Buscar

Portfólio EXPERIÊNCIA NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA NO EAD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
 UNINTER
GILSON SEBASTIÃO DERETTI JUNIOR – RU1264320
POLO DE APOIO PRESENCIAL – BENTO GONÇALVES
 
EXPERIÊNCIA NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA NO EAD
	
O ensino à distância teve, segundo MOORE e KEARSLEY (2007), início com a correspondência, no século XIX, CUJOS ALUNOS RECEBIAM O MATERIAL IMPRESSO PARA ESTUDO VIA CORREIO. Passamos depois pela rádio escola; pela TV e vídeos pré-gravados, pela teleconferência e, atualmente, contamos com a Internet para fazermos o estudo individualizado. Ou seja, as inovações tecnológicas transformaram o ensino a distância e nos possibilitaram o Ensino a Distância (EaD) que temos hoje.
Minha experiência com a escola e o ensino, desde o início foi num estilo nômade. Em virtude do trabalho de meu pai, o provedor da família, minha família mudava muito de cidade e com isso meu ambiente escolar também. Ao longo dos 11 anos do ensino fundamental e médio foram 2 estados, 5 cidades e 7 escolas. Então talvez por isso meu convívio escolar tenha sido diferente da grande maioria dos alunos que frequentam esse mesmo período de aprendizagem em um número menor de escolas. Para descrever minha experiência escolar seria necessário descrever também os benefícios e traumas que vieram pela constante mudança do ambiente de aprendizagem.
A escolha pelo EaD se deu pela praticidade de estudar de forma online, fazendo as leituras através de livros físicos que a universidade disponibiliza e provas presencias em um intervalo de tempo a escolher pelo aluno. Talvez por ter tido a experiência de frequentar cursos de graduação ofertados no modo presencial (administração e software) consiga fazer um paralelo com os benefícios e perdas das duas modalidades, mas fazer o EaD especificamente do curso de Licenciatura em Filosofia, não me privará de adquirir e absorver o máximo de informações e conteúdo para me tornar um bom profissional da área. O que fica faltando são as discussões presenciais sobre os temas abordados, mas estas podem ser substituídas pelos fóruns online no AVA.	Comment by ORIENTAÇÃO: POR MEIO
O sucesso do Ensino a Distância (EAD), só está sendo possível devido à evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Através delas, é possível ter acesso aos conteúdos de maneira rápida, em um ambiente de aprendizagem interativo e inovador.
Conheça algumas das principais tecnologias empregadas nos cursos EAD:
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) - São ambientes online que o aluno acessa, pelo computador, para assistir às aulas e realizar as atividades. O estudante recebe uma senha de acesso e entra na “sala de aula virtual” de qualquer lugar e em qualquer horário, basta estar conectado à Internet. É neste ambiente que ficam disponíveis os conteúdos do curso e outras ferramentas de interação, como vídeo-aulas, áudio e videoconferências, chats, fóruns e bibliotecas virtuais.
Vídeo-aulas - Como o próprio nome indica, são aulas gravadas em vídeo que o aluno pode acessar quando quiser. Elas podem combinar a fala do professor com apresentações, imagens, sons e interatividade. Geralmente são planejadas de forma a tornar o conteúdo do curso mais atrativo, prendendo a atenção do aluno pelo tempo necessário para que ele compreenda aquela matéria.
Áudio e Videoconferência - É um tipo de tecnologia que permite aos alunos e professores estabelecerem uma comunicação bidirecional, através de dispositivos de comunicação, como o computador. No ensino a distância, a Audi conferência e a videoconferência permite um contato e alunos e tutores ou professores em tempo real.
Chats e Fóruns - Com ferramentas de bate-papo e fóruns de discussão, os alunos podem esclarecer suas dúvidas diretamente com os professores ou tutores, ou promover discussões em grupo. Essas conversas geralmente são armazenadas e ficam disponíveis para o aluno acessar o histórico quando quiser.
Bibliotecas Virtuais - Para atender às necessidades dos alunos 24 horas por dia, 7 dias por semana, as faculdades que oferecem cursos superiores a distância contam com acervos virtuais, onde é possível descarregar (baixar) materiais de estudo e de consulta em formato digital, gratuitamente.
A evasão média nos cursos virtuais é de 20%, segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). Especialistas chamam atenção para as características que os alunos precisam cultivar:
Autonomia e Disciplina - Não se engane pensando que tudo será mais fácil só porque você eliminou o deslocamento diário até a escola. Como a dinâmica de aprendizado é de responsabilidade do aluno, é preciso ter organização para se dedicar ao conteúdo. Por isso, é necessário administrar o próprio tempo. Da mesma forma, é fundamental ser proativos e ter autonomia de estudo, fatores que permitirão ao estudante dar conta das demandas do curso sem que precise ser cobrado por isso.
Leitura e Interpretação - Tal qual ocorre nos cursos presenciais, é comum que alunos sem o hábito de ler e escrever apresentem dificuldades para interpretar as informações e se expressar. Isso porque o aluno tem que compreender o conteúdo que chega pelo material didático. Se ele tiver problemas para interpretá-lo, sua aprendizagem ficará prejudicada. A familiaridade com a leitura faz com que o estudante não se sinta sobrecarregado ao se deparar com textos densos e extensos, comuns em algumas carreiras na graduação e na pós-graduação.
Fluência Tecnológica - Embora seja desejável que os alunos possuam uma certa destreza com a informática, a fluência tecnológica não deve ser uma barreira para quem não domina completamente essa linguagem. Esse argumento ganha mais força conforme a educação a distância e presencial se aproximam uma da outra. A tendência pode ser verificada em países onde os cursos já mesclam características de ambas as modalidades.
Portanto na minha experiência com EaD, e a utilização das tecnologias empregadas neste modelo de aprendizagem traz uma série de vantagens, pois os alunos tem a possibilidade de buscar informações por conta própria, desenvolvendo a autonomia. Os métodos de ensino utilizados na EAD possibilitam a troca de experiências entre os alunos, professores e tutores. As aulas ficam disponíveis para qualquer aluno as acessar a qualquer momento ou podendo voltar a assistir dentro do prazo da disciplina, as aulas que não entenderam algum conteúdo podendo revisá-los quando necessário. O aluno tem a comodidade de assistir às aulas, realizar atividades, contribuir com colegas, esclarecer dúvidas e consultar materiais de estudo em qualquer horário e lugar. Com todas essas vantagens, minha expectativa é que além de me formar em Filosofia, que este método me ajude e amplie a capacidade que acredito ter em buscar por conhecimento de forma autônoma.

Outros materiais