Buscar

Avaliando 1 2 3 ACF

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201501716826)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um conjunto de dados exibidos na face do paciente, resultante dos traços anatômicos associados à expressão fisionômica constitui o que chamamos de fácies. Está correto afirmar que avaliar o tipo de fácies que o paciente apresenta implica que:
		
	
	É pouco provável que a expressão do olhar, os movimentos de asas do nariz e a posição da boca expressem algum diagnóstico.
	
	Embora a tipologia da fácies relacione-se a alguma alteração é improvável que somente por esta avaliação se chegue a algum diagnóstico.
	
	O exame do tipo de fácies não se faz necessário, uma vez que a maioria dos exames complementares é oportuna para predizer o que o paciente apresenta.
	
	Os elementos estáticos constituem-se elementos essenciais para interpretação de um tipo de face característico de uma patologia.
	 
	Certas doenças imprimem na face traços característicos, e alguns diagnósticos nasce dessa observação.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201501738034)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Durante a coleta da história clínica após a paciente ter referido sua queixa principal, a mesma falou também sobre outras intercorrências em sua história: refere ter feito cirurgia de mama há aproximadamente 8 meses para retirada de tumor benigno, fez lipoaspiração, tem sinusite, e fez cirurgia de vesícula. Essas informações fazem parte da:
		
	
	História da doença atual(HDA)
	 
	História patológica pregressa(HPP)
	
	História clínica
	
	História Familial
	
	Queixa principal(QP)
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502235640)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Durante a coleta da história clínica após a paciente ter referido sua queixa principal, a mesma falou também sobre outras intercorrências em sua história: refere ter feito cirurgia de mama há aproximadamente 8 meses para retirada de tumor benigno, fez lipoaspiração, tem sinusite, e fez cirurgia de vesícula. Essas informações fazem parte da:
		
	
	Queixa principal(QP)
	
	História clínica
	
	História da doença atual(HDA)
	 
	História patológica pregressa(HPP)
	
	História Familial
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201501747420)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Durante a técnica de palpação do quadril e dos músculos associados, o fisioterapeuta deve observar possível presença de dor à palpação, temperatura, espasmo muscular ou outros sinais e sintomas. É correto afirmar que um dos pontos específicos para análise na face posterior corresponde:
		
	
	EIAS
	
	Fácia do m. íleo psoas
	
	Púbis
	
	Tendão proximal do m. sartório
	 
	Nervo ciático
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201501747426)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A goniometria e o teste de força muscular manual são condutas corriqueiras e imprescindíveis na avaliação física do sistema osteomioarticular, na prática da fisioterapia. Quanto a goniometria pode-se afirmar:
		
	
	Cada articulação tem uma amplitude normal dos ângulos e é importante o conhecimento dessas medidas para que se possa identificar alterações nas amplitudes articulares.
	
	Alguns fatores influenciam na precisão da medida como a qualidade do goniômetro, o procedimento utilizado e a utilização do movimento ativo ou passivo.
	
	As medidas feitas através da goniometria são confiáveis quando tomadas pelo mesmo fisioterapeuta e passam a ser duvidosa, quando tomadas por mais de um fisioterapeuta.
	
	As medidas devem ser sempre comparadas com o lado contra-lateral, se esse estiver são, assim estabelecendo um parâmetro de normalidade.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	1a Questão (Ref.:201502633827)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A avaliação e tratamento da fraqueza muscular é uma habilidade de rotina em fisioterapia. Existem algumas escalas ou sistemas de avaliação utilizados pelos fisioterapeutas para o registro da força muscular quando necessário (Escala de Kendall). O Teste Muscular Manual utiliza como variáveis de avaliação:
		
	
	Tônus muscular - ação contra a gravidade - resistência manual.
	
	Amplitude do arco de movimento - tônus muscular - ação contra a gravidade.
	
	Amplitude do arco de movimento - ação contra a gravidade - plano eixo de movimento.
	 
	Amplitude do arco de movimento - ação contra a gravidade - resistência manual.
	
	Tônus muscular - ação contra a gravidade - plano e eixo de movimento.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201501716744)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Goniométrica é uma das técnicas mais utilizadas para mensurar amplitude de movimento articular. Durante a mensuração o fisioterapeuta deve observar: a) posição ideal do paciente; b) amplitude normal do movimento articular; c) posição do eixo; d) posição do braço fixo e, e) posição do braço móvel. Com base nessa seqüência, assinale a alternativa correta para medição da amplitude de FLEXÃO DO OMBRO.
		
	
	De pé, ou deitado em decúbito ventral, ADM esperada de 0-180 º; eixo látero-lateral da articulação glenoumeral; braço fixo na linha axilar média do tronco, apontando para o trocanter maior do fêmur e móvel na superfície lateral do corpo do úmero.
	
	Sentado, ADM normal esperada 0-90º; eixo próximo ao acrômio; braço fixo na linha axilar média do tronco, apontando para o trocanter maior do fêmur; e móvel na superfície lateral do corpo do úmero voltado para o epicôndilo lateral.
	
	Sentado, ADM normal esperada 0-180º; eixo próximo ao acrômio; braço fixo na superfície lateral do corpo do úmero; e móvel na linha axilar média do tronco.
	
	Sentado, em pé, ou deitado em decúbito ventral, ADM esperada de 0-45 º; eixo látero-lateral da articulação glenoumeral; braço fixo na linha axilar média do tronco, apontando para o trocanter maior do fêmur e móvel na superfície lateral do corpo do úmero voltado para o epicôndilo lateral.
	 
