Buscar

resumos empresarial 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Explique a natureza jurídica do direito falimentar: 
R= para alguns autores, a falência é um instituto de direito material, nada mais é que um acontecimento, um fato jurídico. Por consequência, o fato de existir processo falimentar serviria meramente de acessório às normas de direito substantivo. Para outros doutrinadores, a Falência é vista como um procedimento, uma execução processual coletiva, realizada em Juízo, dirigida e superintendida pelo Juiz. Desta forma a falência é constitutiva. 
Levando em consideração o conceito de estabelecimento empresarial, explique como se processa a jurisdição do foro competente para o pedido de falência:
R= segundo a lei 11.101/05- “É competente para homologar o plano de recuperação extrajudicial, deferir a recuperação judicial ou decretar a falência o juízo do local do principal estabelecimento do devedor ou da filial de empresa que tenha sede fora do Brasil. ”
Antes da decretação da sentença constitutiva de falência, explique quais os pedidos que poderão ser usados pelo devedor falido.
R= legitimidade dos documentos que comprovem a dívida; contestação em até 10 dias; pagar a dívida, acrescentado de correção monetárias, horários e custas processuais. 
A AÇÃO REVOCATÓRIA é uma ação de conhecimento específica do direito falimentar. Trata-se de um meio processual pelo qual o juiz declara a ineficácia dos atos da falida. São legitimados para propor esta ação: o Ministério Público; o administrador judicial, como representante da massa falida; ou qualquer credor habilitado. A ação revocatória correrá perante o juízo da falência e obedecerá ao procedimento ordinário. Há um prazo decadencial de 3 anos para a propositura da ação, que não admite interrupção. O prazo só será contado a partir do momento em que se deu o ato fraudulento. O recurso cabível da sentença revocatória é a apelação, que cabe no prazo de 15 dias a contar da sentença.
O sócio administrador da sociedade empresaria ABC comercio de roupas LTDA questiona você, especialista em decreto falimentar se, uma vez decretada a falência da sociedade haverá a paralização total de suas atividades imediatamente. 
R= não. Pois pela função social e econômica da empresa. 
PRESSUPOSTOS MATERIAL- qualidade de empresário do devedor; MATERIAL OBJETIVO- insolvência do devedor; FORMAL- sentença declaratória de falência.
RESPOSTA DO RÉU- O devedor tem o prazo de 10 dias para apresentar contestação; poderá alegar qualquer das matérias prevista na lei 11.101/05; e caso seja sociedade anônima terá o prazo de 1 ano, da morte do devedor para decretar a falência da sociedade.

Outros materiais