Buscar

Psicodrama

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá 
Campus Sulacap
TÓPICO ESPECIAL EM PSI E PREV E PRO DE SAUDE I
PSICODRAMA
Ana Maria Sena dos Santos: 201308257732
Camila dos Santos Coelho - 201301453498
Fernanda de Ataíde Senna Vieira – 201301439665
Professora: Glaucia Braga
Rio de Janeiro, 17 Abril de 2017.
Introdução
 O presente trabalho fora solicitado pela Orientanda Glaucia Braga como avaliação de AV1, visando abordar algumas das Técnicas do Psicodrama.
O Psicodrama é uma modalidade de terapia psicológica, que fora introduzida por Jacob Levy Moreno, capaz de modificar o comportamento das pessoas através do teatro, da representação. É um processo que pode auxiliar no resgate às diversas possibilidades de criatividade e ação no sujeito, na qual este deve representar seus acontecimentos e emoções, procurando exprimi-los como se estivesse vivenciando em tempo presente.
Técnicas utilizadas
Espelho da relação
Esta é uma técnica onde utilizamos o princípio do espelho e o terapeuta fala e se expressa como se fosse à relação e “dando voz” a ela. 
Inversão de papéis
Essa provavelmente é uma das técnicas clássicas muito utilizadas num processo clínico. Propicia além da vivência do papel do outro, o emergir de dados sobre o próprio papel que, sem este distanciamento, não seria possível. Consiste em assumir o papel do outro como ele o percebe na sua presença. Funciona para pessoas que estejam de alguma forma intimamente ligadas entre si (família, amigos, colegas de trabalho, etc.).
Para Moreno os indivíduos vivem o seu papel e o desta pessoa simultaneamente, aumentando a sua compreensão acerca da outra pessoa (p.ex. pai e filho). Isto permite que as pessoas percebam não só as ações da outra pessoa, como também as suas, clareando mal-entendidos, injustiças, etc., e permitindo uma aproximação.
As informações colhidas nessa técnica se prestam a várias funções: saber melhor como o paciente se sente visto pelo papel complementar; enxergar uma nova verdade através da tomada do ponto de vista do outro; responder para si mesmo as perguntas que tem por fazer ao papel complementar.
Esta técnica também pode fornecer uma imagem de si mesmo como em um espelho, para atingir também neste caso uma visão que exibe melhor a si mesmo através dos olhos de outra pessoa. A inversão de papéis pode de fato ser muito útil para desenvolver relações dentro dos grupos de qualquer tipo.
Esta técnica é muito usada na terapia de casal e família sempre com o objetivo citado acima favorecendo a comunicação e percepção do outro. Geralmente pedimos a um dos membros do sistema presente que se sente na cadeira da Tribuna Livre e fale como se fosse alguma outra pessoa presente durante a entrevista com o terapeuta.
Conclusão 
 Compreende-se que o Psicodrama busca promover estados espontâneos, discriminar e integrar, com certa harmonia, o individual com o coletivo, o mundo interno com a realidade compartilhada. Possibilita ao cliente lidar melhor com sua intimidade frente a um público numa relação mais próxima das relações da vida real, diminuindo a distância entre o vivenciar terapêutico e o vivenciar real.
Referências Bibliograficas:
https://www.infopedia.pt/$psicodrama
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110320111707AAnsFBh
https://psicologado.com/abordagens/psicodrama/uma-compreensao-sobre-o-psicodrama
https://terapiapsicodramatica.wordpress.com/o-que-e-psicodrama/
https://axiodrama.wordpress.com/2014/11/06/metodos-e-tecnicas-do-psicodrama/
https://www.psicologiamsn.com/2013/06/o-que-e-psicodrama.html

Continue navegando