Buscar

Justiça Restaurativa: Uma Alternativa Colaborativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3 
1 questao 
Quando todas as partes estão vinculados com intuito de resolver o assunto conflitante, temos a proposta de justiça restauradora. Este recurso permite interferências futuras nas consequências advindas da ofensa geradora do processo. 
A importância reside na mediação rápida, tornando célere o findar das disputas em questão, buscando conciliar pessoas outrora adversas umas em relação às outras, da mesma forma que reorganizá-las na sociedade. Diferente da retributiva, consegue a modalidade em apreço o devido foco no diálogo, responsabilidades e reparação de danos, pois vítima, agressor e comunidade dispensam as caracterizações objetivas de infrator e poder público, evitando penalidades fundamentadas apenas no que aconteceu, ou seja, passado. 
2 questao 
A Justiça Restaurativa é uma prática que está buscando um conceito. Em linhas gerais poderíamos dizer que se trata de um processo colaborativo voltado para resolução de um conflito caracterizado como crime, que envolve a participação maior do infrator e da vítima. Não é o juiz que realiza a prática, e sim o mediador que faz o encontro entre vítima e ofensor e eventualmente as pessoas que as apoiam. Maior beneficio da justiça restaurativa é em muitos casos boa, essas iniciativas alcançam a pacificação das relações sociais de forma mais efetiva do que uma decisão judicial.

Continue navegando

Outros materiais