Buscar

Exercícios Enf saúde da mulher

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Enfermagem em Saúde da Mulher e Criança - UA01 -Desenvolvimento Humano 
1)
É considerado período do Desenvolvimento Humano da Mulher, exceto:
c)
Quarta infância.
RESPOSTA CORRETA
A literatura descreve a primeira, segunda e terceira infância como períodos do desenvolvimento humano da mulher. Deste modo, é incorreto considerar um período denominado de quarta infância.
2)
Quanto à adolescência feminina, é correto afirmar que:
d)
Nota-se como característica central a busca pela identidade, incluindo a identidade sexual.
RESPOSTA CORRETA
Na adolescência, a jovem busca sua identidade por meio da aproximação de grupos e lugares, instituindo a experimentação do cotidiano em que está inserida.
3)
Considerando a vida adulta intermediária da mulher, pode-se afirmar que:
e)
As capacidades mentais atingem o auge; a especialização e as habilidades relativas à solução de problemas práticos são acentuadas.
RESPOSTA CORRETA
Na vida adulta intermediária, a mulher especialista percebe os aspectos diferentes de uma situação que os novatos não percebem, e processam informações e resolvem problemas diferentes.
4)
Considerando as influências sobre o desenvolvimento humano, é incorreto afirmar que:
c)
A literatura não descreve que a maturação do corpo e do cérebro influencia o desenvolvimento humano feminino.
RESPOSTA CORRETA
Durante a vida toda, a maturação – desdobramento de uma sequência natural de mudanças físicas e padrões de comportamento – influencia certos processos biológicos como, por exemplo, o desenvolvimento do cérebro.
5)
A partir do estudo do desenvolvimento humano, o enfermeiro pode implementar as seguintes ações no cuidado à saúde da mulher, exceto:b)
Minimizar a participação da mulher no seu cuidado em saúde, de modo que somente o profissional deva conduzir o processo decisório da terapêutica em saúde.
RESPOSTA CORRETA
O cuidado à mulher, atentando para o desenvolvimento humano feminino, pressupõe a participação desta mulher ao longo da terapêutica, uma vez que o seu envolvimento direciona as práticas em saúde às necessidades individuais, potencializando ações do enfermeiro no âmbito da Saúde da Mulher.
Anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor feminino e ciclo menstrual
1)
Os ovários estão localizados na cavidade peritoneal pélvica, adiante do ligamento largo do útero, em cavidades nomeadas de fossas ováricas, e estão presos à porção superolateral do útero por meio do ligamento útero-ovárico. Desse modo, assinale a alternativa correta sobre os ovários:
d)
A função dos ovários é desenvolver as células germinativas femininas.
RESPOSTA CORRETA
Os ovários têm a função de desenvolver as células germinativas femininas, denominadas de óvulos, e funcionam como como glândulas endócrinas na produção dos hormônios estrógeno e progesterona. Em seu interior, são revestidos por epitélio germinativo, e sua superfície permanece lisa e brilhante até a fase da puberdade. Ao iniciar-se a puberdade, e nas demais fases seguintes, os ovários vão ficando rugosos, em decorrência da expulsão dos ovócitos.
2)
A função das tubas uterinas é captar o ovócito na cavidade peritoneal e levá-lo até o útero. Além disso, as tubas uterinas também são o local de fecundação e da segmentação. Assinale a alternativa correta sobre a anatomia das tubas uterinas:
e)
O batimento ciliar contribui para o transporte do óvulo para o útero.
RESPOSTA CORRETA
A tuba uterina é dividida em quatro partes: a parte uterina (intramural), situada na espessura da parede uterina e que abrange o óstio uterino da tuba; o istmo, que é uma área fina e próxima do útero; a ampola, que tem diâmetro um pouco mais elevado e é a região em que normalmente ocorre a fecundação; e o infundíbulo, uma área terminal e distal da tuba uterina, muito dilatada e semelhante a um funil. Ressalta-se que o zigoto é formado e desloca-se pela tuba uterina durante aproximadamente três dias, até encontrar o útero. Ademais, o batimento ciliar contribui para o transporte do óvulo para o útero, assim como os movimentos peristálticos proporcionados pela contração da camada muscular lisa da tuba uterina.
