Buscar

Os Nenets: Povo Indígena da Sibéria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Nenets  , são um povo indígena Samoyed da Rússia que vivem perto do Círculo Polar Ártico. Constituem o mais importante dos 26 grupos étnicos da Sibéria . A sua actividade tradicional é a criação de renas e a pesca . Muito nómadaseus acampamentos raramente ficam uma semana no mesmo lugar. Geograficamente, eles ocupam principalmente a Península de Yamal  ; Eles também seriam encontrados na tundra de Tukharde ( Península de Taimyr ).
Três mil anos antes de Cristo, os Nenets se desvincaram do grupo linguístico Finno-Ugric . Eles migraram gradualmente para o leste em contato com povos turcos e altaicos , por volta de 200 aC. Outra hipótese considera que eles provavelmente partes do sul da Sibéria para resolver norte da atual Rússia na xii th  século entre as penínsulas de Kanin e Taimyr , em torno de rios Ob e Yenisei. Algumas comunidades agrícolas pequenas estabelecidas e formadas. Os outros continuaram a caçar e criar renas, cruzando grandes distâncias para além da Península de Kanin .
Durante a invasão mongol , os Nenets, juntamente com outras tribos do noroeste da Sibéria , pagaram impostos ao khanato siberiano de Koutchoum khan . Em 1585, os russos anexaram essas tribos e impuseram seus próprios impostos sobre a pele.
a influência russa na Nenets inicia o xiii th e xiv th  séculos e irá completar o xvii º  século. Com a Revolução Russa de 1917 , os Nenets passam por uma política de assimilação e de coletivização forçada. Eles são forçados a renunciar à sua vida nômade , estabelecendo - se em fazendas coletivas estatais, os kolkhozes. As crianças são enviadas para a escola para aprender russo, o que resultou na perda de sua linguagem e no desaparecimento de seu modo de vida tradicional. A industrialização em suas terras causou graves danos ambientais.
Hoje, os criadores de néote têm a escolha entre sedentarização em uma fazenda coletiva e um retorno à vida nômade na tundra . No primeiro caso, são assalariados, o rebanho de renas não pertence a eles. No segundo caso, são livres e têm seu próprio rebanho. Eles freqüentemente vivem em uma comunidade composta por uma dúzia de brigadas (termo herdado da era soviética). Cada brigada tem 5 a 6 tendas que habitam 15 a 20 pessoas, muitas vezes da mesma família, 80 trenós, um rebanho de 2.000 renas , quinze ou mais cães de caça usados ​​para reunir os animais.
No verão de 2016, devido ao aquecimento global , o permafrost derretido, libera a bactéria do antraz (bacillius anthracis) de uma carcaça de rena congelada desde a última epidemia há 75 anos. No início de agosto, os rebanhos são dizimados (4200 renas mortas) e muitas pessoas afetadas (72 hospitalizadas, 1 criança falecida) 2 .
A carne de renas (cru, congelado, cozido ou grelhado) é o principal alimento de sua dieta. Os miúdos são delicadeza. Hoje em dia, em contato com a civilização, os Nenets compram necessidades na aldeia ( açúcar , sal , manteiga, macarrão, pão e álcool ). Dependendo da estação, eles também comem bagas , cogumelos , peixes, caviar , ovos de ganso . Alguns utensílios de cozinha , rifles e até fornos fazem parte da vida cotidiana dos Nenets.
A habitação tradicional dos Nenets é o chum  : uma tenda de pele de rena afilada como o tepee nativo americano. Mas hoje eles usam muitas barracas pré-fabricadas cobertas com uma tela. O piso é coberto com um piso e peles de rena. Nós iluminamos o interior com uma lâmpada de querosene .
As peles de rena tornam possível fazer roupas e sapatos quentes, bem como tendas ( mýa ). Com couro , eles fazem laços ou arneses , mas também sapatos para o verão enquanto as madeiras são usadas para a fabricação de ferramentas e utensílios . No inverno, eles estão vestidos com uma longa túnica de rena com luvas e capuz integrado: o malitsa . Cada criador tem dois ou três pares de longosWaders em pele de rena ( tobogãs ).
Crianças com até 7 anos de idade são nômades com seus pais. Então eles são educados no internato na aldeia. No final de maio, eles retornam ao acampamento para as férias de verão. A separação entre pais e filhos é longa e eles sentem uma ruptura com a vida do campo.
Os NENETS têm sua própria língua: o Nenets , que é considerado parte das línguas Samoyed (subfamília das línguas urálicas ), bem como as dos povos enets , Selkups e Nganassans (linguagem Nganasan ). Durante a era soviética, todos os Nenets foram russificados e uma geração esqueceu sua língua nativa. Embora a língua russa permaneça predominante, os nenets reapareceram: é ensinado nas escolas e os criadores usam novamente. De acordo com a edição de 2020 ( 16 th edição de "Ethnologue: Languages ​​of the World", 80% da população, de todas as idades, usa os Nenets em suas vidas diárias. A atitude da população em relação à sua língua é considerada positiva por este mesmo trabalho.
O principal perigo que ameaça os Nenets não é a extinção , já que a população está crescendo, mas a assimilação e a perda de sua identidade cultural. Muitos Nenets não querem viver na tundra e retomar uma vida de nômades, muito difícil.
As normas soviéticas e pós-soviéticas não lhes permitem viver de acordo com seus hábitos e costumes: em 1957 , um decreto obrigou os Nenets a permanecer nas escolas de internado estaduais desde o nascimento até o final da escola. Essas crianças cresceram fora de suas raízes. Os regulamentos também são demasiado restritivos em termos de estabelecimento.
Os Nenets, como as outras minorias étnicas, beneficiam dos auxílios concedidos pelo Estado russo às minorias. Esses auxílios os encorajam a se estabelecerem .
Nenets também enfrentam problemas diários, como oferta inadequada e recursos financeiros e aqueles relacionados ao alcoolismo e à educação . Eles são duramente atingidos pela crise econômica e social russa.
Os Nenets querem uma abordagem diferente para os problemas ecológicos e as necessidades da população. A atividade industrial é muitas vezes à custa da criação de renas, caça e pesca sem qualquer compensação. Isto é devido à falta de leis que defendem os direitos dos povos indígenas . A poluição industrial (especialmente nuclear ) é transmitida aos Nenets através dos líquenes que as renas comem.
Continua o problema relacionado à exploração descontrolada de gás e petróleo no território ancestral dos Nenets. Este povo agora está ameaçado porque vive nos maiores campos de petróleo do mundo, questões de múltiplas luxúrias.
Todos esses fatores econômicos e sócio-culturais (casamentos mistos, sedentarização, escolaridade russa, ...) favorecem essa perda de identidade cultural nenets. Uma associação de pessoas indígenas Nene'te foi criada. Defende seus direitos dentro da Federação dos Pequenos Povos da Rússia.

Continue navegando