Buscar

histologia AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201703193009)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre os órgãos do sistema reprodutor feminino pode-se verificar que possuem uma grande sinergia que proporciona um equilíbrio em suas funções. Para tanto, é preciso que suas estruturas estejam íntegras. Escolha um item abaixo que está incorreto sobre essas referidas estruturas:
		
	
	Os ovários são possuidores de folículos que ao se desenvolverem , passam a ter a capacidade de produção hormonal.
	 
	A tuba uterina também é revestida pelo endométrio, assim como os ovários. São formadas por tecido muscular que facilitam sua movimentação.
	
	O endométrio é um tecido de revestimento interno do útero. Tem na sua formação a presença de células do tecido epitelial e também o estroma, que é um tecido conjuntivo de preenchimento.
	
	A cérvix é uma válvula musculosa que está posicionada na porção inicial do colo uterino. Possui células tanto da porção uterina quanto dos tecidos da vagina.
	
	A vagina é um tubo musculoso com a capacidade de receber o órgão masculino durante a cópula e serve também à passagem do feto
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702171668)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O aparelho reprodutor masculino é formado por duas partes de órgãos espermatogênicos e vias espermáticas. Os testículos situados na bolsa escrotal possuem células com função diferenciada. Quanto às células presentes nos testículos, assinale a alternativa correta:
		
	
	As células germinativas estão presentes nos túbulos seminíferos nos testículos e sua função é produzir testosterona
	
	As células de sertoli estão presentes nos testículos e são responsáveis pela producão de testosterona
	 
	As células germinativas estão presentes nos túbulos seminíferos nos testículos e sua maturação origina os espermatozoides
	
	As células intersticiais são responsáveis pela nutrição das células germinativas
	
	As células de sertoli amadurecem na puberdade e originam os espermatozoides
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702199231)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Como se chamam os folículos ovarianos que não amadurecem e qual o seu processo de degeneração?
		
	 
	São chamados de glóbulos polares e são destruídos por atresia
	 
	São chamados de corpo lúteo e são destruídos por ovulação
	
	São chamados de corpo lúteo e são destruídos por atresia
	
	São chamados de ovogônias e são destruídos por atresia
	
	São chamados de glóbulos polares e são destruídos por ovulação
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702892164)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a resposta correta no que diz respeito a espermatogênese:
		
	
	N.R.A
	
	É a seqüência de eventos, através dos quais a célula precursora masculina, a espermatogônia torna-se um esperma, o gameta masculino
	
	É a seqüência de eventos, através dos quais o óvulo precursor masculino, a espermatogônia torna-se um espermatozóide, o gameta masculino
	 
	É a seqüência de eventos, através dos quais a célula precursora masculina, a espermatogônia torna-se um espermatozóide, o gameta masculino.
	
	É a seqüência de eventos, através dos quais a célula precursora masculina,o espermatócito torna-se um espermatozóide, o gameta masculino.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703095361)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na produção do sêmen há envolvimento de variadas glândulas, incluindo as gônadas testículos. O sêmen por sua vez tem uma composição baseada em água, prostaglandina, frutose, citrato, cálcio, zinco, fosfatase alcalina, fibrinolisina, bicarbonato, entre outras. A quantidade por ejaculado varia de 2 a 6 ml, com um total de espermatozoides de 75 a 300 milhões. Algumas situações específicas precisam ser analisadas abaixo sobre essa temática. Assim, assinale somente a alternativa correta:
		
	
	A quantidade de líquido que compõe o sêmen é um indicativo de que a fertilidade desse homem é alta ou não. Assim, homens que em um ejaculado apenas, conseguem liberar mais de 5 ml de sêmen, são considerados férteis.
	
	Muitas substâncias citadas anteriormente são fonte de energia para o espermatozoide, entre essa tem-se a frutose e a água.
	
	Há substâncias no sêmen que protegem os espermatozoides de possíveis ataques microbianos ou virais. Tem-se então a prostaglandina e fosfatase alcalina que estando em quantidade adequada não permitem que infecção atue no trato reprodutor.
	
	A fibrolisina citada anteriormente permite a que o sêmen fique mais diluído, facilitando que esse escorra por todos os orifícios do útero até alcançar o ovário.
	 
	O bicarbonato encontrado no sêmen é produzido e liberado pela próstata e vesícula seminal, e é responsável por alcalinizar o meio, evitando que haja assim algum dano ao espermatozoide.

Outros materiais