomioarticular, na prática da fisioterapia. Ambas vão revelar alterações importantes no movimento articular e na força muscular de indivíduos que se submetem a tal avaliação. Quanto ao teste manual de força muscular:
		
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	É o método mais amplamente utilizado no exame físico da avaliação clínica da força muscular.
	
	Destina-se a avaliar a capacidade de o músculo desenvolver tensão contra uma resistência.
	
	Embora seje muito utilizado, é de duvidosa confiabilidade quando realizada por diferentes fisioterapeutas, que poderão utilizar diferentes técnicas.
	
	Alguns fatores anatômicos devem ser controlados durante a realização do teste, tais como o posicionamento do paciente, a estabilização, o ponte de aplicação da força.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502896118)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A medida da pressão arterial é um procedimento fundamental na prática clínica e pode ser realizada por profissionais de saúde. Em relação a esse assunto julgue os itens abaixo em verdadeiros (V) ou falsos (F). ( ) A medida indireta da pressão arterial, realizada normalmente por profissionais de saúde, utiliza um esfigmomanômetro e um estetoscópio. ( ) O braço do paciente deve estar sempre acima do nível do coração no momento da aferição. ( ) O primeiro som de Korotkoff indica a pressão arterial sistólica, sendo que o último som indica a pressão arterial diastólica. ( ) A pressão arterial de um indivíduo adulto (acima de 18 anos) é considerada normal quando a pressão arterial sistólica estiver entre 130 e 140 mmHg. Assinale a alternativa que corresponde, na mesma ordem, às respostas do julgamento dos itens acima;
		
	 
	FFVV
	
	VFVF
	
	VVFF
	
	FVFV
	
	VFFV
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502509316)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre "Avaliação da Fisioterapia", marque a afirmação INCORRETA. (Concurso - Agente Fiscal Fisioterapeuta - CREFITO 7 )
		
	
	Durante a entrevista, o Fisioterapeuta deve extrair do paciente sua visão pessoal da doença, e o que é visto pelo paciente como principal problema no momento;
	 
	O Fisioterapeuta deve começar a avaliação já com as metas terapêuticas para adiantar os procedimentos em função do restabelecimento do paciente;
	
	O Fisioterapeuta precisa revisar cuidadosamente o prontuário de seu paciente, e conferenciar com todos os outros profissionais envolvidos nos cuidados do enfermo, para que fiquem assegurados seus planos e metas terapêuticas;
	
	Nos estágios agudo e subagudo, o paciente está, na maioria das vezes, preocupado com a dor, que deve ser avaliada em termos de sua localização, duração e intensidade, juntamente com outros sinais de inflamação: calor, rubor e edema. Nos estágios crônicos, os indivíduos estão usualmente mais envolvidos com a perda da função, deformidade e prevenção de deteriorações futuras.
	
	O tratamento qualificado do indivíduo com artrite reumatóide envolve uma equipe multidisciplinar;
	1a Questão (Ref.: 201502716898)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No preenchimento da ficha de avaliação encontramos o tópico exame físico formado pela inspeção e palpação. Na Inspeção podemos observar:
		
	 
	Trofismo, edema, Deformidade e força muscular
	
	Creptação audível, ADM passiva e ativa e Marcha
	
	Deformidade, Temperatura, Tônus e ADM ativa
	 
	Cicatriz, Deformidade, Marcha e Trofismo
	
	Trofismo, Tônus, ADM passiva e Temperatura
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501986771)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A respeito do Exame físico clássico, é (são) verdadeira (s):
		
	 
	Ao se realizar a movimentação passiva e detectar hipermobilidade sem dor podemos estar diante de espasmo muscular ou lesão capsular.
	 
	Ausculta pulmonar consiste em um método semiológico básico no exame físico dos pulmões realizada com o auxílio de um estetoscópio.
	 
	Por meio da Percussão é possível detectar a presença de dor, alteração de sensibilidade, temperatura e alteração de tônus muscular
	 
	Testes como os de coordenação, equilíbrio e testes especiais constituem-se medidas observadas em um exame físico.
	 
	Na Inspeção Torácica observamos a estática e dinâmica do tórax, bem como a freqüência respiratória.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503036618)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dor irradiada para a região posterior da coxa e perna, postero-lateral do pé e lateral dos dedos com fraqueza e/ou atrofia dos músculos gastrocnêmio e solear e diminuição ou abolição do reflexo aquileu; Identifique o dermátomo correspondente ao enunciado:
		
	 
	d) L3
	 
	b) C7
	 
	a) T3
	 
	c) L5-S1
	 
	e) S4-S5
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503019189)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	À avaliação de quadros de edema intra articular do joelho, o fisioterapeuta usa da avaliação clinica para ajudar no diagnóstico. Marque a opção correta para o exame clínico que detecta tal alteração:
		
	
	
	Exame de imagem ; Inspeção
	
	Artroscopia; Palpação
	
	Teste Especial ;HMA
	
	Palpaçãp; HMP
	
	Inspeção; Palpação
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501995509)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com o modelo patocinesiológico, uma doença tal como artrite reumatóide, provoca lesões nos componentes ósseos, em conseqüência das alterações degenerativas que ocorrem nas articulações. Ainda de acordo com o modelo patocinesiológico podemos afirmar que: I - Leva a limitações da função, bem como, em muitos casos, à deficiência; II - Em decorrência da ação recíproca, as identificações das alterações secundarias que se manifestam em cada um dos sistemas é tão importante quanto a compreensão do efeito primário que a patologia exerce sobre os componentes do sistema; III - Leva a incapacidade do Sistema Nervoso para recrutar unidades motoras e impulsiona-las em freqüência elevadas; IV - Leva a modificação das necessidades metabólicas durante a atividade e como conseqüência alteração do condicionamento aeróbico
		
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	As alternativas II e IV estão corretas
	
	Estão corretas: I, II e IV
	
	Estão corretas: I, II e III
	
	Apenas a alternativa II está correta

Continue navegando