A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
crise ambiental

Pré-visualização | Página 1 de 1

Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
.
 Os principais componentes da crise ambiental são três elementos: População, Recursos naturais e poluição. Esses elementos estão interligados e deve ter um
equilíbrio para haver uma melhor qualidade de vida no planeta.
População
Ao passar dos dias, é nítido o grande numero de habitantes nesse planeta, visto que esse número está em crescimento, ate quando os recursos naturais será suficiente para sustentar a humanidade?
Esse é um dos componentes da crise ambiental, a População. O crescimento descontrolado preocupa, principalmente em países subdesenvolvidos, ocorrendo um desequilíbrio populacional, que tende a se agravar ainda mais, a população cresceu de 2,5 bilhões em 1950 para 6,5 bilhões no ano de 2002, um motivo desse crescimento é a taxa mundial bruta de natalidade ser maior que a taxa mundial bruta de mortalidade, portando, nasce mais pessoas do que morre nesse planeta. 
Sendo os recursos naturais um dos grandes motivo para ter vida nesse planeta, ate quando irá ser o bastante para toda essa população, que tende a crescer todos os dias. Alguns autores questionam a tese de recursos naturais escassos nos dias atuais, e responsabilizam a má distribuição de renda e a má utilização da produção agrícola pela fome no mundo hoje.
Recursos naturais
Recursos naturais são elementos da natureza que são úteis ao Homem no processo de desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade em geral, sendo qualquer insumo de que os organismos, as populações e os ecossistemas necessitam para a sua manutenção, portanto, recursos naturais tem a sua grande importância. Existe uma ligação entre recursos naturais e tecnologia, pois existe a necessidade de alguns recursos passar por processos tecnológicos para a sua utilização. outra ligação existente é entre recursos naturais e economia, devido que algo é recurso desde que sua utilização seja viável, portanto, na definição de recursos naturais, encontramos três tópicos relacionados: tecnologia, economia e meio ambiente. 
Pelo fato do meio ambiente não ter sido prioridade, ocorreu o uso de elementos extremamente tóxicos como recursos naturais, acontecendo então uma degradação do ambiente e risco a população, pela utilização desses recursos nocivos a saúde.
Os recursos naturais podem ser classificados em dois grupos: os renováveis e os não renováveis. Os recursos são considerados renováveis quando possibilitam a sua utilização sistemática sem risco de se esgotarem. A sua reposição ou regeneração é feita de forma contínua pela Natureza. Em termos de reservas naturais, trata-se de um bem ilimitado. Os recursos não renováveis são recursos naturais que não podem ser produzido, regenerado ou reutilizado a uma escala que possa sustentar a sua taxa de consumo. 
Esses recursos existem muitas vezes em quantidades fixas, ou são consumidos mais rapidamente do que natureza pode produzi-los. Os combustíveis fósseis são um exemplo, enquanto que recursos como madeira (quando colhida de forma sustentável) ou metais (que podem ser reciclados) são considerados recursos renováveis. Há situações de um recurso renovável passar a ser não renovavel, isso ocorre quando a sua utilização é bem maior que a sua renovação, tendo como resultado a depleção de um recurso.
Poluição
Com a Utilização dos recursos pela população surge a poluição, a poluição é a alteração indesejada nas características químicas, físicas ou biológicas da atmosfera, litosfera ou hidrosfera, é à degradação do meio ambiente, prejudicando a vida. Em geral, ela é provocada por nós, seres humanos, mas suas consequências afetam não somente as pessoas, mas toda a vida na Terra. 
Poluentes são resíduos gerados pelas atividades humanas, causando uma degradação ambiental, portanto, analisamos se um local esta poluído pela concentração ou quantidade de resíduos presentes no ar, solo e água, e comparamos com um determinado padrão mínimo de indicadores de poluição. 
As fontes poluidoras podem ser classificadas em pontuais ou localizadas e difusas ou dispersas. A fontes pontuais podem ser identificas e controladas com uma rapidez , enquanto as difusas é um desafio ter um controle eficiente.
A poluição pode ter um efeito a nível local, regional e global. Os impactos local e regional são os mais conhecidos, ocorrem em áreas de grande densidade populacional ou atividade industrial com intensidade em aglomerações urbanas. Nessas áreas há problemas no ar, solo e água, podendo prejudicar ate lugares vizinhos. 
Os impactos globais analisados recentemente, como efeito estufa e a degradação da camada de ozônio, ainda não são bem conhecidos, porem, suas consequências afetam o clima e o equilíbrio global do planeta. Esses efeitos tem contribuído para um melhor conhecimento da população sobre questões ambientais, sendo comentado em diversos meios de comunicação, devido a duvida das pessoas sobre o futuro do planeta e a certeza que com apenas a tecnologia conseguira controlar toda essa degradação decorrentes de suas atividades.
Esses três componentes estão interligados de uma forma que a população precisa dos recursos naturais, e a mesma produz poluição, e a poluição afeta drasticamente os recursos naturais.
Exemplos atuais
Caso Mariana
O rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, em novembro de 2015 na zona rural de Mariana (MG), provocou o maior desastre ambiental da história do Brasil e trouxe à tona o desrespeito às leis ambientais e a falta de fiscalização por parte do poder público.
Esse desastre culminou em uma grande parte de vegetação e animais, trazendo danos irreparáveis para aquela região. 
Rio Tiete 
O rio está poluído em níveis consideráveis. É possível enxergar de maneira explícita o excesso de lixo despejado por populares. Dentro do Tietê já foram encontrados teclados de computadores, celulares, sofás e objetos difíceis de serem imaginados boiando no rio. Cientistas convergem ao afirmar que em São Paulo ele nunca será como a nascente em consequência do nível de poluição encontrado na atualidade.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.