Buscar

Células do sistema imune

Prévia do material em texto

Ataque e defesa
Células do Sistema imune: 
Leucócitos: células produzidas na medula óssea, como os linfócitos. São responsáveis pela maioria das funções imunes. 
A linhagem mielóide dá origem aos fagócitos mononucleares, células dendríticas e mastócitos, a partir de uma célula pluripotente. Enquanto que a linhagem linfoide dará origem aos linfócitos. 
Granulocíticos: 
Neutrófilos: Células encontradas na corrente sanguínea que realiza fagocitose e opsonização. Apresentam-se nas fases iniciais da infecção e geralmente morrem após a fagocitose, originando o pus. 
Eosinófilos: Células encontradas no sangue, que atuam no ataque de organismos grandes demais para serem fagocitados, como helmintos, além de processos alérgicos. Realizam ADCC (Toxicidade dependente de anti-corpos, significa que o eosinófilo ataca e libera substâncias tóxicas quando determinado corpo encontra-se rodeado de anti-corpos específicos) com o MBP (Proteína Básica Principal).
Basófilos: Tem ação similar aos mastócitos, liberando histamina e heparina. 
Mastócitos: Não são encontrados na corrente sanguínea e liberam histamina e heparina. Além disso, possuem receptores de IgE e IgG, PAMPs e proteínas do Sistema complemento.
Agranulocíticos
Macrófagos: São a forma diferenciada dos monócitos nos tecidos, possuem função fagocítica e não podem ser encontrados na corrente sanguínea. 
Células dendríticas: São APCs e estão bem distribuídas na corrente sanguínea, tecidos linfáticos e órgãos. Além disso, são capazes de reconhecer PAMPs e secretar citocinas. 
Linfócitos B: São produzidos e maturados dentro da medula óssea, responsáveis pela produção de anticorpos e manutenção de um sistema de memória. Existem linfócitos B da zona marginal e linfócitos B-1 ( estes são diferenciados, pois tem pouca especificidade e por isso são incluídos o sistema inato). 
Linfócitos TCD4+ : São produzidos na medula óssea e maturados no timo. Além disso, são responsáveis por estimular a ação de linfócitos B. 
Linfócitos TCD8+: Destroem células já infectadas pelo organismo invasor. 
Linfócito NK: São células da imunidade inata que reconhecem e destroem células infectadas ou danificadas por patógenos. São encontradas no sangue e no baço e secretam citocinas como o IFN-gama, que ativa macrófagos. 
Atual liberando perforina que cria poros na membrana da célula e facilita a entrada da granzima que induz a célula à apoptose. 
Linfócitos T inibidores: Atuam de forma contrária aos outros, atrapalhando as ações do sistema. São comuns como forma natural de amenizar doenças autoimunes. 
Linfócitos Naive: São maduros, porém virgens por nunca terem entrado em contato com um antígeno. Estão em Go, latentes. Sua manutenção é feita pela IL-7 e TNF, porém morrem se não estimulados por um antígeno.

Continue navegando