	Sentado, ADM normal esperada 0-180º; eixo próximo ao acrômio; braço fixo na linha axilar média do tronco, apontando para o trocanter maior do fêmur; e móvel na superfície lateral do corpo do úmero voltado para o epicôndilo lateral.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502785866)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	STS praticava futebol quando recebeu uma forte entrada do adversário. O trauma provocou uma entorse grave em seu joelho direito. No dia seguinte o paciente foi ao hospital, onde o médico informou que a articulação estava inflamada. São sinais da presença de inflamação?
		
	
	Febre, dor e inchaço
	
	Edema, febre e rubor
	 
	Dor, perda da função e rubor
	
	Calor local, edema e cianose
	
	Perda de função, cãibra e latejamento
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201501725465)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com o modelo patocinesiológico, uma doença tal como artrite reumatóide, provoca lesões nos componentes ósseos, em conseqüência das alterações degenerativas que ocorrem nas articulações. Ainda de acordo com o modelo patocinesiológico podemos afirmar que: I - Leva a limitações da função, bem como, em muitos casos, à deficiência; II - Em decorrência da ação recíproca, as identificações das alterações secundarias que se manifestam em cada um dos sistemas é tão importante quanto a compreensão do efeito primário que a patologia exerce sobre os componentes do sistema; III - Leva a incapacidade do Sistema Nervoso para recrutar unidades motoras e impulsiona-las em freqüência elevadas; IV - Leva a modificação das necessidades metabólicas durante a atividade e como conseqüência alteração do condicionamento aeróbico
		
	
	As alternativas II e IV estão corretas
	
	Estão corretas: I, II e III
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Estão corretas: I, II e IV
	
	Apenas a alternativa II está correta
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502232893)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente 60 anos, sexo masculino, deu entrada em uma clínica de fisioterapia para reabilitação de pós-operatóriode artroplastia total de quadril após sofrer queda da própria altura com fratura do colo do fêmur. No exame físico o Fisioterapeuta observou que o paciente só conseguia realizar abdução de quadril em decúbito dorsal e que quando colocado em decúbito lateral não realizava este movimento. Qual o grau de força deste paciente? Qual o músculo avaliado? Marque a alternativa CORRETA.
		
	
	Grau 2 / Semitendíneo
	 
	Grau 2 / Glúteo Médio
	
	Grau 1 / Semimembranáceo
	
	 Grau 4 / Reto femoral
	
	Grau 3 / Latíssimo do Dorso
	1a Questão (Ref.:201502224701)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Durante o exame físico são seguidas etapas simples e essenciais para uma boa investigação. A respeito do exame físico clássico, assinale a(s) opção correta(s):
		
	
	Durante a inspeção deve-se observar textura, formato, mobilidade, contorno e simetria do corpo.
	 
	A palpação é utilizada para discriminar texturas, dimensões, consistências e temperatura.
	
	É indicado durante a técnica de ausculta que se pressione contra a parede muito fortemente para se obter um som mais audível.
	
	Na percussão alguns sons podem ser ouvidos diretamente com o ouvido, e outros por utilização de um estetoscópio.
	
	A ausculta é uma técnica utilizada para determinar o tamanho, formato e densidade do tecido por meio dos sons criados por vibração.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201501747424)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A avaliação respiratória se inicia na verificação dos sinais vitais onde observaremos a frequência respiratória (FR). A forma correta de se aferir tal variável é contarmos quantas respirações (inspiração e expiração) o paciente executa dentro de um (1) minuto. Valores abaixo de 10 ipm classificamos como:
		
	 
	Bradipnéia.
	
	Taquipnéia
	
	Hipotensão arterial.
	
	Taquicardia
	
	Bradicardia
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201502252912)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O exame neurológico faz parte da anamnese e do exame físico geral do paciente, que realizamos na prática clínica. Durante a anamnese devem ser observadas as condições do meio ambiente do paciente, de seus comportamentos emocional, físico e cognitivo. De acordo com a avaliação neurológica, responda a alternativa correta:
		
	
	O paciente com escala de coma de glasgow grau 8 apresenta um trauma moderado.
	
	Dismetria e Disdiadococinesia são alterações encontradas na avaliação da sensibilidade.
	
	A coordenação é testada apenas na forma dinâmica.
	
	Morfoagnosia é a incapacidade de distinguir a estrutura material do objeto.
	 
	Esterognosia é a habilidade de reconhecer e identificar as formas e os contornos dos objetos.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201502231144)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O exame físico é a parte integrante da consulta do fisioterapeuta, fazendo parte do processo de avaliação dos pacientes. Ao percutir o tórax anteriormente, o som a ser ouvido em um pulmão sem alterações intersticiais é:
		
	
	Som Submaciço.
	
	Som maciço.
	
	Som Timpânico
	 
	Som claro pulmonar.
	
	Ruídos adventícios
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201502277990)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A avaliação da força muscular respiratória pode ser feita por meio da manovacuometria. Essa avaliação permite a obtenção de quais variáveis?
		
	 
	Pressão inspiratória máxima e Pressão expiratória máxima
	
	Pressão inspiratória máxima e Capacidade vital forçada
	
	Pressão expiratória máxima e Volume corrente
	
	Pressão transdiafragmática e Capacidade vital forçada
	
	Volume corrente, Volume minuto e capacidade vital

Continue navegando