Buscar

Mauá O imperador e o rei resumo (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Filme Mauá- O Imperador e o Rei é uma obra brasileira de 1999, com direção de Sérgio Rezende, relata a infância de Irineu Evangelista de Sousa (1813-1889), a história aconteceu na cidade do Rio Grande do Sul em 1819. Um jovem garoto que perde o seu pai assassinado por ladrões de gado. Depois desse trágico evento, o garoto é levado para o Rio de Janeiro com o tio Batista. 
 O tio de Irineu chegando ao Rio de Janeiro conseguiu um trabalho para ele no comércio do Sr. Pereira, comerciante influente da época, era muito esforçado no comércio, fazia de tudo um pouco, com isso, se destacava sua ocupação de caixeiro, o patrão analisando a sua desenvoltura lhe deu um cargo de guarda livro da firma.
 A firma do Sr. Pereira estava em situação difícil, Irineu propôs ser o mediador nas negociações para recuperar uma parte dos seus bens materiais, o país estava em crise, eram feitos esforços para recuperar o negócio, o Banco do Brasil estava falido, Irineu compra ações do Banco do Brasil, do Sr. Pereira que naquela época tinha perdido o valor, com a compra das ações bem mais abaixo do mercado, a crise trouxe à queda de muitos fazendeiros, donos de escravos da época. Assim, a situação foi tão grave que os levava até mesmo cometerem suicídio. Irineu com desenvoltura conseguiu quitar a dívida do Sr. Pereira negociando com o banco do Sr. Richard Carruthers era o dono do banco, admirado com a forma de negociação do jovem, lhe ofereceu um emprego.
 Irineu estava em ascensão profissional, tornou-se acionista do Banco do Brasil, com isso comprou sua própria casa, era contra a prática dos fazendeiros antigos, sendo que tinha uma visão de liberdade para todos, ia contra os demais acionistas, que acreditavam que se acabassem com a escravidão, seria acabar com o Império. Para o jovem a escravidão era um atraso, ele imaginava o Brasil livre como os ingleses que aboliram a escravidão e prosperaram. Anos depois, Sr. Carruthers decide voltar para a terra natal e deixa Irineu comandando os negócios que iam muito bem.
 Em um discurso para o Dom Pedro II e a classe burguesa: ele citou um novo código comercial, nos princípios da formulação do código, acreditava na liberdade do mercado, no lucro como veículo de bem-estar social e como propulsor da criação de novas riquezas, ele também mencionou que a presença do Estado como emissor de regras e normas nunca como concorrente. O Barão de Mauá criou a Companhia de Rebocadores da Barra de Rio Grande, conseguiu os direitos de tráfico no Rio Amazonas por 30 anos, e investiu em companhias de bondes no Rio de Janeiro, Barão foi um dos grandes incentivadores da implantação de ferrovias no Brasil, com o objetivo de transportar a produção agrícola do país com maior velocidade. A primeira delas foi a ferrovia Mauá, que ligava o Rio de Janeiro ao Vale do Paraíba fluminense, cuja licença para a construção foi concedida em 1852, com apenas 40 anos ganhou o titulo de Barão por construir a primeira estrada de ferro do país e contribuiu para outros serviços públicos. Outra empresa fundada pelo Barão foi a Ponta de Areia que era uma indústria naval, mas também se fabricaram os encanamentos destinados aos rios Maracanã e Andaraí Grande e os lampiões de ferro destinados à iluminação a gás na cidade do Rio de janeiro. 
 As ideias do Barão eram voltadas para a indústria e comércio, e não para a agricultura, ele queria fazer com que a economia do país girasse e não ficasse na mão da elite. Para chegar aonde chegou teve que estudar e conquistar a confiança de todos com suas ideias liberalistas, fez muita fortuna, porém o governo imperial não tinha uma visão ampla dos seus empreendimentos que o levou a falência, pois o Imperador tinha a ideia de que o barão queria ter mais poder do que ele sobre o povo. Mauá foi um empreendedor confiante em seus negócios, se opondo contra o Imperador que tinha uma visão diferente da dele, por isso passou a confiar e defender seus ideais, dessa forma ele teve como punição a falência de suas empresas. 
 A queda do Barão de Mauá não foi ruim só para ele, mas para todo o Brasil, pois ele era o único com condições de implementar naquele momento a verdadeira Revolução Industrial no país. Se o Brasil seguisse as ideias do Barão, a exemplo da Inglaterra com uma economia totalmente liberal e de incentivo a industrialização, o Brasil hoje com a toda certeza seria um país de primeiro mundo competindo com a própria Inglaterra, e também seria possível que a questão social fosse algo visto com mais clareza pelos governantes. O Barão de Mauá tinha uma visão social abrangente em meio toda a classe burguesa de sua época, ele buscava igualdade e oportunidades para que o seu país pudesse se desenvolver e a classe trabalhadora acompanhasse esse desenvolvimento com muito esforço e trabalho digno para a evolução econômica, política e social.
 Dez anos após ter sido levado à falência, Irineu que foi o homem mais rico do Brasil, não desistiu de lutar por um país melhor, voltou a exercer às suas atividades econômicas que o enriqueceram, ele tinha uma visão além da sua época, conseguiu pagar as suas dívidas e recuperou seu registro de comerciante, terminou seus anos de vida como corretor de negócios do café. Novamente honrado, e graças a seu incomparável tino comercial, voltou a ser um dos homens mais ricos do Brasil. Morreu em outubro de 1889, aos 76 anos de idade, ao lado de May sua companheira de todas as horas. Poucas semanas após sua morte foi proclamada a República e o Imperador exilado na Europa.
 .

Outros materiais