Buscar

AVALIANDO SAÚDE DA MULHER

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201403884813)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Responda V para a alternativa verdadeira ou F para a falsa, corrigindo todas as alternativas falsas.
		
	 
	O reflexo inibidor períneo detrusor é ativado através da contração da musculatura perineal.
	
	Durante a fase de enchimento miccional ocorre o predomínio do sistema nervoso parassimpático.
	
	O córtex cerebral é responsável por inibir as contrações do músculo detrusor durante a fase de esvaziamento da micção.
	
	A fase de esvaziamento miccional é caracterizada por maior pressão uretral em relação a pressão vesical.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403481271)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante o período gestacional ocorrem profundas modificações no organismo materno que visam o desenvolvimento e crescimento do feto. Sabe-se que a fisioterapia é capaz de promover bem-estar, mas é necessário a realização de uma avaliação fisioterápica detalhada para que o melhor atendimento seja prestado. Diante desta prerrogativa, leia as afirmativas abaixo sobre as informações que devem ser coletadas durante o exame físico da gestante e escolha a melhor opção. I. sinais vitais, avaliação postural. II. verificar a presença de diástase abdominal e edema. III. teste de esforço físico máximo e padrão respiratório.
		
	 
	Apenas a opção III está correta.
	 
	Apenas as opções II e III estão corretas.
	 
	Apenas a opção II está correta.
	 
	Apenas as opções I e II estão corretas.
	 
	Apenas a opção I está correta.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403800516)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um dos principais problemas vinculados a Taxa de mortalidade infantil no Brasil está vinculada a uma assistência inadequada a mulher em idade fértil, o que impacta na mortalidade neonatal precoce. Neste contexto, o governo lançou um novo paradigma do cuidado a gestante: a Rede Cegonha, com um investimento de mais de 9 bilhões de reais. Marque a opção correta:
		
	
	A Rede Cegonha somente poderá ser instituída nos municípios que estão inseridos na regionalização pelo Decreto 7508
	 
	A rede garante a vinculação da gestante a unidade de referência, incluindo o transporte seguro
	
	Cabe somente a instância estadual a execução dos projetos da rede cegonha, incluindo a assistência a Gestante
	
	Infelizmente o planejamento reprodutivo não participa da estratégia da rede cegonha
	
	A assistência compreende do pré natal até a criança completar 1 ano de idade
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403893684)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando a heterogeneidade que caracteriza o país, seja em relação às condições socioeconômicas e culturais, seja em relação ao acesso às ações e serviços de saúde, compreende-se que o perfil epidemiológico da população feminina apresente diferenças importantes de uma região a outra do País. Salienta-se que, no processo de implantação e implementação da Política Nacional para Atenção Integral à Saúde da Mulher, elas devem ser consideradas, possibilitando uma atuação mais próxima da realidade local e portanto com melhores resultados. No Brasil, as principais causas de morte da população feminina são as doenças cardiovasculares, destacando-se o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral; as neoplasias, principalmente o câncer de mama, de pulmão e o de colo do útero; as doenças do aparelho respiratório, marcadamente as pneumonias (que podem estar encobrindo casos de AIDS não diagnosticados); doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas, com destaque para o diabetes; e as causas externas (BRASIL, 2004). Diante das informações acima, reflita sobre as afirmações abaixo e destaque APENAS aquela que é falsa:
		
	 
	A mortalidade associada ao ciclo gravídico-puerperal e ao aborto não aparece entre as dez primeiras causas de óbito nessa faixa etária. No entanto, a gravidade do problema é evidenciada quando se chama atenção para o fato de que a gravidez é um evento relacionado à vivência da sexualidade, portanto não é doença, e que, em 92% dos casos, as mortes maternas são evitáveis.
	 
	O aborto realizado em condições de risco frequentemente é acompanhado de complicações severas. As complicações imediatas mais frequentes são a perfuração do útero, a hemorragia e a infecção, que podem levar a graus distintos de morbidade e mortalidade. O aborto realizado em condições inseguras figura entre as principais causas de morte materna e é causa de discriminação e violência institucional contra as mulheres nos serviços de saúde. Violência que pode traduzir-se no retardo do atendimento, na falta de interesse das equipes em escutar e orientar as mulheres ou mesmo na discriminação explícita com palavras e atitudes condenatórias e preconceituosas.
	 
	A atenção ao parto e nascimento é marcada pela intensa medicalização, pelas intervenções desnecessárias e potencialmente iatrogênicas e pela prática abusiva da cesariana. Ocorre ainda o isolamento da gestante de seus familiares, a falta de privacidade e o desrespeito à sua autonomia. Tudo isso contribui para o aumento dos riscos maternos e perinatais.
	 
	Considerando que 70% das mulheres são usuárias do SUS e que cerca de 65% dos óbitos maternos ocorrem no momento do parto, é provável que, apesar do sub-registro e da subinformação, a queda na razão de mortalidade materna calculada com base nos dados do Sistema de Informação em Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação Sobre Nascidos Vivos (SINASC), observada a partir de 1999, seja real. Nesse caso, o Ministério da Saúde pode se orgulhar, pois os números atestam que a situação atual está melhorando e já se assemelha aos índices dos países desenvolvidos.
	 
	Apesar do aumento do número de consultas de pré-natal, a qualidade dessa assistência é precária, o que pode ser atestado pela alta incidência de sífilis congênita, estimada em 12 casos/1.000 nascidos vivos, no SUS (PN-DST/AIDS), pelo fato da hipertensão arterial ser a causa mais frequente de morte materna no Brasil, e também porque apenas 41,01% das gestantes inscritas no Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN) receberam a 2.a dose ou a dose de reforço ou a dose imunizante da vacina antitetânica, segundo o sistema de informação do Programa.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403481758)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Para que a gestação transcorra adequadamente, é importante que ocorram alterações anatômicas, bioquímicas e funcionais. Sobre o sistema endócrino da gestante, pode-se afirmar:
		
	 
	A relaxina promove a retração das fibras de colágeno do colo uterino e dos ligamentos pélvicos.
	
	O estrogênio, em conjunto com a HCG (gonadotrofina coriônica humana), atua nos ductos mamários preparando-os para a lactação.
	 
	A sobrevivência do corpo lúteo depende totalmente do hormônio HCG (gonadotrofina coriônica humana).
	
	O HCG é um órgão que existe apenas durante a gravidez.
	
	São hormônios característicos da gravidez: progesterona, aldosterona e HCG (gonadotrofina coriônica humana).
		
	 1a Questão (Ref.: 201403902422)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante a gestação o organismo materno sofre diversas alterações fisiológicas para permitir o desenvolvimento fetal adequado. Com base nessas alterações fisiológicas marque Verdadeiro (V) ou Falso (F).
		
	 
	No sistema respiratório a gestante apresenta uma alteração na posição das costelas, com aumento progressivo do ângulo subcostal e abertura e elevação das costelas. Chegando a um aumento de 2 cm dos diâmetros ântero-posterior e transverso do tórax e de 5 a 7 cm da circunferência torácica.
	 
	Na gestação há uma diminuição da resistência vascular sistêmica secundária à atividade hormonal gestacional.
	 
	A gestante apresenta uma anemia fisiológica, que decorre do rápido aumento do volume do plasma sanguíneo, causando uma diminuição da concentração de hemoglobinas.
	 
	Aindanas primeiras semanas de gestação, há um aumento da volemia de cerca de 90%.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403367099)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A duração de um ciclo menstrual típico é de 28 dias, podendo variar entre os 21 e os 35 dias. Convencionou-se designar o primeiro dia de menstruação por "dia 1" do ciclo, porque o fluxo de sangue menstrual é a mais evidente das alterações que acontecem. O ciclo ovárico divide-se, fisiologicamente, em 3 fases sequenciais:
		
	
	a fase preparatória, a fase cumulativa e a fase luteínica
	
	a fase folicular, a fase cumulativa e a fase luteínica.
	
	a fase folicular, a fase cumulativa e a fase gestacional.
	 
	a fase folicular, a fase ovulatória e a fase luteínica.
	
	a fase preparatória, a fase ovulatória e a fase luteínica.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403959994)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Entende-se por parto natural aquele realizado sem intervenções ou procedimentos desnecessários durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto, e com o atendimento centrado na mulher. Também pode ser chamado de parto humanizado, devido a todo o respeito e ternura com que são tratados a mulher e o bebê neste período. Sobre o parto natural, é INCORRETO afirmar que:
		
	 
	As caminhadas durante o trabalho de parto são estimuladas, proporcionando maior conforto e liberdade à parturiente.
	 
	A presença de um acompanhante durante o trabalho de parto e parto, além de benéfico para a parturiente, é garantida por lei.
	 
	Durante o trabalho de parto e no parto, é permitida a escolha da melhor posição de parto pela própria mulher.
	 
	Para alívio da dor durante o trabalho de parto e parto, pode-se realizar massagens, banhos de chuveiro e, na banheira de hidromassagem, utilização de música e outras técnicas de relaxamento.
	 
	A alimentação da parturiente deve ser suspensa durante o trabalho de parto, para evitar a ocorrência de náusea e vômitos, mas deve-se fornecer água de forma livre, visando manter a hidratação.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403391124)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quanto ao ciclo menstrual é correto afirmar que:
		
	
	O hormônio folículo estimulante, liberado pelo útero na segunda metade do ciclo menstrual, atua no ovário para manter a produção de progesterona por este órgão.
	
	O estrogênio é um hormônio liberado pelo corpo lúteo e tem a função de promover o aumento do endométrio na primeira metade do ciclo menstrual.
	
	A progesterona é um hormônio liberado pelo corpo lúteo e tem a função de promover o aumento do endométrio na primeira metade do ciclo menstrual.
	 
	Na segunda metade do ciclo, o hormônio luteinizante liberado pelo hipotálamo, atua no ovário para manter a produção de progesterona por este órgão.
	
	A progesterona é um hormônio liberado pelo corpo lúteo e tem a função de promover o aumento do endométrio na segunda metade do ciclo menstrual.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403396720)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Fisioterapia pode atuar junto à mulher no período gestacional, durante o parto e no pós-parto. O profissional deve orientar sobre as alterações gravídicas, prevenir e reduzir complicações. São objetivos do tratamento fisioterapêutico à gestante, EXCETO:
		
	 
	Tratar as lombalgias, cervicalgias e síndrome do túnel do carpo através de recursos modernos como ondas-curtas e ultrassom.
	
	Facilitar a recuperação puerperal, melhorar a autoestima, ajudar no controle da pressão arterial.
	
	Exercitar e preparar o assoalho pélvico através de cinesioterapia.
	
	Estabilizar a lombar para auxiliar na diminuição da diástase abdominal.
	
	Treinar técnicas para o trabalho de parto e prevenir complicações circulatórias. Orientar e melhorar a postura e a força de maneira geral.
	1a Questão (Ref.: 201404363722)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No ciclo menstrual, o ciclo ovariano e o ciclo uterino apresentam fases e características peculiares. Dessa forma, marque a alternativa correta.
		
	
	Alto nível de LH é observado na fase lutea do ciclo ovariano.
	
	Não há alternativa correta.
	
	No ciclo ovariano, a fase folicular é representada pelo alto nível de LH.
	 
	No ciclo uterino são observados a fase menstrual, fase proliferativa e fase secretora.
	
	Alto nível de progesterona é observado na fase folicular do ciclo ovariano.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403800357)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Todos os sintomas urinários abaixo podem ser observadas em paciente com bexiga hiperativa, EXCETO:
		
	
	Noctúria
	 
	Sensibilidade vesical diminuída
	
	Enurese noturna
	
	Urgência miccional
	
	Polaciúria
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404363723)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No ciclo menstrual podemos encontrar diversas alterações. Dessa forma, marque alternativa que não contem alterações do ciclo menstrual.
		
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Dismenorréia
	 
	Alopécia
	
	Amenorréria
	
	Hipomenorréria
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403784558)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A gestação de alto risco impõe à grávida limitações das AVDs, que podem ser minimizadas pela assistência fisioterapêutica. Uma parte das gestantes de alto risco precisa de repouso no leito para evitar trabalho de parto prematuro. Considere as seguintes afirmativas, em relação a gestação de alto risco. I Gestante de alto risco com prescrição de repouso pode realizar exercícios respiratórios em decúbito lateral, sem agravamento do caso. II Gestante de alto risco com prescrição de repouso pode realizar exercícios para circulação em membros superiores e inferiores, porém somente sentada. III Gestante de alto risco com prescrição de repouso nunca deve realizar exercícios para circulação, sob pena de desencadear trabalho de parto prematuro. Das afirmativas acima, apenas
		
	
	II é verdadeira.
	
	I e II são verdadeiras.
	
	III é verdadeiras.
	 
	I é verdadeira.
	
	I, II e III são verdadeiras.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403396725)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Incontinência urinária pode ser devida a fatores vesicais, uretrais ou ambos (mista). No caso dos fatores uretrais é chamada de incontinência urinária de esforço (IUE). Quanto à etiopatogenia da IUE, as afirmativas abaixo caracterizam a deficiência esfincteriana intrínseca da uretra.
		
	 
	A uretra não permanece fechada mediante os mínimos esforços.
	
	As perdas ocorrem mediante mínimos esforços.
	
	Nenhuma das anteriores.
	
	O diagnóstico preciso da etiologia é feito através da análise das queixas do paciente e do estudo urodinâmico, que vai detectar Pressão de Perda aos Esforços (PPE) < 60 cmH2O.
	 
	A pressão sobre a bexiga e sobre a uretra torna-se desigual. A pressão sobre a bexiga é maior e causa a incontinência.
	1a Questão (Ref.: 201403820853)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	"Vários estudos demonstraram que um número significativo de pacientes em estados iniciais de câncer de mama não apresentavam comprometimento axilar" (BARACHO E., 2012). Diante desta observação, iniciou-se a técnica de cirurgia conservadora da axila, onde se pesquisa o linfonodo sentinela. Leia as afirmativas e marque a correta.
		
	 
	Na pesquisa do linfonodo sentinela é feita a identificação e exérese do primeiro linfonodo que drena o tumor específico. Essa identificação é feita com a infusão de substâncias na periferia do tumor ou na subderme sobrejacente.
	
	Na pesquisa do linfonodo sentinela é feita a identificação e exérese do último linfonodo que drena o tumor específico. Essa identificação é feita com a infusão de substâncias na periferia do tumor ou na subderme sobrejacente.
	
	Na pesquisa do linfonodo sentinela é feita a identificação eexérese do primeiro linfonodo que drena o tumor específico. Essa identificação é feita com a extração de substâncias do centro do tumor.
	 
	Na pesquisa do linfonodo sentinela é feita a identificação e enxerto do primeiro linfonodo que drena o tumor específico. Essa identificação é feita com a infusão de substâncias na periferia do tumor ou na subderme sobrejacente.
	
	Na pesquisa do linfonodo sentinela é feita a identificação e exérese do primeiro linfonodo que drena o tumor específico. Essa identificação é feita com a extração de substâncias da periferia do tumor.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403884137)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No tocante à abordagem fisioterapêutica no pré e pós-operatório, assinale a alternativa correta.
		
	
	b) Ainda no momento do pré-operatorio, a avaliação da amplitude de movimento, da força muscular e avaliação postural não devem ser feitas, já que a paciente encontra-se emocionalmente abalada, por conta da proximidade do procedimento cirúrgico.
	
	c) Diante de intercorrências cirúrgicas como lesão nervosa motora e sensitiva, a fisioterapia é contraindicada.
	
	e) Nos casos de reconstrução mamária, a abordagem fisioterapeutica no pós-operatório imediato é contraindicada, independentemente da técnica de reconstrução realizada e das contrações clinicas do paciente.
	
	d) Recursos como infravermelho e compressa quente devem ser utilizadas na região do ombro homolateral à cirurgia, no pós operatório imediato, para melhorar a dor proveniente do longo período em abdução, necessários para o procedimento cirúrgico.
	 
	a) A avaliação pré-operatória tem como objetivo, entre outros, estabelecer o contato entre terapeuta e paciente; identificar fatores de risco para possíveis complicações pós-operatórias e indicar, se necessário, fisioterapia pré-operatória.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403805632)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira e depois marque a opção verdadeira:
a) Quimioterapia            ( ) Apresenta como efeito colateral queda generalizada de pêlos.
b) Radioterapia              ( ) Apresenta como complicação edema mamário.
c) Hormonioterapia          ( ) Promove sangramento vaginal e retenção hídrica. 
                                     ( ) Tem como complicação inflamação do trato digestório.
                                     ( ) Pode levar à incontinência urinária.
		
	 
	a, b, c, a e b
	
	b, a, c, b, c
	
	c, a, b, b, a
	 
	a, b, c, a, c
	
	b, c, a, c, a
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403964034)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O recurso utilizado nos casos de incontinência urinária de esforço (IUE) que permite o aprendizado dos eventos de contração e relaxamento dos músculos do assoalho pélvico (MAP) por meio de técnicas visuais ou auditivas é:
		
	
	estimulação elétrica.
	 
	biofeedback.
	
	exercícios perineais de Kegel.
	
	cones vaginais.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403396734)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a INCORRETA sobre a avaliação do linfedema:
		
	
	Em relação aos antecedentes cirúrgicos, é de muita importância saber qual cirurgia foi realizada e se houve alguma complicação, como seroma.
	 
	A inspeção da pele deve ser realizada somente na avaliação inicial, verificando se a mesma encontra-se friável, apresenta linfocistos, fístulas e os dedos/unhas, verificando a presença de micoses/fungos e coloração.
	
	Investigar também sobre a realização de radioterapia e quimioterapia.
	
	Saber quando surgiu o linfedema e se instalou de forma rápida ou lenta. Além disso, investigar sobre a presença de dor e sua localização e, saber se afeta a movimentação ativa do ombro.
	
	Palpar a consistência do membro, pois pode haver pontos de fibrose. Inspecionar a cicatriz (se houver), verificando regiões aderidas e/ou retraídas.

Continue navegando