3)
O sistema hormonal feminino é composto por três hormônios hierárquicos distintos, secretados com intensidade muito variada ao longo do ciclo menstrual da mulher. Assinale a alternativa correta sobre a hierarquia dos três hormônios que compõem o sistema hormonal feminino:
a)
Hormônio de liberação hipotalâmica, hormônios sexuais hipofisários anteriores e hormônios ovarianos.
RESPOSTA CORRETA
O primeiro é o hormônio de liberação hipotalâmica, o hormônio liberador de gonadotropinas (GnRH). Depois, são liberados os hormônios sexuais hipofisários anteriores: o hormônio folículo-estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH), ambos secretados em resposta à liberação do GnRH do hipotálamo. Por fim, são liberados os hormônios ovarianos: o estrógeno e a progesterona, que são secretados pelos ovários, em resposta aos dois hormônios sexuais femininos da hipófise anterior.
4)
O estrógeno a progestina representam os hormônios sexuais ovarianos. O hormônio estradiol é o principal hormônio dos estrógenos, ao passo que a progesterona é o hormônio mais relevante das progestinas. Assinale a alternativa correta sobre o estrógeno e a progesterona:
b)
O estrógeno tem a função, nas tubas uterinas, de crescimento dos tecidos granulares.
RESPOSTA CORRETA
O estrógeno tem efeito sobre: os órgãos sexuais femininos; as tubas uterinas, possibilitando o crescimento de tecidos granulares; o desenvolvimento das mamas; o aumento do metabolismo corporal e do depósito de gordura; a pele, contribuindo para o desenvolvimento de uma pele macia e lisa. Já a progesterona tem a função de proporcionar modificações secretórias no útero e nas tubas uterinas, além de permitir o aumento das secreções das tubas uterinas, auxiliando na nutrição do óvulo fertilizado, bem como de desenvolver as mamas — os lóbulos e os alvéolos mamários.
5)
O ciclo menstrual é caracterizado pelo sangramento vaginal mensal, que ocorre pela descamação do endométrio. Esse ciclo tem duração média de 28 dias a partir do início da menstruação. Já o ciclo ovariano ocorre simultaneamente, durante o qual os folículos estão amadurecendo para, na ovulação, liberarem o ovócito. Entretanto, esses ciclos ocorrem em fases distintas. Assinale a alternativa correta sobre o ciclo menstrual e o ciclo ovariano:
c)
As células da granulosa dos ovários são a principal fonte de estrógeno circulante.
RESPOSTA CORRETA
No 14.º dia do ciclo menstrual, o folículo distendido se rompe e o ovócito é mandado para a cavidade abdominal, sendo representado pelo processo de ovulação. Ademais, as células da granulosa dos ovários são a principal fonte de estrógeno circulante; no entanto, as células da teca interna do folículo são indispensáveis para secretar estrógeno. Por fim, a fase proliferativa do ciclo menstrual é caracterizada pelo aumento da espessura do endométrio e alongamento das glândulas uterinas, além de retratar a restauração do epitélio por meio da menstruação antecedente.
Prevenção dos agravos relacionados à saúde da mulher
1)
A gestação é um evento importante na vida da mulher, dos familiares e da sociedade. Embora organicamente pareça algo natural, para muitas mulheres, a gestação é algo muito difícil de ser conquistado. A infertilidade, que acomete mulheres em todo o mundo, pode mudar rumos e planos de vida. O que vem a ser a infertilidade?​​​​​​​
a)
A infertilidade ou subfertilidade é definida como a impossibilidade de conseguir uma gravidez bem-sucedida em 12 meses ou mais, apesar de adequada exposição ao relacionamento íntimo por um casal sexualmente ativo e sem uso de métodos anticoncepcionais.
RESPOSTA CORRETA
A infertilidade ou subfertilidade é definida como a impossibilidade de conseguir uma gravidez bem-sucedida em 12 meses ou mais, apesar de adequada exposição ao relacionamento íntimo por um casal sexualmente ativo e sem uso de métodos anticoncepcionais,
não estando relacionada ? idade da mulher.
2)
Mulher dá entrada no serviço de saúde apresentando queixas de disúria, dor suprapúbica, urgência miccional, aumento da frequência urinária, nictúria, hematúria e presença de leucorreia. De acordo com os agravos mais comuns estudados no capítulo, a anamnese será encaminhada apontando para:
c)
 Dor e aumento da frequência urinária.
RESPOSTA CORRETA
Nas queixas urinárias, a mulher pode apresentar perda urinária e/ou dor e aumento na frequência urinária. O quadro de disúria, dor suprapúbica, urgência miccional, aumento da frequência urinária, nictúria, hematúria e leucorreia direciona para o agravo de queixa urinária de dor e aumento da frequência urinária. Os demais agravos apontados apresentam distintas sintomatologias.
3)
A endometriose é uma doença ginecológica caracterizada pelo crescimento e desenvolvimento do estroma e glândulas endometriais fora da cavidade uterina, causando uma inflamação crônica. Quando a mulher apresenta múltiplos implantes superficiais e profundos, incluindo endometriomas e aderências densas e firmes, é avaliado seu diagnóstico de endometriose como:
c)
Estágio 3.
RESPOSTA CORRETA
No estágio 1 da endometriose, existem implantes isolados e sem aderências significativas; no estágio 2, os implantes são superficiais com menos de 5 cm, sem aderências significativas; no estágio 3, a endometriose é caracterizada por múltiplos implantes superficiais e profundos, incluindo endometriomas e aderências densas e firmes; no estágio 4, a doença está mais extensa. Não há correlação entre o estágio da doença com prognóstico ou nível da dor. A dor é influenciada pela profundidade do implante endometriótico e por sua localização em áreas com maior inervação.
4)
A infertilidade é um problema de saúde pública muito pesquisado e tratado na população. São várias causas associadas ? infertilidade, entre elas, encontra-se a questão relacionada a fatores hormonais femininos como possível causa para a infertilidade. Quando a causa é o fator hormonal feminino, espera-se encontrar nos exames e acompanhamento:
d)
Oligoanovulação: SOP, hiperprolactinemia, hipotiroidismo ou hipertiroidismo, hiperplasia suprarrenal de aparecimento tardio.
RESPOSTA CORRETA
Oligoanovulação: SOP, hiperprolactinemia, hipotiroidismo ou hipertiroidismo, hiperplasia suprarrenal de aparecimento tardio são fatores hormonais femininos que podem estar relacionados ? infertilidade. As demais opções relacionam-se a fatores anatômicos femininos ou a fatores hormonais masculinos.
5)
Na doença inflamatória da pelve, DIP, a infecção atinge o trato genital superior e causa sintomatologia ampla como dor na região lombossacral, corrimento, sangramento vaginal, dispareunia, disúria, febre, dor no hipocôndrio direito, náusea e vômito. O foco originário da DIP compreende:
a)
Uretra, vagina e cérvice.
RESPOSTA CORRETA
A doença inflamatória da pelve é causada pela infecção polimicrobiana do trato genital superior, tendo como foco originário a uretra, a vagina e a cérvice, pois são portas de entrada para órgãos sexuais internos. Tubas uterinas, demais anexos e útero são focos da manifestação da doença.
Infecções Sexualmente Transmissíveis
1)
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o número de pessoas infectadas por IST vem crescendo a cada dia, e um dos principais fatores causadores desse aumento é a prática do sexo desprotegido.
Sobre a transmissão das IST, assinale a alternativa correta:
c)
As hepatites B e C podem ser transmitidas pelo uso de material perfurocortante contaminado, como no caso de alicates de unha não esterelizados.
RESPOSTA CORRETA
As IST podem ser transmitidas por contato sexual desprotegido, transmissão vertical da mãe para o feto, compartilhamento de seringas, agulhas e outros materiais cortantes contaminados e por transfusão sanguínea. Desde 1993, é obrigatória a triagem laboratorial dos doadores de sangue, o que praticamente erradicou a transmissão por essa via.
A transmissão vertical das IST pode ocorrer durante a gravidez, o parto e a amamentação. No caso do HIV, o aleitamento materno é contraindicado, pois o leite transmite os antígenos para o bebê.
2)
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível curável que vem crescendo drasticamente nos últimos anos, principalmente a sífilis na gestação e a congênita. O risco de transmissão da sífilis para o feto depende do estágio da infecção materna e do período da gestação em que o feto é exposto. Sobre a sífilis, é correto afirmar:
e)
O VDRL é utilizado para avaliar a resposta ao tratamento e o controle de cura.
RESPOSTA CORRETA
Nos estágios iniciais (sífilis primária, secundária e latente recente), a transmissão sexual da sífilis é maior, diminuindo gradativamente com o passar do tempo (latente tardia e sífilis terciária).
Seu primeiro estágio é a sífilis primária, com tempo de incubação de 10 a 90 dias após o contato sexual infectante e caracterizada por erosão ou úlcera, rica em treponemas, no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca), o chamado “cancro duro". Os testes não treponêmicos, como o VDRL, são importantes para o diagnóstico e o monitoramento da resposta ao tratamento e o controle de cura, porquanto a queda do título é indicação de sucesso terapêutico. Na gravidez, a infecção do feto a partir da mãe acarreta o desenvolvimento da sífilis congênita.
3)
As hepatites são infecções causadas por vírus com tropismo pelo fígado. São, na maioria dos casos, doenças assintomáticas e silenciosas. Sobre as hepatites virais, é correto afirmar que:
b)
recém-nascidos devem receber vacinação contra hepatite B logo após o nascimento.
RESPOSTA CORRETA
Os vírus das hepatites B e C têm maior prevalência na população e maior potencial de transmissibilidade. Contra a hepatite B, a principal medida de prevenção é a vacinação para todas as pessoas, independentemente da idade, inclusive gestantes. Três doses de vacina contra a hepatite B induzem títulos protetores de anticorpos. A vacinação contra hepatite B faz parte do calendário de vacinação das crianças, sendo a primeira dose realizada ao nascer, preferencialmente nas primeiras 24 horas de vida. As próximas doses da vacina estão inseridas na vacina pentavalente, que o bebê recebe aos 2, 4 e 6 meses de vida. Não há vacinação contra hepatite C.
4)
Os testes laboratoriais sorológicos para o diagnóstico de sífilis podem ser divididos em treponêmicos e não treponêmicos. O conjunto dos achados é que define a presença ou ausência de infecção, bem como a fase em que ela se encontra.
Sobre o diagnóstico e o tratamento da sífilis na gestação, é correto afirmar:
c)
O tratamento deve ser iniciado o mais precocemente possível.
RESPOSTA CORRETA
A benzilpenicilina benzatina é o medicamento de escolha para o tratamento de sífilis, sendo a única droga com eficácia documentada para a doença durante a gestação. O tratamento deve ser iniciado o mais precocemente possível, e o parceiro sexual também deve ser testado para sífilis e tratado adequadamente. Em gestantes, devido ao cenário epidemiológico atual, recomenda-se tratamento imediato, com benzilpenicilina benzatina, após apenas um teste positivo para sífilis (teste treponêmico ou teste não treponêmico).
5)
O Brasil busca, como parte das ações de enfrentamento à epidemia de HIV, atingir a meta 90-90-90, a qual estabelece que 90% das pessoas com HIV sejam diagnosticadas; destas, 90% estejam em tratamento antirretroviral; e, entre estas, 90% tenham carga viral indetectável. De acordo com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), em 2017, três em cada quatro pessoas vivendo com HIV (75%) conheciam seu estado sorológico; quatro a cada cinco (79%) tinham acesso ao tratamento antirretroviral; e quatro a cada cinco (81%) tinham carga viral suprimida.
Sobre essa infecção, assinale a opção correta:
a)
Pessoas portadoras de IST têm maiores chances de adquirir o vírus do HIV.
RESPOSTA CORRETA
As IST são fatores de risco para se adquirir e transmitir o vírus do HIV. Mães que vivem com HIV têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, o parto e o pós-parto. O risco de transmissão vertical do HIV continua por meio da amamentação. Dessa forma, o fato de a mãe utilizar antirretrovirais não controla a eliminação do HIV pelo leite e não garante proteção, recomendando-se que toda puérpera vivendo com HIV/aids seja orientada a não amamentar. Por isso, devem-se investigar, durante o pré-natal, infecções por IST, como HIV, sífilis e hepatites, prevenindo-se infecções perinatais. É importante ressaltar que, além das gestantes, suas parcerias sexuais também devem ser investigadas.
A infecção pelo vírus HIV se desenvolve em diversas fases, que dependem da resposta imunológica do indivíduo e de sua carga viral, com durações variáveis. A infecção aguda consiste no tempo para o surgimento dos primeiros sinais e sintomas da doença, nas três primeiras semanas. A fase seguinte pode durar anos, normalmente assintomática, até o aparecimento de infecções oportunistas, como tuberculose e neoplasias. A presença desses eventos define a aids.
Planejamento familiar e métodos contraceptivos
1)
Durante a consulta de enfermagem de planejamento familiar, você recebe uma usuária hipertensa. Qual seria a melhor opção de método contraceptivo para ela?
c)
DIU de cobre; preservativos feminino e masculino.
RESPOSTA CORRETA
Alguns métodos de contracepção podem apresentar riscos e agravos na condição de saúde das mulheres que desejam evitar uma gravidez não planejada. Quando a mulher procura os serviços de saúde e, ao mesmo tempo, apresenta hipertensão arterial, o profissional deve avaliar as contraindicações dos métodos contraceptivos, principalmente aqueles que possuem ação do hormônio estrogênio, por exemplo, determinados anticoncepcionais orais e injetáveis. Esse hormônio pode agravar a hipertensão arterial já que, diferentemente do estrogênio produzido de modo natural pelo corpo da mulher, o sintético é um vasoconstritor. Dessa maneira, a pressão alta, mesmo estando controlada e dentro dos limites aceitáveis, demanda muito cuidado e atenção na indicação e adoção do método contraceptivo. Os critérios de elegibilidade para o uso de anticoncepcionais da Organização Mundial de Saúde (OMS) restringem e contraindicam o uso dos métodos hormonais combinados orais e injetáveis, o adesivo, o implante e o anel vaginal em quadros de hipertensão arterial, mesmo quando controlada. Nesse caso, os métodos mais indicados seriam o dispositivo intrauterino de cobre para prevenir a gravidez não planejada e as camisinhas feminina e masculina, que previnem contra ISTs e não contêm hormônios que podem agravar a condição de saúde da usuária. O diafragma, o método do calendário e a observação do muco cervical não têm hormônios e poderiam ser indicados, porém são menos eficazes na prevenção da gravidez não planejada, além de não protegerem contra as ISTs, HPV e HIV.
2)
​​​​​​​É muito importante que a população obtenha informações sobre sexo seguro e uso de métodos contraceptivos. Com relação à indicação desses métodos durante as consultas de enfermagem e atividades de saúde, é correto afirmar que:
d)
a camisinha associada a outro método anticoncepcional fornece dupla proteção, incluindo as infecções sexualmente transmissíveis.
RESPOSTA CORRETA
Os métodos contraceptivos devem fornecer dupla proteção durante as relações sexuais, diminuindo as chances de contrair ISTs e, ao mesmo tempo, prevenir a gravidez indesejada. A laqueadura tubária exige o cumprimento de alguns critérios para que possa ser realizada, por exemplo, ter mais de 25 anos e, pelo menos, 2 filhos vivos. Dessa maneira, não seria indicado realizar a esterilização feminina em primíparas. A vasectomia segue esses mesmos critérios, porém é um procedimento mais simples e acessível do que a esterilização feminina. A anticoncepção de emergência deve ser utilizada em casos muitos específicos para evitar a gravidez não planejada, de modo que o seu uso regular, diário e frequente não é indicado. Além disso, quando a usuária manifesta ter diversos parceiros, é imprescindível indicar um método que proteja também contra as ISTs, como as camisinhas feminina e masculina.
3)
Os métodos comportamentais anticoncepcionais, também conhecidos como de abstinência periódica ou naturais, consistem em evitar as relações sexuais vaginais no período fértil do ciclo. São exemplos de métodos comportamentais:​​​​​​​
b)
método do calendário (tabelinha) ou método da temperatura corporal basal.
RESPOSTA CORRETA
Os métodos comportamentais são aqueles que não utilizam preservativos, dispositivos nem medicamentos para evitar a gravidez indesejada. Existem diferentes métodos para detectar o período fértil, por exemplo, utilizando só a história menstrual ou a observação de sinais físicos durante o ciclo, como a auto-observação da temperatuta corporal basal e o muco cervical. O seu uso deve ser desencorajado, já que apresentam baixa eficácia na prevenção da gravidez e não previnem contra ISTs.
4)
Durante a fase de amamentação, as chances de engravidar são menores devido à ação de um hormônio chamado prolactina, que inibe a ovulação. Apesar disso, sabe-se que a amamentação não é considerada um método contraceptivo eficaz, pois há relatos de mulheres que engravidaram durante esse período. No entanto, nem todas as pílulas anticoncepcionais são permitidas para a mulher que está em fase de amamentação. Como profissional, você recomendaria o uso do anticoncepcional composto exclusivamente por:
c)
progesterona sintética.
RESPOSTA CORRETA
Durante a amamentação, o anticoncepcional mais indicado é o composto apenas por progesterona sintética, já que não exerce influência sobre a qualidade e disponibilidade do leite materno. As pílulas combinadas não são indicadas, pois o estrôgenio causa alterações hormonais e influencia na produção de prolactina, responsável pela produção de leite materno. A ocitocina é um hormônio utilizado para estimular as contrações uterinas durante o trabalho de parto; não é um contraceptivo. A testosterona é o principal hormônio sexual masculino, e o hormônio luteinizante é responsável pela ovulação e formação do corpo lúteo, não sendo considerados contraceptivos.
5)
Durante a consulta de enfermagem, você recebe uma paciente com dúvidas sobre a composição das pílulas anticoncepcionais. Como enfermeiro, sabe que a pílula anticoncepcional combinada é formada por dois hormônios sintéticos semelhantes aos hormônios femininos. Quais são eles?
d)
Estrogênio e progesterona.
RESPOSTA CORRETA
As pílulas anticoncepcionais são compostas por dois hormônios sintéticos, o estrogênio e a progesterona, semelhantes aos produzidos pelo ovário da mulher. As pílulas combinadas atuam basicamente por meio da inibição da ovulação, além de provocar alterações nas características físico-químicas do endométrio e do muco cervical. São métodos muito eficazes quando usados de modo correto. A ocitocina e a testosterona não são hormônios considerados contraceptivos.
Cuidados de enfermagem nos períodos clínicos do parto
1)
No quarto período clínico do trabalho de parto, também chamado de período de Greenberg, deverá acontecer a formação do globo de segurança de Pinard, para que não haja hemorragia. Fazem parte desse período as seguintes alterações fisiológicas: ​​​​​​​
b)
Útero contraído, trombotaponagem, miotraponagem. ​​​​​​​
RESPOSTA CORRETA
No quarto período clínico do parto, ocorre o globo de segurança de Pinard, que objetiva avaliar a retração uterina e a manutenção da contração uterina, o que torna o útero enrijecido e não flácido. Esse processo envolve o miotamponamento, que é a primeira fase do organismo contra a hemorragia, e o trombotamponamento, que é a formação de trombos nos grandes vasos uteroplacentários que impedem a hemorragia. Já a expulsão placentária faz parte do segundo período clínico do
parto, e a dequitação, do terceiro período.
2)
A dinâmica do trabalho de parto tem características e variáveis individuais significativas entre as parturientes. No entanto, a presença de determinados sinais e sintomas determina o diagnóstico clínico do início do trabalho de parto. Assinale a alternativa correta que apresenta os sinais e sintomas de início de trabalho de parto.
b)
Presença de contrações uterinas em intervalos regulares com dilatação progressiva do colo uterino.
RESPOSTA CORRETA
O início do trabalho de parto é baseado na presença de contrações uterinas em intervalos regulares com dilatação progressiva do colo uterino; já o rompimento da bolsa amniótica ocorre no final do período de dilatação, ou primeiro período clínico do parto. Embora a perda do tampão mucoso possa ocorrer dias antes do início do trabalho de parto, é comum que ocorra durante o desenvolvimento do primeiro período clínico, seguida pelo coroamento da cabeça fetal, com aumento dos batimentos cardíacos fetais.
3)
O secundamento, ou dequitadura, faz parte do terceiro período clínico do parto e compreende o desprendimento, a descida e a expulsão da placenta e das membranas. É comum que ocorra entre 5 e 30 minutos após o término do período expulsivo. Selecione a alternativa de eventos que podem acontecer dentro do período de secundamento (expulsão da placenta):
e)
A retenção placentária, quando o secundamento não acontece depois de passados 30 minutos após o nascimento.
RESPOSTA CORRETA
Secundamento fisiológico: diz respeito ao descolamento dos anexos ovulares, sua descida pela vagina e sua expulsão ao exterior.
Secundamento espontâneo: Os anexos ovulares não sofrem alterações em sua evolução.
Secundamento natural ou corrigido: Ocorre quando o sucesso de todo o processo se deve a forças naturais.
Secundamento artificial: Se observa quando é necessário o obstetra intervir pois os anexos ovulares encontram-se completamente desprendidos.
Retenção placentária: quando o secundamento não acontece depois de passados 30 minutos após o nascimento.
4)
A associação, durante o trabalho de parto, de medidas como exercícios respiratórios, técnicas de relaxamento, deambulação, massagens e banhos é chamada de métodos não farmacológicos. Assinale a alternativa que contenha suas contribuições:
d)
Alívio da dor e do desconforto.
RESPOSTA CORRETA
Os métodos não farmacológicos, como exercícios respiratórios, entre outros, são usados para alívio da dor e do desconforto, e não para checar a normalidade dos batimentos cardíacos fetais. O encurtamento das fases do trabalho de parto, a aceleração das contrações e a desaceleração da progressão fetal são métodos que requerem o uso de medicamentos.
5)O trabalho de parto é dividido em três fases clássicas: dilatação, expulsão e dequitação. A velocidade de desenvolvimento varia entre as parturientes. No entanto, com relação aos eventos fisiológicos na primeira etapa do trabalho de parto, é correto afirmar que: ​​​​​​​
a)
multíparas, na fase ativa de trabalho de parto, têm o colo uterino dilatado e apagado simultaneamente. ​​​​​​​
RESPOSTA CORRETA
Em mulheres que estão na primeira gestação, as primigestas, ocorre primeiro o relaxamento cervical, seguido da dilatação; já nas multíparas, mulheres que já tiveram mais de um filho, os dois processos acontecem simultaneamente.
Avaliação do recém-nascido, lactente, pré-escolar e escolar
1)
Em determinada fase do crescimento e do desenvolvimento, as respostas aos estímulos evoluem de reflexos generalizados para as ações voluntárias, definidas pelo córtex, que são os reflexos corticais. Sendo assim, a pessoa passa de ações involuntárias, tais como gritar e agitar os braços, para movimentos voluntários.
Que fase é essa?
a)
Fase de recém-nascido.
RESPOSTA CORRETA
A fase da criança que inicia no nascimento e vai até 28 dias de vida é a fase de recém-nascido. Nesta fase, as respostas aos estímulos evoluem de reflexos generalizados para as ações voluntárias definidas pelo córtex, que são os reflexos corticais. Sendo assim, a criança passa de ações involuntárias, tais como gritar e agitar os braços, para movimentos voluntários. Nas demais fases, a criança manifesta outras reações aos estímulos.
2)
Quando a criança entra para a segunda infância, também chamada de período pré-escolar, que vai dos 2 aos 6 anos exclusive, ela passa por grande desenvolvimento das habilidades já adquiridas anteriormente.
É uma característica dessa fase:
e)
Importante desenvolvimento da linguagem, comunicação, locomoção e manipulação de objetos.
RESPOSTA CORRETA
O período pré-escolar, que vai dos 2 aos 6 anos exclusive, é marcado por intenso desenvolvimento de habilidades, entre elas o desenvolvimento e o aprimoramento da linguagem e comunicação, da locomoção e o aprimoramento na manipulação de objetos. As demais habilidades são caracterizadas por outras fases do desenvolvimento da criança.
3)
No exame físico do recém-nascido, as fontanelas devem ser cuidadosamente examinadas.
Um dos parâmetros de normalidade para esse item é:
d)
Fontanela anterior medindo entre 1 e 4 cm e aberta.
RESPOSTA CORRETA
No exame físico do recém-nascido devem ser examinadas as fontanelas, sendo que a anterior mede de 1 a 4 cm e tem forma de losango. No exame do recém-nascido, essa fontanela deve estar aberta, pois ela se fecha do 9° ao 18° mês. A fontanela posterior tem forma de triângulo, mede até 5 cm e se fecha até o segundo mês. As fontanelas não devem estar túrgidas, abauladas ou deprimidas.
4)
A aferição de pressão arterial requer uma recomendação específica para as crianças, de modo diferente do que acontece ao adulto.
É recomendada a aferição da pressão arterial em crianças:
d)
Uma aferição aos três anos e outra aos 6 anos.
RESPOSTA CORRETA
O Ministério da Saúde, em 2012, indicou que a pressão arterial fosse aferida aos três anos de idade como consulta de rotina e que outra aferição fosse realizada aos seis anos de idade.
5)
Os cuidados de enfermagem direcionados à criança devem ser planejados de forma individualizada. Porém, existem protocolos que direcionam ações amplas que precisam ser implementadas em serviços de saúde no atendimento à criança.
Dentro dessas ações, a profilaxia da oftalmia gonocócica é um cuidado de enfermagem que deve ser feito em que fase?
a)
Recém-nascido.
RESPOSTA CORRETA
A profilaxia da oftalmia gonocócica deve ser feita ao recém-nascido nas suas primeiras horas de vida, para prevenção de conjuntivite causada por vários agentes etiológicos durante a passagem do bebê pelo canal de parto. Nas outras fases da criança não se aplica esse método preventivo.
Enfermagem em Saúde da Mulher e Criança - UA08 - Analgesia utilizada em pediatria e medicamentos adjuvantes
1)
A dor é uma experiência sensorial desagradável que todos os seres humanos vivenciam em algum momento da vida. Essa experiência se torna ainda mais complexa quando ocorre em uma criança. Sobre a analgesia na pediatria, qual alternativa apresenta uma afirmativa correta?
a)
Desde o nascimento, os recém-nascidos têm a capacidade de sentir dor e essa dor não pode ser negligenciada pelos profissionais.
RESPOSTA CORRETA
Desde o nascimento, os recém-nascidos têm a capacidade de sentir dor e ela não pode ser negligenciada pelos profissionais. Mesmo que a criança não tenha o conhecimento para relatar verbalmente a sua dor, ela manifesta por meio de comportamentos que devem ser avaliados pelos profissionais por meio de escalas. Não há restrição na administração de analgésicos na pediatria, mesmo no período neonatal.
2)
As crianças, em algumas etapas do seu desenvolvimento, não têm a capacidade de auto relatar a sua dor. Por isso, os profissionais devem utilizar outros mecanismos para avaliar a dor pediátrica. Assinale a alternativa que apresenta corretamente um desses mecanismos.
d)
Valorizar a avaliação da dor relatada pelos pais da criança.
RESPOSTA CORRETA
Um mecanismo importante
na avaliação da dor em crianças que não falam é considerar a avaliação dos pais na dor de seus filhos. Valores de dor atribuídos pelos responsáveis, quando comparados com os valores indicados pelos profissionais, são mais próximos ao autorrelato das crianças.3)
A analgesia na pediatria deve seguir uma escada analgésica. No primeiro degrau, se encontram analgésicos não opioides e anti-inflamatórios não esteroidais, já no segundo e no terceiro degraus são acrescidos os analgésicos opioides. Assinale a alternativa que apresenta o fármaco classificado como um analgésico opioide potente e indicado para o uso na pediatria.
3)
A analgesia na pediatria deve seguir uma escada analgésica. No primeiro degrau, se encontram analgésicos não opioides e anti-inflamatórios não esteroidais, já no segundo e no terceiro degraus são acrescidos os analgésicos opioides. Assinale a alternativa que apresenta o fármaco classificado como um analgésico opioide potente e indicado para o uso na pediatria.
e)
Morfina.
RESPOSTA CORRETA
O analgésico opioide potente indicado é a morfina. O paracetamol e o ibuprofeno são analgésicos fracos e a carbamazepina é um anticonvulsivante utilizado como adjuvante.
4)
A dor é uma experiência complexa e que envolve não somente aspectos físicos, mas também psicossociais e espirituais. Em alguns casos, é recomendado o uso de medicamentos adjuvantes juntamente com os analgésicos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a função dos fármacos adjuvantes.
c)
Não atuam diretamente na dor, porém melhoram a ação dos analgésicos.
RESPOSTA CORRETA
Os fármacos adjuvantes são aqueles que não atuam diretamente no tratamento da dor, porém melhoram a ação dos analgésicos. Eles melhoram o padrão do sono e do apetite, reduzem a ansiedade, dentre outras ações benéficas.
5)
Os analgésicos opioides são indicados para o manejo da dor classificada como moderada e intensa. Em alguns casos, os profissionais da pediatria, por desconhecimento, deixam de administrar os opioides com receio dos potenciais efeitos colaterais. Qual o efeito colateral que justifica o temor dos profissionais?
d)
Depressão respiratória.
RESPOSTA CORRETA
A depressão respiratória é o efeito colateral que justifica o receio dos profissionais, pois temem o agravamento do quadro clínico pela redução na oferta de oxigênio para os tecidos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais