Buscar

Mapa Conceitual- Politica Nacional de Humanização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade de Ciências da Saúde
Curso de Fisioterapia
Fisioterapia em Saúde Coletiva- Política Nacional de Humanização (PNH)1. Cruzar diferentes saberes entre a prática de saúde e a experiência daquele que é assistido para juntos produzir saúde de forma mais corresponsável.
2. Trabalhadores e usuários devem buscar conhecer e participar de decisões da gestão de saúde e também se corresponsabilizar pelos cuidados de si nos tratamentos oferecidos pela rede de saúde.
3. Este princípio visa um SUS mais humanizado capaz de reconhecer cada pessoa como legítima cidadã de direitos e valoriza e incentiva sua atuação na produção de saúde.
1. Transversalidade.
2. Indissociabilidade entre atenção e gestão.
3. Protagonismo, Corresponsabilidade e Autonomia dos sujeitos e coletivos.
Princípios
PNH
A PNH lançada em 2003 tem intuito de buscar pôr em prática os princípios dos SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças no modo de gerir e cuidar.
-A PNH tem como objetivo desenvolver planos de ações para promover e disseminar inovações nos modos de fazer saúde.
-Analisar os problemas e dificuldades nos serviços de saúde.
-Estimular a produção de novos modos de cuidar.
-Incentivar a inclusão das diferenças por meio de debates entre os gestores.
1. Reconhecer à legítima e singular necessidade de saúde do outro. Deve sustentar a relação entre equipes/serviços e usuários/populações, com o objetivo de construir relações de confiança, compromisso e vínculo entre as mesmas com sua rede socioafetiva.
2. Expressa tanto a inclusão de novos sujeitos nos processos de análise e decisão quanto a ampliação de tarefas da gestão. Visa colocar as diferenças em contato de modo a produzir mudanças nas práticas de gestão e de atenção.
3. Procura criar espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas.
4. Tem finalidade de contribuir para uma abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento, que considere a singularidade do sujeito e a complexidade do processo saúde/doença.
5. Dar visibilidade á experiência dos trabalhadores e inclui-los na tomada de decisão, acreditando na sua capacidade de analisar, definir e qualificar os processos de trabalho.
6. Assegurar que os direitos de saúde dos usuários sejam cumpridos em todas as fases do cuidado, desde a recepção até a alta.
 
A PNH atua a partir de orientações clínicas, éticas e políticas, que se traduzem em determinados arranjos de trabalho: 
1. Acolhimento
2. Gestão participativa e cogestão.
3. Ambiência.
4. Clínica ampliada e compartilhada.
5. Valorização do trabalhador.
6. Defesa dos direitos dos usuários.
Diretrizes

Outros materiais

Outros materiais