Buscar

Ciencias Sociais AA3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Simulado: CCJ0001_SM_
	Aluno(a): LUCIANO PASTOR
	Matrícula: 2
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 15/11/2017 15:31:16 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201708665048)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Zygmunt Bauman, a Sociologia é constituída por um conjunto considerável de conhecimentos acumulados ao longo da história. Pode-se dizer que a sua identidade forma-se na distinção com o chamado senso comum. Considerando que a Sociologia estabelece diferenças com o senso comum e estabelece uma fronteira entre o pensamento formal e o senso comum, é correto afirmar que
		
	
	a Sociologia se distingue do senso comum por fazer afirmações corroboradas por evidências não verificáveis, baseadas em ideias não previstas e não testadas.
	
	o pensar sociologicamente caracteriza-se pela descrença na ciência e pouca fidedignidade de seus argumentos. O senso comum, ao contrario, evita explicações imediatas ao conservar o rigor científico dos fenômenos sociais.
	
	pensar sociologicamente é não ultrapassar o nível de nossas preocupações diárias e expressões cotidianas, enquanto o senso comum preocupa-se com a historicidade dos fenômenos sociais.
	
	o pensamento sociológico se distingue do senso comum na explicação de alguns eventos e circunstâncias, ou seja, enquanto o senso comum se preocupa em analisar e cruzar diversos conhecimentos, a Sociologia se preocupa apenas com as visões particulares do mundo.
	 
	um dos papéis centrais desempenhados pela Sociologia é a desnaturalização das concepções ou explicações dos fenômenos sociais, conservando o rigor original exigido no campo científico.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708077260)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na questão abaixo, aparecem duas afirmativas ligadas pela expressão UMA VEZ QUE.
O Positivismo de Augusto Comte, compreende não só uma corrente de pensamento, mas também, e simultaneamente, uma determinada concepção da história da humanidade e uma proposta de reforma da sociedade através do lema ordem e progresso
UMA VEZ QUE
pela lei dos três estados, o autor imaginava ser possível uma classificação das sociedades a partir de sua diversidade cultural e especificidade histórica.
Marque:
		
	
	Se as duas afirmativas forem verdadeiras e a segunda explicar a primeira.
	
	Se as duas afirmativas forem falsas e não se explicarem.
	
	Se a primeira alternativa for falsa e a segunda verdadeira.
	
	Se as duas afirmativas forem verdadeiras e a segunda não explicar a primeira.
	 
	Se a primeira afirmativa for verdadeira e a segunda for falsa.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708666693)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A cultura é uma característica essencialmente humana, mas nem todas as sociedades apresentam formas e padrões culturais idênticos. A partir da afirmação acima, assinale a alternativa incorreta.
		
	 
	Os povos que não tiveram contato com outras culturas mantêm-se inalterados ao longo do tempo, pois a cultura tem por característica ser estática.
	
	Os povos que não tiveram contato com outras culturas alteram-se ao longo do tempo, pois a cultura tem por característica ser dinâmica.
	
	A diferença entre culturas pode ser percebida não apenas quando comparamos culturas distintas, mas também ao observarmos, no interior das culturas, os grupos e segmentos diversos que dela fazem parte
	
	A tolerância e aceitação da diferença permite compreender de forma mais adequada as culturas diferentes da nossa a partir de um ponto de vista não etnocêntrico
	
	Compartilhar valores e códigos é essencial para a definição e compreensão de uma cultura, mas isso não significa que a cultura seja homogênea e que os indivíduos participem dela sempre da mesma forma.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708669204)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para a questão que segue, leia as assertivas abaixo: I. É reflexivo, mas, estando limitado pela familiaridade com o objeto, não pode ser reduzido a uma formulação geral. A característica de assistemático baseia-se na "organização" particular das experiências próprias do sujeito cognoscente, e não em uma sistematização das idéias, na procura de uma formulação geral que explique os fenômenos observados, aspecto que dificulta a transmissão de pessoa a pessoa, desse modo de conhecer. É verificável, visto que está limitado ao âmbito da vida diária e diz respeito àquilo que se pode perceber no dia-a-dia. II. É sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de idéias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos. Possui a característica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses) que não podem ser comprovadas não pertencem ao seu âmbito de análise e reflexão. Constitui-se em conhecimento falível, em virtude de não ser definitivo, absoluto ou final e, por este motivo, é aproximadamente exato: novas proposições e o desenvolvimento de técnicas podem reformular o acervo de teoria existente. III. Parte do princípio de que as "verdades" tratadas são infalíveis e indiscutíveis, por consistirem em "revelações" da divindade (sobrenatural). A adesão das pessoas passa a ser um ato de fé, pois a visão sistemática do mundo é interpretada como decorrente do ato de um criador divino, cujas evidências, não são postas em dúvida nem sequer verificáveis. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os tipos de conhecimentos ilustrados acima:
		
	
	I - Senso comum / II - Filosófico / III ¿ Científico
	 
	I - Senso comum / II ¿ Científico / III - Religioso
	
	I - Senso comum / II ¿ Marxista / III - Religioso
	
	I - Senso comum / II - Religioso / III - Científico
	
	I ¿ Religioso / II - Religioso / III - Científico
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708077535)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	"Aos inimigos, a lei!" O velho ditado popular brasileiro "aos inimigos a lei, aos amigos tudo!"- é revelador de uma lógica que informa que aos adversários basta o tratamento generalizante e impessoal da lei, a eles aplicada sem nenhuma distinção e consideração, isto é, sem atenuantes. Mas, para os amigos, tudo, inclusive a possibilidade de tornar a lei irracional, por não se aplicar evidentemente a eles. No sistema social brasileiro, então, a lei universalizante e igualitária é utilizada frequentemente para servir como elemento fundamental de sujeição e de diferenciação política e social. Em outras palavras, as leis só se aplicam aos cidadãos comuns, anônimos e nunca aos "poderosos". Porém, nos últimos anos, isso tem mudado de forma radical. (...) Quantas CPIs e investigações de notórios homens públicos! Para aqueles que achavam que tudo está como sempre esteve e sempre deveria estar... ondas arrastam retrógrados pensamentos e comportamentos, trazendo brisa nova para a nossa sociedade. (Roberto Da Matta, O Globo, 14/02/2006). "
Marque a alternativa correta no que se refere à análise do texto acima:
		
	
	O autor diz que a dominação legal não pode se instituir no Brasil por causa da força das tradições culturais e da forma de poder personalizado.
	 
	O texto se refere à forma de exercer o poder na sociedade brasileira que é aquela que Max Weber identifica como tradicional, baseada na pessoalidade das relações sociais.
	
	A forma de dominação de que o texto fala pode ser identificada como sendo a carismática já que as pessoas seguem um líder pela força de atração de seu carisma pessoal.
	
	O texto se refere à forma de exercer o poder na sociedade brasileira que é aquela que Max Weber identifica como tradicional, baseada na impessoalidade das relações sociais.
	 
	O texto se refere à forma de exercer o poder na sociedade brasileira que é aquela que Max Weber identifica como racional-legal, baseada na pessoalidade das relações sociais.

Outros materiais