Buscar

Aula 1 Geo Amazônia.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Geografia da Amazônia/ Rodrigo Bandeira
01. Com base na figura seguinte, assinale a alternativa correta.
 
a) A figura destaca as três macrorregiões naturais do Brasil, segundo o IBGE (1960), que dividiu o país em Amazônia, Nordeste e Centro Sul.
b) A Amazônia corresponde à região Norte, incluindo os estados de Tocantins, Mato Grosso e Maranhão. 
c) A região Centro Sul corresponde às regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste, além do Distrito Federal e do vale do rio São Francisco. 
d) A região Nordeste do país compreende 09 estados brasileiros, excetuando-se apenas o estado do Maranhão e incluindo o norte de Minas Gerais. 
e) A figura representa as três grandes regiões geoeconômicas, ou complexos regionais, que obedecem a critérios ligados aos aspectos naturais e ao processo de formação sócio-espacial do território brasileiro. Trata- se de uma proposta não oficial difundida entre os pesquisadores e na mídia em geral.
02. Sobre a região Norte do Brasil, é correto afirmar que:
a) possui altíssima densidade demográfica, isto é, grandes vazios populacionais, principalmente no estado do Amazonas.
b) sob fomento de políticas públicas, vários projetos agropecuários, de mineração e industriais foram desenvolvidos, a exemplo da Zona Franca de Manaus.
c) possui a maior floresta tropical xerófila do mundo, que vem sendo devastada a cada ano e também se estende por estados da região nordeste e por outros países da América do Sul.
d) devido à apropriação ilegal, terras devolutas, posseiros e grileiros, a região apresenta inúmeros conflitos por terra, especialmente no norte de Mato Grosso.
e) sua diversidade cultural é resultado da colonização efetuada por japoneses, italianos e negros, no final do período colonial, além de portugueses e dos povos indígenas.
03. Analise o mapa abaixo.
 (ARBEX JR., J.; OLIC, N. B. O Brasil em regiões: norte. São Paulo: Moderna, 2000. p. 9.)
 
Na década de 1960, foi criada a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), que redefiniu a Amazônia Brasileira. Além dessa redefinição territorial, ocorreu a renomeação da região (área hachurada no mapa acima), que passou a se chamar
 
a) Amazônia Internacional. 
b) Região Norte. 
c) Pacto Amazônico. 
d) Amazônia Legal.
e) Floresta Amazônica.
04. A principal característica socioeconômica que difere o Complexo Regional da Amazônia das demais regiões geoeconômicas brasileiras é:
a) a grande concentração de atividades no setor primário, com destaque para o extrativismo.
b) o intensivo adensamento demográfico na segunda metade do século XX.
c) a presença da Zona Franca de Manaus, um importante polo industrial.
d) a existência de áreas comerciais de integração com os países ao norte.
e) a maior ocupação militar em razão da necessidade de preservação ambiental.
05.
 
Os pontos numerados no mapa indicam importantes áreas de exploração mineral na região Norte do país, com extração de manganês, bauxita, ferro, cobre, ouro e níquel. Os grandes projetos relacionados aos pontos 1, 2 e 3 são, respectivamente,
a) Trombetas, Carajás e Quadrilátero Ferrífero. 
b) Serra do Navio, Trombetas e Carajás. 
c) Serra do Navio, Carajás e Maciço do Urucum. 
d) Trombetas, Serra do Navio e Paragominas. 
e) Maciço do Urucum, Alumar e Carajás.
06. 
Considerando-se o mapa e os conhecimentos das estratégias geopolíticas para um melhor controle da Amazônia brasileira, é correto afirmar que o
a) Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia) tem por finalidade a integração das forças armadas, visando à defesa da região.
b) Estado brasileiro, através dos projetos Calha Norte e Sipam/Sivam, tem total controle das vastidões da Região Amazônica.
c) Projeto Calha Norte teve origem no governo militar, na década de 70 do século passado, e visava, inicialmente, povoar as fronteiras do norte do país.
d) Projeto Jari, localizado nos limites dos estados de Roraima e do Amazonas, é um gigantesco empreendimento de assentamento agrícola que reforça a soberania amazônica.
e) Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia) é uma rede de coleta e de processamento de informações sobre meio ambiente, meteorologia, vigilância aérea e de superfície, e terras indígenas, dentre outros, que são enviadas aos órgãos governamentais atuantes na região.
07. 
Com base no mapa, é possível associar a macrorregião brasileira com maior proporção de migrantes à presença da seguinte dinâmica socioespacial:
a) criação de área turística.
b) formação de distrito industrial.
c) ampliação de reserva ambiental.
d) expansão da fronteira agropecuária.
08. “A Floresta e a Bacia Amazônicas são as principais referências do Domínio Amazônico. (…) A vegetação adapta-se à elevada temperatura e umidade do Clima Equatorial. No entanto, de toda a água precipitada sobre a floresta, apenas 25% fica na superfície ou infiltra no solo. Todo o restante retorna à atmosfera pela evapotranspiração”.
LUCCI, E. A. BRANCO, A. L. MENDONÇA, C. Território e sociedade no mundo globalizado:Geografia Geral e do Brasil. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2014. p.212-213.
No domínio morfoclimático da Amazônia, as chuvas são frequentes em razão do processo acima narrado e são classificada como:
a) convectivas
b) orográficas
c) frontais
d) de barlavento
e) ciclônicas
9. A floresta amazônica não é homogênea, mas composta por uma diversidade de espécies vegetais e diferentes composições morfológicas. Assinale, a seguir, a alternativa que apresenta uma característica incorreta sobre a vegetação do domínio amazônico:
a) árvores latifoliadas
b) vegetação densa
c) vegetação perene
d) espécies hidrófilas
e) fitofisionomia herbácea
10. Em 2003, deu-se início às discussões do Plano Amazônia Sustentável, que rebatiza o Arco do Desmatamento, uma extensa faixa que vai de Rondônia ao Maranhão, como Arco do Povoamento Adensado, a fim de reconhecer as demandas da população que vive na região. A Amazônia Ocidental, em contraste, é considerada nesse plano como uma área ainda amplamente preservada, na qual se pretende encontrar alternativas para tirar mais renda da floresta em pé do que por meio do desmatamento. O quadro apresenta as três macrorregiões e três estratégias que constam do Plano.
Estratégias:
I. Pavimentação de rodovias para levar a soja até o rio Amazonas, por onde será escoada.
II. Apoio à produção de fármacos, extratos e couros vegetais.
III. Orientação para a expansão do plantio de soja, atraindo os produtores para áreas já desmatadas e atualmente abandonadas. 
Considerando as características geográficas da Amazônia, aplicam-se às macrorregiões Amazônia Ocidental, Amazônia Central e Arco do Povoamento Adensado, respectivamente, as estratégias
a) I, II e III.
b) I, III e II.
c) III, I e II.
d) II, I e III.
e) III, II e I.
www.geografiaeanarquia.blogspot.com

Outros materiais