Buscar

Aula 10 Legados

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Legados 
*
*
Conceituar e Classificar os Legados
Conceito: Parte certa da herança deixada pelo testador em favor de uma ou várias pessoas. Quando se atribui a quem já seja herdeiro legítimo, cham-se pré-legado ou legado precípuo (Art. 1968§2º). 
Espécies de Legado: 
Legado de coisa comum, que valerá apenas se pertencer ao testador; (art. 1914 do CC) 
Legado de coisa fungível, que valerá ainda que a coisa não exista entre os bens deixados pelo testador (art. 1915 do CC). 
*
*
*
*
Conceituar e Classificar os Legados
Legado de coisa singularizada, que só valerá se existir entre os bens do testador (art. 1916 do CC), 
Legado de Crédito ou de quitação de dívida (art. 1918 do CC),
Legado de crédito ou de quitação de dívida (art. 1918 do CC), 
Legado de alimentos, destinado ao sustento, cura, vestuário e casa do legatário, enquanto viver, além da educação, se for menor (art. 1920 do CC); 
Legado de usufruto, que pode ser temporário ou vitalício (assim se entendendo se não houver fixação de tempo (art. 1921 do CC)) 
*
*
Conceituar e Classificar os Legados
Legado em dinheiro (art. 1925, CC)
Legado de renda vitalícia ou pensão períodica (art.1926)
Legado alternativo, com opção deixada ao legatário (art. 1931 do CC), ou com a presunção de opção pelo herdeiro (art. 1932 do CC). 
*
*
Responsabilidade para o pagamento do Legado 
O art. 1912 do CC dispõe que é ineficaz o legado de coisa certa que não pertença ao testador no momento da abertura da sucessão. Válido será, no entanto, se a coisa legada, que não pertencia ao testador, vier a integrar o seu patrimônio até o momento da abertura da sucessão, considerando-se como se fosse sua ao tempo do testamento. Também se admite disposição sobre coisa alheia ou sublegado, que envolve um encargo, no qual o testador ordena ao herdeiro ou legatário que entregue coisa de sua propriedade a outrem. 
*
*
Responsabilidade para o pagamento do Legado 
A nomeação do herdeiro ou legatário pode ser feita:
Pura e simplesmente; 
Sob condição; 
Sob certo fim ou modo, 
Sob certo motivo (art. 1897). 
 Não se admite disposição testamentária a favor de herdeiro com designação de tempo, salvo no caso de fideicomisso (arts. 1898 e 1951 do CC) e nas hipóteses de legado temporário, como pode ocorrer na instituição de usufruto (art. 1921 do CC). 
*
*
Caducidade dos Legados 
Conforme o conceito clássico, caducidade é a ineficácia, por causa ulterior, da disposição originalmente válida. A caducidade dos legados tem seus motivos relacionados no art. 1939 do CC, abrangendo os casos de modificação substancial da coisa legada, alienação do bem, perecimento ou evicção sem culpa do herdeiro ou legatário. Também ocorre se o legatário for excluído da sucessão, por indignidade e se o legatário falecer antes do testador. 
Quando o legado abranger duas ou mais coisas alternativamente, e alguma delas perecer, subsistirá quanto às restantes. Perecendo parte de uma valerá o legado quanto ao seu remanescente (art. 1940 do CC).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando