Buscar

transgênicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FISIOTERAPIA 2017.2
Alunas:
DIANE MANHÃES
LAÍS ANDRADE
JOYCE LEOCÁDIO
ELLEN APARECIDA
LORHANA DE PAULA
ANDRESSA DA CONCEIÇÃO
GENÉTICA - TRANSGÊNICOS
SABEMOS QUE...
TRANSGÊNICOS
Todo organismo que, através de técnicas de engenharia genética, contém materiais genéticos de outros organismos é denominado transgênico. 
A transgenia, a geração de transgênicos, visa criar organismos com características novas ou melhoradas relativamente ao organismo original: por meio da manipulação genética, combinam-se características de um ou mais organismos de uma forma que provavelmente não aconteceria na natureza, podendo ser combinados, por exemplo os DNAs de organismos que não se cruzariam por métodos naturais.
QUANDO SURGIRAM OS TRANSGÊNICOS?
PONTOS POSITIVOS
PONTOS NEGATIVOS
Aumento da produção;
Mais resistência à pragas( vírus, fungos, bactérias e insetos);
Resistência aos agrotóxicos;
Aumento do conteúdo nutricional; Maior durabilidade e tempo de estocagem.
A seleção natural tende a ser maior nas plantas que não são transgênicas;
Eliminações de populações naturais de insetos, animais e outras espécies de plantas;
Aumento de reação alérgica em determinadas pessoas.
Eles surgiram na década de 1970, quando foi criada a técnica do DNA recombinante e a engenharia genética produziu um filhote comercial: insulina humana feita por bactérias modificadas, com menor taxa de rejeição entre os diabéticos.
ALIMENTOS TRANSGÊNICOS
São alimentos cuja semente foi modificada em laboratório, com o objetivo de melhora da qualidade e aumento da produção e da resistência às pragas (insetos, fungos, vírus, bactérias e outros) e herbicidas.
A manipulação genética destas sementes é obtida através de diversas técnicas, cada qual produzindo um resultado específico: em algumas técnicas, nos embriões das plantas são inseridos fragmentos de DNA de bactérias, vírus ou fungos que contêm genes que codificam a produção de herbicidas. As plantas assim modificadas produzem as toxinas contra as pragas da lavoura, não necessitando de certos agrotóxicos. Outras são feitas resistentes a certos agrotóxicos, para que estes sejam usados em lavouras onde é preciso exterminar outro tipo de vegetal, como ervas daninhas, sem afetar o resto da produção.
PRINCIPAIS ESPÉCIES MODIFICADAS
COMO PRODUZIR UM TRANSGÊNICO
TRANSGÊNICOS PELO MUNDO
O FUTURO DOS TRANSGÊNICOS
CRISPR 
É uma nova ferramenta de edição de genoma que pode transformar esse campo da biologia, e um recente estudo feito em embriões humanos geneticamente modificados pode ajudar a transformar essa promessa em realidade.
Uma explicação rápida para isso é que a CRISPR permite que cientistas modifiquem genomas com uma precisão nunca antes atingida, além de eficiência e flexibilidade. Os últimos anos foram cheios de conquistas para a CRISPR, que criou macacos com mutações programadas e também evitou a infecção do HIV em células humanas.
CRISPR
A CRISPR é uma parte do sistema imunológico bacteriano, que mantém partes de vírus perigosos ao redor para poder reconhecer e se defender dessas ameaças durante os próximos ataques. A segunda parte desse mecanismo de defesa é um conjunto de enzimas chamadas Cas (proteínas associadas à CRISPR), que podem cortar precisamente o DNA e eliminar vírus invasores. Convenientemente, os genes que codificam para o Cas são sempre os que estão próximos às sequências CRISPR.
CONCLUÍMOS QUE...
Os materiais transgênicos são aqueles que contém materiais genéticos de outros organismos, para funcionarem como inseticidas naturais, resistirem a um determinado tipo de herbicida ou para fins científicos. 
Os alimentos transgênicos podem aumentar a produtividade e até os deixar mais baratos mas por outro lado existem as consequências que esses alimentos podem causar como riscos ambientais.
 Ainda não se tem uma grande noção do que se pode acontecer, mas os pesquisadores afirmam que é perigoso por não se saber seus efeitos sobre a saúde humana nem o impacto que pode causar ao meio ambiente, por isso a comercialização de transgênicos é polêmica. Existem alguns países que essa comercialização de alimentos transgênicos é proibida, exemplo disso é o Japão. 
Portanto é muito importante divulgar as informações necessárias que contém um alimento transgênico para melhor utilização e informação para o consumidor pois o mesmo tem o direito de saber o que está consumindo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
https://www.significados.com.br/transgenicos/
http://www.cultivando.com.br/o-que-sao-transgenicos/
https://www.youtube.com/watch?v=noZ3xOJn1JM&feature=youtu.be
http://www.wikiwand.com/pt/CRISPR/Cas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando