Buscar

Primeira Experiência 11

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Serviço Social
“As Primeiras Experiências de Vida do Bebê”
“É impossível descrever um bebê ou uma criança pequena sem que se inclua uma descrição dos cuidados que ela recebe.” (Winnicott). O bebê ao nascer já e uma pessoa, e do seu ponto de vista existe toda uma diferença entre a qualidade boa ou má dos cuidados que lhe seja dispensado, Os bebês são sujeitos as mais terríveis ansiedade que se possa imaginar, se deixado a sós por muito tempo, sem nenhum contato humano. O fato de ser desejada e amada pelas mães, pais, familiares, fornece o contexto no qual cada criança tem a oportunidade de se tornar um individuo, a confiança do Bebê na fidedignidade da mãe e, portanto, na de outras pessoas e coisas, torna possível uma separação do não eu a partir do eu, a separação é evitada pelo preenchimento do espaço potencial com o brincar criativo, com o uso de símbolos e com tudo o que acaba por se somar a uma vida cultural, fornecer instrumentos e oportunidades para o pleno desenvolvimento criador e intelectual fornece meios de expressão para a fantasia e vida dramática. Espaço de confiança permite que a criança brinque criativamente, a criança precisa ser colocada em contato com os elementos da herança cultural, de modo apropriado, de acordo com suas capacidades, sua idade emocional e fase de desenvolvimento.
O desenvolvimento humano saudável é emocionalmente maduro, tendo em vista sua idade no momento. Estimulemos a capacidade de brincar da criança, um ambiente razoavelmente bom e estável permite o desenvolvimento de um modo de vida pessoal. Possibilita torna-se um ser humano integral, desejando como tal e favoravelmente acolhido pelo mundo em geral, processo de desenvolvimento dos Bebês, Integração, Personalização, Realização, ao amamentar a mãe cria com o Bebê um elo que não pode ser rompido ou quebrado, com um envolvimento total da personalidade, a mãe e o bebê olham-se nos olhos, o Bebê olha tateia, suga, morde, arranha.
“Há, de fato, uma diferença muito grande entre ter nascimento filho de beduíno que vive nas areias escaldantes, de um prisioneiro político da Sibéria ou da esposa de um comerciante da úmida, porém bela, parte ocidental da Inglaterra” Winnicott, 1994 p.80. Ser por si mesmo e não por reação, fornecer meios de expressão para a fantasia e vida dramática, Espaço de confiança, permite que a criança brinque cativamente. A criança precisa ser colocada em contato com os elementos da herança, cultural e de forma que, papel de espelho da mãe, da família e da professora no desenvolvimento infantil.

Outros materiais