Buscar

BDQ HISTÓRIA AFRO BRASILEIRA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Quando falo que uma "cozinha" pode representar mais que uma simples prática, mas uma tradição, um preparo, um jeito, uma cultura, quero dizer que devo ter um olhar mais atento ao mundo que me cerca, notar que suas estruturas são complexas e importantes de serem analisadas. A partir da observação dos fenômenos das cozinhas contemporâneas e da interação História e Antropologia podemos definir como traços indígenas em nossa cozinha: 
	
	
	 
	Peixe
	 
	Feijão
	 
	Porco
	 
	Arroz
	 Certo 
	Mandioca
	
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201603074641)
	 Fórum de Dúvidas (10)       Saiba (2) 
	
	Com relação às populações indígenas brasileiras, NÃO é correto afirmar:
	
	
	 
	para praticar a agricultura, os tupis derrubavam árvores e faziam a queimada, técnica que seria posteriormente incorporada pelos colonizadores. 
	 Certo 
	quando os europeus chegaram aqui, encontraram uma população ameríndia homogênea em termos culturais e lingüísticos, distribuída ao longo da costa e da bacia dos Rios Paraná-Paraguai. 
	 Errado 
	uma forma de resistência dos índios à presença do homem branco consistiu no seu contínuo deslocamento, para regiões cada vez mais pobres. 
	 
	ao longo do período colonial, em várias ocasiões os aimorés, tupis, xavantes, tupiniquins, tapuias e terenas uniram-se para enfrentar os invasores europeus. 
	 
	feijão, milho, abóbora e mandioca eram plantados pelas nações indígenas, sendo que a farinha de mandioca tornou-se um alimento básico na Colônia. 
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201603017347)
	 Fórum de Dúvidas (5 de 10)       Saiba (2 de 2) 
	
	Consistia na abertura de clareiras em determinadas áreas florestais, que em seguida eram queimadas. As cinzas resultantes desse processo eram utilizadas como fertilizantes do solo que, em seguida, era semeado pelas mulheres da aldeia. Estamos falando da:
	
	
	 Certo 
	Coivara 
	 
	Pajelança
	 Errado 
	Queimadas
	 
	Plantation 
	 
	Corvéia 
	
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201603017345)
	 Fórum de Dúvidas (10)       Saiba (2) 
	
	O primeiro grupo que os portugueses tiveram contato, que ficou conhecido como tupi-guarani graças às semelhanças linguísticas observadas, abarcava uma série de sociedades que vivia na extensa região litorânea desde São Vicente (no sul) até o Maranhão. São grupos deste troco linguístico os grupos apresentados abaixo, EXCETO:
	
	
	 Certo 
	Nagôs
	 
	Tupinaê
	 
	Tupinambás
	 
	Tupiniquins
	 Errado 
	Guarani
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201603074637)
	 Fórum de Dúvidas (10)       Saiba (2) 
	
	Durante o período colonial, havia atritos entre os padres jesuítas e os habitantes locais porque:
	
	
	 Errado 
	os colonos eram ateus belicosos, e os jesuítas, pacíficos católicos; 
	 Certo 
	os colonos pretendiam escravizar os indígenas e os padres eram contra, pois queriam aldeá-los em missões. 
	 
	os religiosos preocupavam-se com a integração dos indígenas no mercado de trabalho assalariado e os colonos queriam escravizá-los; 
	 
	os colonos desejavam escravizar o negro e os jesuítas se opunham; 
	 
	os religiosos pretendiam escravizar tanto o negro como o índio e os colonos lutavam para receber salários dos capitães donatários; 
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201602932433)
	 Fórum de Dúvidas (10)       Saiba (2) 
	
	Os Jesuítas tiveram participação destacada na relação com os povos indígenas. Qual foi esse papel?
	
	
	 Errado 
	Foram responsáveis pela preservação da memória indígena, através da formação de institutos de memória escrita e oral.
	 Certo 
	Tiveram fundamental importância na aculturação dos povos indígenas, ensinando lhes a língua, a religião bem como toda a moral do dominador europeu.
	 
	Tiveram fundamental importância na aculturação indígena pois era essa a única forma de protegê-los da escravidão e da implementação do projeto colonial no Brasil.
	 
	Tiveram o papel de se integrar as comunidades indígenas, desempenhando tal papel com tanta profundidade que ao fim haviam se transferido para as aldeias e abandonando sua vida religiosa para adotar por inteiro a vida indígena.
	 
	Os Jesuítas, descontentes com a situação dos povos indígenas se destacaram como lideranças revoltosas a frente destes povos, contestando assim toda a ordem colonial.
	
	
	
	 Código de referência da questão.7a Questão (Ref.: 201603074642)
	 Fórum de Dúvidas (10)       Saiba (2) 
	
	Os aldeamentos jesuíticos exerceram um papel fundamental para o sucesso da catequese, estando os índios reunidos em um só local era possível exercer uma influência diária sobre eles. A respeito da catequese podemos afirmar:
	
	
	 
	foi exercida pela Ordem Jesuíta e tinha como objetivo a conversão dos índios ao catolicismo; 
	 Certo 
	foi exercida pela Ordem Jesuíta e tinha como objetivo a conversão dos índios ao catolicismo e sua transformação em súditos do rei português; 
	 
	foi exercida por diversas Ordens religiosas e tinha como objetivo a conversão dos índios ao catolicismo e sua transformação em súditos do rei potuguês; 
	 
	foi exercida por diversas Ordens religiosas e tinha como objetivo a conversão dos índios ao catolicismo; 
	 
	foi exercida pela Ordem Jesuíta e tinha como objetivo a escravização dos índios. 
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 201603127785)
	 Fórum de Dúvidas (10)       Saiba (2) 
	
	"A economia tupinambá era basicamente de subsistência e autoconsumo. Assim, cada aldeia produzia para atender às suas necessidades, havendo poucas trocas de gêneros alimentícios com outras aldeias. A agricultura era sempre combinada às atividades de caça, pesca e coleta, e a importância de cada uma dessas fontes de alimentos variava sazonalmente." SCHWARTZ, Stuart B. Segredos Internos: Engenhos e escravos na sociedade colonial 1550 ¿ 1835. SP: Cia. Das Letras, 1988 p. 41 Considerando a prática agrária da sociedade tupinambá, as atividades agrícolas, de caça, pesca e coleta eram divididas por: 
	
	
	 
	Estatuto Social 
	 Errado 
	Não havia esta divisão
	 
	Habilidade 
	 
	Idade 
	 Certo 
	Sexo 
	
	1a Questão (Ref.: 201603017360)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba (2) 
	
	Na escravização indígena no sudeste do Brasil, os colonos tiveram um difícil adversário, os:
	
	
	 Errado 
	Os espanhóis, que defendiam os limites dos territórios
	 Certo 
	Os padres jesuítas
	 
	Os ataques dos franceses, interessados nos indígenas
	 
	Os escravos negros
	 
	As tropas de polícia portuguesa
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201603528502)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 6)       Saiba (2) 
	
	Nos primórdios do sistema colonial, as concessões de terras efetuadas pela metrópole portuguesa objetivaram tanto a ocupação e o povoamento como a organização da produção do açúcar, com fins comerciais. Identifique a alternativa correta sobre as medidas que a Coroa portuguesa adotou para atingir esses objetivos.
	
	
	 
	Vendeu as terras brasileiras a senhores de engenho já experientes, que garantiram uma produção crescente de açúcar.
	 Errado 
	Armou fortemente os colonos para que pudessem defender o território e regulamentou um uso equânime e igualitário da terra entre colonos e índios aliados.
	 
	Dividiu o território em governações vitalícias, cujos governadores distribuíram a terra entre os colonos portugueses.
	 Certo 
	Dividiu o território
em capitanias hereditárias, cedidas aos donatários, que, por sua vez, distribuíram as terras em sesmarias a homens de posses que as demandaram.
	 
	Distribuiu a terra do litoral entre os mais valentes conquistadores e criou engenhos centrais que garantissem a moenda das safras de açúcar durante o ano inteiro.
	
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201603530394)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba (2) 
	
	O termo Trabalho, pode ter nascido do vocábulo latino tripallium, que significa ¿instrumento de tortura¿, e sob muito tempo esteve associado à ideia de atividade penosa e torturante. Entre os indígenas não há classes sociais como a do homem branco. Todos têm os mesmo direitos e recebem o mesmo tratamento. A terra, por exemplo, pertence a todos e quando um índio caça, costuma dividir com os habitantes de sua tribo. Apenas os instrumentos de trabalho (machado, arcos, flechas, arpões) são de propriedade individual. Sobre o trabalho nas sociedades indígenas é correto afirmar que:
	
	
	 Errado 
	Os índios no geral, não possuíam uma organização do trabalho, pois sua maior característica era a de ser nômade, e isso acarretava uma certa instabilidade na organização do trabalho, pois a cada mudança, suas culturas eram reestruturadas. 
	 
	Existe divisão do trabalho por sexo e idade e as atividade econômicas com o objetivo de lucros eram negociadas entre as aldeias mais próximas. 
	 Certo 
	As sociedades tribais, diferenciam-se umas das outras em muitos aspectos, mais pode se dizer que em termos gerais, não são estruturadas pela atividade que conhecemos como trabalho.
	 
	Nas comunidades indígenas as terras são de uso comunal mais a agricultura e caça pertence ao grupo ou aos indivíduos que trabalharam para conquista- las.
	 
	A organização de suas atividades caracteriza-se pela disposição das classes sociais, dedicando-se o máximo possível de tempo à agricultura. 
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201603074693)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba (2) 
	
	"Na primeira carta disse a V. Rev. a grande perseguição que padecem os índios, pela cobiça dos portugueses em os cativarem. Nada há de dizer de novo, senão que ainda continua a mesma cobiça e perseguição, a qual cresceu ainda mais. No ano de 1649 partiram os moradores de São Paulo para o sertão, em demanda de uma nação de índios distantes daquela capitania muitas léguas pela terra adentro, com a intenção de os arrancarem de suas terras e os trazerem às de São Paulo, e aí se servirem deles como costumam." (Pe. Antônio Vieira, CARTA AO PADRE PROVINCIAL, 1653, Maranhão.) Este documento do Padre Antônio Vieira revela:
	
	
	 
	um dos momentos cruciais da crise entre o governo português e a Companhia de Jesus, que culminou com a expulsão dos jesuítas do território brasileiro; 
	 
	que tanto o padre Vieira como os demais jesuítas eram contrários à escravidão dos indígenas e dos africanos, posição que provocou conflitos constantes com o governo português; 
	 Errado 
	que os padres jesuítas, em oposição à ação dos colonos paulistas, contavam com o apoio do governo português na luta contra a escravização indígena. 
	 Certo 
	que o ponto fundamental dos confrontos entre os padres jesuítas e os colonos referia-se à escravização dos indígenas e, em especial, à forma de atuar dos bandeirantes, 
	 
	um episódio isolado da ação do padre Vieira na luta contra a escravização indígena no Estado do Maranhão, o qual se utilizava da ação dos bandeirantes para caçar os nativos; 
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201603074689)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 6)       Saiba (2) 
	
	A ocupação do interior da colônia brasileira aconteceu irregularmente, conforme o desenvolvimento das atividades econômicas. Marque a opção certa a respeito das principais atividades empreendidas pelas BANDEIRAS:
	
	
	 Errado 
	a busca de uma rota comercial para o Pacífico e garantir a liberdade dos indígenas, conforme a orientação dos jesuítas; 
	 
	a criação dos aldeamentos, a escravidão e o teatro. 
	 
	a agricultura monocultora do café e o comércio com os espanhóis no Sul; 
	 
	garantir a instalação de núcleos coloniais familiares e o estabelecimento de acordos de paz com os indígenas; 
	 Certo 
	a procura de metais preciosos e a escravização dos indígenas; 
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201603017356)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 6)       Saiba (2) 
	
	Fruto de uma importante discussão teológica em 1570 a Coroa Portuguesa:
	
	
	 
	Impôs a obrigatoriedade de todos os indígenas cumprirem jornada de trabalho compulsório
	 Errado 
	Criava o sistema assalariado para o trabalho dos indígenas
	 
	Criou a proibição de escravização de escravos negros
	 Certo 
	Proibiu a escravização dos gentios
	 
	Impôs um registro de escravos indígenas, limitando o número por propriedades
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.7a Questão (Ref.: 201603074661)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba (2) 
	
	Sobre a escravidão indígena é CORRETO afirmar que:
	
	
	 Certo 
	o início do processo de colonização na América portuguesa foi marcado pela utilização dos índios denominados "negros da terra" como mão-de-obra;
	 
	a partir do século XVI, com a introdução da mão-de-obra escrava africana, a escravidão indígena acabou por completo em todas as regiões da América portuguesa;
	 
	dada à tradição de liberdade, a população indígena na América protuguesa nunca pode ser submetida à escravidão, optando-se, então, pela compra de negros da África;
	 
	o apresamento dos Guarani não pode ser considreado fator de ocupação do planalto paulista e da região Sul da América portuguesa.
	 
	os índios só forma escravizados na América espanhola;
	
	
	
	 Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 201603017358)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba (2) 
	
	Os colonos que rumaram para outras capitanias, sobretudo aquelas localizadas ao sul da colônia, não respeitaram a lei de rei D. Filipe II. Se para a Coroa portuguesa e para os missionários jesuítas os índios passaram a ser vistos como gentios (ou seja, eram passíveis de salvação), para os colonos que viviam nas capitanias de São Tomé e São Vicente os grupos autóctones rapidamente passaram a ser vistos como negros da terra. Nessas localidades, os indígenas foram:
	
	
	 
	Escravizados pelos Jesuítas, cativos nas missões, queriam obriga-los a se converterem como era a ordem da coroa.
	 Errado 
	Escravizados pelos franceses , que dominaram o espaço paulista, e não se viam obrigados a cumprir as ordens de El Rei.
	 
	Libertos e fugiram voltando para suas antigas tribos com medo de que novos ataques viessem.
	 Certo 
	Escravizados sistematicamente e serviram de mão de obra fundamental na expansão levada a cabo pelos colonos paulistas.
	 
	Libertos pois os negros brasileiros mostravam mais eficiência no trabalho cotidiano que os indígenas, preguiçosos.
	1a Questão (Ref.: 201602932532)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba (1) 
	
	Sobre a substituição da mão-de-obra escrava indígena pela africana é correto afirmar que:
	
	
	 Errado 
	Foi uma substituição plena ou seja, todos os índios foram libertos ao momento da chegada dos escravos negros.
	 
	Se deu pelo fato dos índios apresentarem menos vigor físico que os povos africanos.
	 
	Se deu devido exclusivamente à proteção que dos jesuítas sobre os índios.
	 Certo 
	Que elas conviveram durante muito tempo juntas, existindo casos relatados até o século XIX.
	 
	Aconteceu devido à demonstração pelos povos africanos de menor resistência ao sistema escravista.
Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201602986243)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba (1) 
	
	Sobre as características da sociedade escravista colonial da América portuguesa estão corretas as afirmações abaixo, À EXCEÇÃO de uma. Indique-a.
	
	
	 Errado 
	Em algumas regiões da América portuguesa, os senhores permitiram que alguns de seus escravos pudessem realizar uma lavoura de subsistência dentro dos latifúndios agroexportadores, o que os historiadores denominam de ¿brecha camponesa¿.
	 
	O início do processo de colonização na América portuguesa foi marcado pela utilização dos índios denominados ´´negros da terra´´ como mão-de-obra.
	 Certo 
	A partir do século XVI, com a introdução da mão-de-obra escrava africana, a escravidão indígena acabou por completo em todas as regiões da América portuguesa.
	 
	Nas cidades coloniais da América portuguesa, escravos e escravas trabalharam vendendo mercadorias como doces, legumes e frutas, sendo conhecidos como ¿escravos de ganho¿.
	 
	Na América portuguesa, ocorreu o predomínio da utilização da mão-de-obra escrava africana seja em áreas ligadas à agro-exportação, como o nordeste açucareiro a partir do final do século XVI, seja na região mineradora a partir do século XVIII.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201602923463)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba (1) 
	
	À medida que a empresa açucareira se expandia no Brasil, fez-se opção pela mão-de-obra escrava de origem africana, em substituição ao trabalho indígena. Esta opção pode ser explicada, porque:
	
	
	 
	Os negros dominavam as técnicas do cultivo da cana, enquanto os indígenas não conheciam a agricultura, portanto, seu trabalho não era produtivo.
	 Errado 
	Os africanos resistiram ao escravismo através dos quilombos e das revoltas, mas foram mantidos na agricultura, porque os índios desconheciam essa atividade.
	 
	Os indígenas eram selvagens e lutavam contra a escravidão, enquanto os negros eram dóceis e submissos
	 Certo 
	O uso de escravos africanos alimenta o tráfico negreiro, tornando-o um dos mais lucrativos setores do comércio colonial.
	 
	Os indígenas eram frágeis fisicamente e adoeciam com facilidade, já os negros tinham uma constituição física forte, propícia ao trabalho braçal.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201602932499)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba (1) 
	
	Diferente da Espanha, Portugal não encontrou prata e ouro asssim que chegou ao Brasil, tornando necessário a escolha de um produto, o açucar, que viabilizasse o projeto colonizador e mercantilista da metrópole. Partindo desta afrimação assinale a resposta que melhor a ampare.
	
	
	 Certo 
	A escravidão indígena tornou possível a implantação e o desenvolvimento da lavoura açucareira na colônia, mecanismo essencial para financiar o projeto colonizador e mercantilista da metrópole.
	 
	A escravidão indígena não tornou possível a implantação e o desenvolvimento da lavoura açucareira na colônia, mecanismo essencial para financiar o projeto colonizador e mercantilista da metrópole.
	 Errado 
	Somente a junção das escravidões indígena e africana tornnaram possível a implantação e o desenvolvimento da lavoura açucareira na colônia, mecanismo essencial para financiar o projeto colonizador e mercantilista da metrópole.
	 
	Após a descoberta do ouro na região das Minas Gerais houve recursos econômicos suficientes para aumentar o número de escravos africanos na colônia, somente então a lavoura açucareira atingiu uma produção significativa e constituiu-se no mecanismo essencial para financiar o projeto colonizador e mercantilista da metrópole.
	 
	Somente a escravidão africana tornou possível a implantação e o desenvolvimento da lavoura açucareira na colônia, mecanismo essencial para financiar o projeto colonizador e mercantilista da metrópole.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201602932899)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba (1) 
	
	Dentre as formas de resistência negra e indígena à escravidão, pode-se destacar:
	
	
	 Errado 
	A prática, entre as escravas negras, de amamentar os filhos dos donos para estreitar assim seus vínculos com a família.
	 
	O uso de seus conhecimentos medicinais para o auxílio aos senhores em troca de sua alforria.
	 Certo 
	A recusa em desempenhar algumas das funções dadas pelo senhor, o banzo, as revoltas e a fuga para quilombos.
	 
	A conversão de negros e índios ao catolicismo.
	 
	A formação de quilombos exclusivamente por escravos negros fugidos, evitando contato com indígenas, para assim manter suas práticas culturais intactas.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201602982681)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba (1) 
	
	A substituição da mão-de-obra indígena pela africana ocorreu, sobretudo, ao(s) seguinte(s) fator(res): 
I. falta de adaptação do indígena ao conceito de produção com intuito de acumulação. 
II. menor lucro advindo do tráfico negreiro em detrimento da escravização do indígena. 
III. decréscimo populacional indígena em virtude de epidemias e extermínios associados aos europeus. 
	
	
	 Errado 
	apenas I e II estão corretas. 
	 
	apenas I está correta. 
	 
	apenas II está correta. 
	 
	apenas III está correta. 
	 Certo 
	apenas I e III estão corretas.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.7a Questão (Ref.: 201602986245)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba (1) 
	
	Trabalho escravo ou escravidão por dívida é uma forma de escravidão que consiste na privação da liberdade de uma pessoa (ou grupo), que fica obrigada a trabalhar para pagar uma dívida que o empregador alega ter sido contraída no momento da contratação. Essa forma de escravidão já existia no Brasil, quando era preponderante a escravidão de negros africanos que os transformava legalmente em propriedade dos seus senhores. As leis abolicionistas não se referiram à escravidão por dívida. Na atualidade, pelo artigo 149 do Código Penal Brasileiro, o conceito de redução de pessoas à condição de escravos foi ampliado de modo a incluir também os casos de situação degradante e de jornadas de trabalho excessivas. (Adaptado de Neide Estergi. A luta contra o trabalho escravo, 2007.)
Com base no texto, considere as afirmações abaixo:
I. O escravo africano era propriedade de seus senhores no período anterior à Abolição.
II. O trabalho escravo foi extinto, em todas as suas formas, com a Lei Áurea.
III. A escravidão de negros africanos não é a única modalidade de trabalho escravo na história do Brasil.
IV. A privação da liberdade de uma pessoa, sob a alegação de dívida contraída no momento do contrato de trabalho, não é uma modalidade de escravidão.
V. As jornadas excessivas e a situação degradante de trabalho são consideradas formas de escravidão pela legislação brasileira atual.
São corretas apenas as afirmações:
	
	
	 
	Apenas IV e V
	 
	Apenas III e V
	 
	Apenas I e II
	 
	Apenas I, II e III
	 Certo 
	Apenas I, III e V
	
	
	
	 Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 201602982675)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba (1) 
	
	Os portugueses, no início da colonização, utilizaram quase que exclusivamente a mão de obra índígena. Essa postura vai ser mudada ainda no século XVI, com a introdução do escravo de origem africana nas plantações de cana-de açucar. Em relação à escravidão indígena é correto afirmar que: 
	
	
	 
	foi diminuindo em virtude de sua pouca rentabilidade no trabralho, ou seja, inaptidão para a atividade laborativa.
Certo 
	foi diminuindo nas áreas voltadas para a exportação, mas continuou maciça em áreas ligadas à produção interna 
	 Errado 
	foi aumentando nas áreas de lavoura a partir do século XVIII quando precisavam dos africanos para a exploração do ouro. 
	 
	foi aumentando na mesma proporção que o tráfico negreiro embora fosse menos lucrativa que essa atividade. 
	 
	foi declinando com o passar dos tempos até ser completamente erradicada já no início do século XVII. 
	Uma das formas de organização estabelecidas entre os escravos era a chamada família extensa. Perdidos os laços africanos passavam a adotar táticas de criar conjuntos de laços amplos entre seus membros. Uma destas práticas é o:
	
	
	 Errado 
	Pajelismo
	 Certo 
	Apadrinhamento
	 
	Ecumenismo
	 
	Clientelismo 
	 
	Arrebatamento
	
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201603776381)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 3)       Saiba (0) 
	
	De modo geral, a escravidão nunca se estabeleceu sem ter a resistência do grupo subjugado. No caso do negro africano é possível identificar as seguintes formas de resistências:
	
	
	 Errado 
	jurídica, religiosa e quilombos
	 
	quilombos, jurídica, banzo
	 Certo 
	banzo, quilombos e religiosa
	 
	partidária, religiosa e quilombos 
	 
	religiosa, voluntária, individual
	
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201603017442)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba (0) 
	
	As irmandades negras, criadas desde o período colonial, seguiam os mesmos preceitos religiosos das demais: todos os membros deveriam efetuar o pagamento da taxa anual ― dinheiro que seria revertido em festas, rituais fúnebres e missas das igrejas. A grande diferença dessas irmandades estava na condição de seus membros (a maioria eram escravos e/ou libertos) e o fato delas adorarem santos negros. Sobre as irmandades podemos afirmar que: 
	
	
	 
	enriqueceram a custa dos escravos.
	 Errado 
	Eram organizadas nos quilombos.
	 Certo 
	foram importantes formas de resistência.
	 
	Foram o embrião do desenvolvimento da Umbanda.
	 
	não funcionaram no auxílio aos negros.
	
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201603017447)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba (0) 
	
	Mais do que ampliar as redes de parentesco, as irmandades negras tiveram papel importante na luta pela liberdade de muitos escravos. Como?
	
	
	 
	Organizando a prática do colonato, em que o negro deixava de ser escravo e virava um colono do senhor, que se livrava dos seus custos.
	 
	Executando comícios que defendiam o fim da escravidão e influenciaram boa parte da sociedade, como o Rio de Janeiro, primeiro local a serem libertados os escravos em 1860.
	 Errado 
	Criando um fundo de poupança para compra de escravos, assim esses passavam a ser escravos da irmandade e fazer serviços mais leves.
	 
	Criando exércitos de Africanos para atacar os senhores.
	 Certo 
	Graças à poupança feita por seus ¿irmãos¿ de credo, que tinham como fim comprar a alforria de um membro.
	
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201603119076)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba (0) 
	
	A resistência foi uma constante na vida de índios escravizados. Como exemplos de resistência indígena podemos citar:
	
	
	 Errado 
	Enfrentamento aberto, canibalismo e adoção total dos costumes europeus;
	 Certo 
	Isolamento, antropofagia e fugas.
	 
	Catequese, fugas e rejeição da religião europeia;
	 
	Isolamento, catequese e enfrentamento aberto;
	 
	Antropofagia, isolamento e casamento com os brancos;
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201603017444)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba (0) 
	
	Os membros de uma mesma irmandade criavam laços de amizade, parentesco e, sobretudo, solidariedade: muitas vezes, o padrinho de um recém-nascido era escolhido dentro da irmandade que os pais da criança faziam parte. Estas característica permitiam:
	
	
	 Certo 
	O crescimento de associações e movimentos que lutavam contra a escravidão 
	 
	O aparecimento dos primeiro movimentos de branqueamento, uma vez que as irmandades promoviam os casamentos de negros e brancos como base de sua política.
	 
	O entendimento de que a Igreja Católica havia mudado de lado e agora lutava pelo fim da escravidão 
	 
	O crescimento de irmandades brancas, criadas para concorrer com as Igrejas dos negros e querendo manter sua hegemonia. 
	 Errado 
	O aparecimento de revoltas negras no Brasil, com uma grande confederação negra 
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.7a Questão (Ref.: 201603017443)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba (0) 
	
	Muitos senhores e a própria Igreja Católica viam com bons olhos a formação das irmandades negras, pois:
	
	
	 Errado 
	acreditavam que essa era mais uma forma de controlar a população escrava e liberta, já que esses homens negros, continuariam sobre as ordem de um homem branco, senhor absoluto da irmandade, que era o padre.
	 
	acreditavam que essa era mais uma forma de controlar a população branca, já que esses homens não aceitavam a libertação de grupos de escravos e os agrediam na rua, e agora passariam a compartilhar a mesma religião dos negros e vê-los como irmãos.
	 Certo 
	acreditavam que essa era mais uma forma de controlar a população escrava e liberta, já que esses homens negros passariam a compartilhar a mesma religião que seus proprietários ou ex-senhores
	 
	acreditavam que essa era mais uma forma de controlar a população escrava, já que essas associações pregavam a aceitação da condição de escravos como parte de um plano de Deus.
	 
	acreditavam que essa era mais uma forma de controlar a população liberta, já que esses homens negros passariam a ser o maior temor da sociedade tentando construir um país negro na América do sul, como a feita no Haiti.
	
	
	
	 Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 201603017376)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba (0) 
	
	Tal homem recebia o título de pajé ou de xamã e, graças à sua relação com forças sobrenaturais, ele gozava de posição de prestígio entre os seus, o que fazia deles um dos principais inimigos do movimento de catequese. Ainda que os missionários tentassem acabar com os poderes (simbólicos e políticos) que os pajés tinham, eles não conseguiam pois: 
	
	
	 Certo 
	Existiam um panteão e uma gama de rituais religiosos arraigados na identidade e organização dos grupos.
	 
	O pajé conseguia materializar os espíritos da floresta, criando uma epifania sem igual no mundo cristão.
	 
	Os missionários tinham como prática assassinar o pajé quando chegasse, criando um afastamento dos demais índios.
	 
	A tradição do Pajé dizia que a mensagem dos missionários não era falsa, mas a ressignificação para o grupo, gerando sua irritação.
	 Errado 
	Eles eram os guerreiros, então o fato dos brancos utilizarem seus serviços criava uma dúvida na divindade cristã.
	1a Questão (Ref.: 201603017451)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 5)       Saiba (1 de 1) 
	
	Sobre as fugas da escravidão podemos identificar tipos específicos como: 
	
	
	 Errado 
	Fugas para tentar retornar a África, com barcos e que todas fracassaram.
	 
	Fugas de negros para as florestas, passando a viver em comunidades indígenas.
	 
	Fugas de índios para as cidades e denunciarem a escravidão ilegal.
	 Certo 
	Fugas que tinham por objetivo a reivindicação escrava por melhores condições.
	 
	Fugas para as Igrejas, considerados territórios sagrados e quem lá estivesse não podia ser resgatado.
	
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.:
201603511613)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 5)       Saiba (1 de 1) 
	
	Entre as opções abaixo, assinale aquela que apresenta corretamente o nome de um dos principais líderes abolicionistas.
	
	
	 
	Silvio Romero.
	 Errado 
	Gilberto Freyre.
	 
	Manoel Bonfim.
	 
	José de Alencar.
	 Certo 
	José do Patrocínio.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201603154666)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 5)       Saiba (1 de 1) 
	
	Marque entre as opções abaixo aquela que apresenta um exemplo de rebelião indígena contra a escravidão.
	
	
	 
	Quilombo de Palmares.
	 Certo 
	Confederação dos Tamoios.
	 Errado 
	Inconfidência Mineira.
	 
	Guerra de Canudos.
	 
	Revolta de Vila Rica.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201603508850)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 5)       Saiba (1 de 1) 
	
	Como sabemos, a história da escravidão foi marcada pela resistência dos escravos à condição de submissão. Marque entre as opções abaixo, aquela que melhor define as organizações comunitárias formadas pelos escravos rebeldes.
	
	
	 
	Favelas.
	 Certo 
	Quilombos.
	 
	Senzalas.
	 Errado 
	Kizombas.
	 
	Sobrados.
	
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201603133564)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 5)       Saiba (1 de 1) 
	
	Entre as opções abaixo, assinale aquela que apresenta um exemplo de revolta negra contra a escravidão que aconteceu no Brasil.
	
	
	 
	Revolta de Tupac Amaru.
	 Certo 
	Revolta dos Malês.
	 
	Revolução Pernambucana.
	 
	Revolta Haitiana.
	 
	Inconfidência Mineira.
	
	
	
	 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201603528831)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 5)       Saiba (1 de 1) 
	
	A Lei Eusébio de Queirós visava, a partir de 1850:
	
	
	 
	regularizar a prática do aborto
	 
	permitir legalmente a eutanásia
	 Certo 
	extinguir o tráfico negreiro
	 
	implantar o divórcio em substituição ao desquite
	 
	extinguir o casamento religioso
	
	
	
	 Código de referência da questão.7a Questão (Ref.: 201603074728)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 5)       Saiba (1 de 1) 
	
	"Em 1711, Antonil afirmava que os escravos eram as mãos e os pés dos senhores de engenho, porque, sem eles no Brasil, não é possível conservar, aumentar fazenda nem ter engenho corrente" Antonil - "Cultura e Opulência do Brasil" Sobre o trabalho e a resistência do negro à escravidão, é correto afirmar que: 
	
	
	 
	o negro era submisso, resignado, não reagia à escravidão, ao contrário dos indígenas; o tráfico negreiro não tinha importância para a economia da metrópole. 
	 
	o negro só foi utilizado como mão-de-obra para a economia açucareira, não participando da mineração ou criação de gado que usaram, prioritariamente, trabalhadores livres; 
	 Certo 
	o engenho tinha no escravo negro a base de toda a produção; qualquer reação era punida violentamente. As fugas, os quilombos e a prática do suicídio eram evidências da resistência dos negros à escravidão; 
	 
	os escravos negros constituíam uma minoria nos canaviais, já que índios e trabalhadores livres eram responsáveis pelas plantations açucareiras; 
	 Errado 
	a escravidão no Brasil se revestiu de grande tolerância, mestiçagem e grandes oportunidades de ascensão social para o negro após a abolição; 
	
	
	
	 Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 201603116433)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 5)       Saiba (1 de 1) 
	
	Entre 1554 e 1567, ocorreu uma revolta dos tupinambás contra a escravização. Estamos falando de qual movimento? 
	
	
	 
	Revolta dos Tupis 
	 
	Quilombo dos Palmares 
	 
	Revolta da Armada 
	 Certo 
	Confederação dos Tamoios 
	 
	Santidade
	
	1a Questão (Ref.: 201603514477)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba (0) 
	
	O Romantismo no Brasil adquiriu características próprias ao consagrar o indígena aldeado, civilizado, como herói tipicamente brasileiro e deu origem ao movimento:
	
	
	 
	Escravagista;
	 
	Romântico selvagem;
	 
	Idealista.
	 Certo 
	Indianista;
	 Errado 
	Romântico nacional;
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201603753373)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba (0) 
	
	SOBRE A EUGENIA SERIA CORRETO AFIRMAR, EXCETO:
	
	
	 Errado 
	NA VISÃO DA EUGENIA OS MENOS APTOS(INFERIORES) DEVERIAM SER ELIMINADOS
	 
	EM NOME DA EUGENIA FORAM ESTERILIZADOS APROXIMADAMENTE 36 MIL INDIVÍDUOS NOS EUA
	 
	VISAVA ENTRE OUTRAS COISAS O APERFEIÇOAMENTO DA RAÇA
	 Certo 
	O PENSAMENTO EUGÊNICO NÃO ESTAVA ATRELADO A UMA VISÃO DE HIERARQUIZAÇÃO DAS RAÇAS
	 
	FOI FUNDADA POR FRANCIS GALTON, PRIMO DE CHARLES DARWIN
	
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201603138063)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba (0) 
	
	A definição científica de raça e os ideais igualitários herdados da Revolução Francesa acabou reacendendo os debates sobre a origem, ou origens da humanidade. O principal embate se dava entre monogenistas e poligenistas. A vertente poligenista possibilitou, ainda no século XIX, o fortalecimento de disciplinas baseadas no discurso científico. Assinale a resposta com exemplos desse movimento:
	
	
	 
	Antropologia criminal - que considerava a criminalidade algo normal; Frenologia e antropometria - que calculavam a capacidade de mentir de acordo com o estudo do tamanho do cérebro de indivíduos dos diferentes grupos humanos; Craniologia ¿ estudo do crânio;
	 
	Antropologia cultural - que considerava a criminalidade algo genético; Frenologia e antropologia - que calculavam a capacidade humana de acordo com o estudo do tamanho do cérebro de indivíduos dos diferentes grupos humanos; Craniologia ¿ estudo do crânio;
	 Errado 
	Antropologia cultural - que considerava a criminalidade algo específico; Frenologia e antropometria - que calculavam a capacidade bélica de acordo com o estudo do tamanho do cérebro de indivíduos dos diferentes grupos humanos; Craniologia ¿ estudo do crânio.
	 Certo 
	Antropologia criminal - que considerava a criminalidade algo genético; Frenologia e antropometria - que calculavam a capacidade humana de acordo com o estudo do tamanho do cérebro de indivíduos dos diferentes grupos humanos; Craniologia ¿ estudo do crânio;
	 
	Antropologia criminal - que considerava a criminalidade algo genético; Frenologia e antropometria - que calculavam a capacidade humana de acordo com o estudo do tamanho do femur de indivíduos dos diferentes grupos humanos; Craniologia ¿ estudo da caixa toráxica;
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201603509208)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba (0) 
	
	Marque entre as opções abaixo aquela que apresenta o nome de dois autores que se dedicaram a refletir sobre a presença da cultura africana na identidade social brasileira.
	
	
	 Certo 
	Gilberto Freyre e Nina Rodrigues.
	 Errado 
	Caio Prado Jr e Gilberto Freyre.
	 
	Von Martius e Nina Rodrigues.
	 
	Nina Rodrigues e Roquette Pinto.
	 
	Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Jr.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201603138064)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba (0) 
	
	Os embates científicos raciais se agravaram no Brasil após a abolição da escravidão, as discussões sobre raça e mestiçagem passaram a fazer parte da agenda dos assuntos ligados à cidadania brasileira. A simples importação de análises científicas feitas por europeus e estadunidenses deixou de ser suficiente.
Mesmo partindo de lugares diferentes (o direito, a medicina e o jornalismo), Silvio Romero, Nina Rodrigues e Euclides da Cunha identificaram a diversidade racial ¿ principalmente a forte presença negra no Brasil ¿ como:
	
	
	 
	Solução para que as palavras ordem e progresso, estampadas na bandeira do Brasil República, de fato se transformassem em prática social;
	 
	Entrave para que as palavras ordem e progresso, estampadas na bandeira do Brasil Imperial, de fato se transformassem em prática social;
	 
	Solução para que as palavras ordem e progresso, estampadas na bandeira do Brasil Colonial, de fato se transformassem em prática social;
	 
	Entrave para que as palavras ordem e progresso, estampadas na bandeira do Brasil República, jamais se transformassem em prática social;
	 Certo 
	Entrave para que as palavras ordem e progresso, estampadas na bandeira do Brasil República, de fato se transformassem em prática social;
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201603514480)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba (0) 
	
	O movimento indianista foi uma adaptação do Romantismo à realidade brasileira, na falta do cavaleiro medieval, qual figura foi escolhida para representar o herói nacional?
	
	
	 Certo 
	O índio;
	 
	O mestiço.
	 
	O africano;
	 
	O afrodescendente;
	 
	O português;
	
	
	
	 Código de referência da questão.7a Questão (Ref.: 201603157638)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba (0) 
	
	Como efeito da ideia de democracia racial, podemos apontar; 
	
	
	 Errado 
	A inclusão racial plena no pós abolição. 
	 
	O desenvolvimento de politicas afirmativas 
	 Certo 
	O não reconhecimento do racismo como um problema estrutural na sociedade brasileira 
	 
	O nascimento do movimento negro 
	 
	A elaboração de leis segregacionistas 
	
	
	
	 Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 201603789581)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba (0) 
	
	O Brasil é constituído por diversidade étnico-cultural. Contudo, embora reconheçamos esta diversidade, pode-se pontuar que: 
	
	
	 
	A contribuição dos povos indígenas e europeus se sobrepõe àquela dos africanos.
	 
	Houve maior contribuição e importância dos europeus.
	 Errado 
	A contribuição dos povos indígenas e africanos se sobrepõe àquela dos portugueses.
	 Certo 
	Diferentes povos contribuíram, em diferentes nuances, para a formação da sociedade brasileira.
	 
	Houve menor contribuição dos povos indígenas.
	
	1a Questão (Ref.: 201603514487)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba (0) 
	
	Na década de 1950, a UNESCO patrocinou um conjunto de pesquisas sobre as relações raciais no Brasil e concluiu que:
	
	
	 
	Por ser uma sociedade mestiça, no Brasil não há discriminação racial;
	 
	No Brasil não há discriminação racial, apenas econômica;
	 Errado 
	Por ser uma sociedade mestiça, no Brasil não há discriminação econômica;
	 
	No Brasil há oportunidades iguais para brancos, negros e mestiços;
	 Certo 
	No Brasil, a discriminação racial está associada à discriminação econômica.
	
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201603514488)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba (0) 
	
	Na década de 1950, a UNESCO patrocinou um conjunto de pesquisas sobre as relações raciais no Brasil e concluiu que:
	
	
	 Errado 
	O correto é afirmar que Gilberto Freyre era contrário à Democracia Social.
	 
	O correto é afirmar que a Democracia Racial depende da Democracia Política;
	 Certo 
	O correto é afirmar que não há Democracia Racial no Brasil;
	 
	O correto é afirmar que o Brasil foi formado pela junção das três raças, portanto existe no país uma Democracia Racial;
	 
	O correto é afirmar que há Democracia Racial no Brasil;
	
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201603514490)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba (0) 
	
	De acordo com Oracy Nogueira: A "cor branca facilita a ascensão social, porém, não a garante, por si mesma; de outro lado, a cor escura implica antes numa preterição social que numa exclusão incondicional de seu portador." (NOGUEIRA, 1988). Ou seja, segundo o autor: 
	
	
	 
	A cor da pele e o desempenho socioeconômico dos indivíduos estão em desacordo;
	 Certo 
	A cor da pele influencia o desempenho socioeconômico dos indivíduos; 
	 
	A cor da pele e o desempenho socioeconômico dos indivíduos não estão relacionados;
	 
	A cor da pele não influencia o desempenho socioeconômico dos indivíduos; 
	 
	A cor da pele só influencia o desempenho socioeconômico de indivíduos que tenham entre 18 e 24 anos.
	
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201603514483)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba (0) 
	
	"Nos anos 1930, há um ponto de viragem no pensamento nacional, no qual a temática racial não deixa de ser central, mas é reconfigurada. (...) A mestiçagem passa a ser eleita como expressão nacional e, nesta interpretação, a obra Casa-Grande & Senzala de Gilberto Freyre é dotada de importância simbólica fundamental, valorizando as influências africanas, indígenas e portuguesas na consolidação de uma ideia de brasilidade singular e positivada." A teoria que se origina nesse momento, baseada na obra de Freyre é:
	
	
	 Errado 
	Eugenia.
	 
	Freyrianismo;
	 
	Darwinismo social;
	 
	Democracia plena;
	 Certo 
	Democracia racial;
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201603514489)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba (0) 
	
	Em "A Integração do Negro na Sociedade de Classes", Florestan Fernandes analisou os meios pelos quais parte da população negra da cidade de São Paulo integrou-se à sociedade capitalista. Segundo o sociólogo:
	
	
	 Certo 
	A maior parte dos homens e mulheres egressos do cativeiro teve modesta inserção na sociedade capitalista graças à cor da sua pele;
	 
	A maior parte dos homens e mulheres egressos do cativeiro teve rápida inserção na sociedade capitalista graças à sua boa aceitação dos patrões;
	 
	A maior parte dos homens e mulheres egressos do cativeiro teve modesta inserção na sociedade capitalista graças à preguiça inerente aos afrodescendentes;
	 
	A maior parte dos homens e mulheres egressos do cativeiro teve ampla inserção na sociedade capitalista graças à cor da sua pele;
	 
	A maior parte dos homens e mulheres egressos do cativeiro teve modesta inserção na sociedade capitalista graças aos casamentos mistos de brasileiros com os imigrantes europeus, sobretudo os italianos.
	
	
	
	 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201603514485)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba (0) 
	
	Arthur Ramos repudiou as explicações meramente biologizantes dos comportamentos sociais assim, publicou O negro do Brasil no qual demonstrou:
	
	
	 Errado 
	A grande importância do conceito de raça e como a mestiçagem impedia o Brasil de se civilizar;
	 
	A grande desvantagem brasileira, cuja sociedade mestiça reforçava o atraso no qual o país estava mergulhado;
	 
	A grande importância da biologia humana, cuja análise prevalecia sobre a cultura;
	 Certo 
	A grande importância do negro na formação da sociedade brasileira, dando especial relevo à mestiçagem e ao sincretismo religioso;
	 
	A grande falta de apoio das autoridades as teorias racistas.
	
	
	
	 Código de referência da questão.7a Questão (Ref.: 201602933176)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba (0) 
	
	Em fins do século XIX e início do século XX, teóricos como Sílvio Romero, Nina Rodrigues e Euclides da Cunha, estudaram a sociedade brasileira e construíram um discurso que
possibilitou o surgimento de teorias raciais científicas que desvalorizavam/inferiorizavam negros e mestiços. A respeito desses teorias podemos afirmar que:
	
	
	 Errado 
	Herdeiras do evolucoinismo, essas teorias serviram como base para explicar a colonização brasileira.
	 
	Herdeiras do evolucionismo, essas teorias, no Brasil, vigoraram apenas entre o grupo citado pois não foi possível disseminá-la em amplos setores da sociedade.
	 
	Herdeiras do evolucionismo, essas teorias foram logo descartadas pela dificuldade em comprová-las.
	 
	Herdeiras do evolucionismo, essas teorias explicaram a diversidade étnica e cultural do Brasil.
	 Certo 
	Herdeiras do evolucionismo, essas teorias raciais definiram, no Brasil, uma identidade nacional pautada na superioridade branca, legitimaram o passado escravista recente, e explicaram a não inserção política e social de determinados grupos, mesmo após a proclamação da República.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 201603154679)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba (0) 
	
	Ao longo das décadas de 1920 e 1930, o médico baiano Artur Ramos de Pereira Araújo se destacou no pensamento social brasileiro, principalmente naquilo que se refere ao papel do negro na formação do Brasil. Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor apresenta a síntese do pensamento de Artur Ramos de Pereira Araújo.
	
	
	 
	Junto com Caio Prado Jr, Artur Pereira de Araújo foi um dos principais representantes do marxismo brasileiro, principalmente naquilo que se refere aos estudos sobre as classes operárias.
	 
	Arthur Pereira Ramos de Araújo foi o principal representante brasileiro do darwinismo social, sendo o responsável pela inserção de Cesare Lombroso no debate intelectual nacional.
	 
	Artur Ramos Pereira de Araújo esteve alheio aos debates intelectuais, sendo tão somente um médico especializado nos estudos sobre a febre amarela.
	 Certo 
	Artur Ramos Pereira de Araújo negou qualquer tipo de explicação biologizante dos comportamentos sociais, sendo especialmente crítico aos estudos de Nina Rodrigues.
	 Errado 
	Artur Ramos Pereira de Araújo foi um defensor do higienismo cientificista, especialmente naquilo que se refere à afirmação da inferioridade racial do negro.
	
	1a Questão (Ref.: 201603133573)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	Podemos dizer que a influência da cultura indígena pode ser percebida de forma mais claro em algumas regiões do Brasil, como por exemplo:
	
	
	 Errado 
	o sul e o sudeste.
	 Certo 
	o norte e o centro-oeste.
	 
	o centro-oeste e o sudeste.
	 
	o norte e o nordeste.
	 
	o norte e o sul.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201602933096)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	Sobre a participação das comunidades indígenas na ECO-92, é correto afirmar:
	
	
	 Certo 
	Sua participação não se limitou a apenas este evento. Os povos indígenas realizaram ações e eventos paralelos para definir estratégias de lutas e de apresentação de suas propostas. Não desejavam ser considerados vítimas, mas sim, assumir responsabilidades sobre suas ações, assim como ser consultados quanto a políticas públicas e decisões que venham a interferir em seu território e sua cultura.
	 
	A eco-92 nada acrestou sobre os direitos indígenas e os referentes à terra.
	 Errado 
	Houve uma participação massiva de indígenas de todas as regiões do país, que viam na Conferência o único canal de negociação possível e legítimo para suas questões. 
	 
	Sua participação não foi permitida, uma vez que a organização do evento não acreditava que poderiam contribuir com o mesmo.
	 
	Não houve participação alguma de indígenas na Conferência, pois eles não reconheciam aquele espaço como legítimo para debater suas questões. 
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201602933078)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	Sobre a influência das culturas afro-descendente e indígena na composição atual da sociedade brasileira, é correto afirmar:
	
	
	 
	Que a cultura afro-descendente marca com sua influência a nossa sociedade, enquanto a indígena desapareceu completamente.
	 Errado 
	Que ambas foram completamente aniquiladas e completamente apagadas do nosso registro histórico.
	 
	Que a indígena está presente apenas em nomes de ruas, bairros e cidades e que a africana exclusivamente na música e nas danças.
	 Certo 
	Que estas culturas permanecem muito presentes em nossa composição atual. Podendo estas serem notadas em hábitos culinários, lingüísticos, religiosos, bem como outras formas culturais.
	 
	Que a cultura indígena marca com sua influencia a nossa sociedade, enquanto a afro-descendente desapareceu completamente.
	
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201603514492)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	Assinale a alternativa que aponta as razões para e extinção do SPI.
	
	
	 Errado 
	Recursos ilimitados, baixo grau de profissionalização dos seus funcionários e acusações de genocídio;
	 
	Recursos ilimitados, alto grau de profissionalização dos seus funcionários, a maioria era de antropólogos, e acusações de favorecimento a determinadas tribos indígenas.
	 
	Poucos recursos, alto grau de profissionalização dos seus funcionários, a maioria era de antropólogos, e acusações de genocídio;
	 
	Poucos recursos, baixo grau de profissionalização dos seus funcionários e acusações de favorecimento a determinadas tribos indígenas;
	 Certo 
	Poucos recursos, baixo grau de profissionalização dos seus funcionários e acusações de genocídio; 
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201603570085)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba (0) 
	
	Lei nº 5.371 foi criada em de 5 de Dezembro de 1967 e tem como objetivo estabelecer um órgão do governo brasileiro que lida com todas as questões referentes às comunidades indígenas e às suas terras
	
	
	 
	ENADE
	 
	INDIO EM AÇÂO
	 Certo 
	FUNAI
	 
	FUNABEM
	 
	ENEM
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201603157644)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	O movimento negro unificado sofreu influencias, sobretudo: 
	
	
	 Errado 
	Das ideias de assimilação do período Vargas 
	 
	Do movimento francês anti-apartheid
	 
	Da Frente Negra Chilena 
	 Certo 
	Do movimento negro norte americano 
	 
	Do mito da democracia racial 
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.7a Questão (Ref.: 201603116485)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	"...aquela parcela da população brasileira que apresenta problemas de inadaptação à sociedade brasileira, motivados pela conservação de costumes, hábitos ou meras lealdades que a vinculam a uma tradição pré-colombiana.". Esta definição, presente no texto "Culturas e línguas indígenas do Brasil", é de qual antropólogo brasileiro? 
	
	
	 Errado 
	Silvio Romero 
	 
	Nina Rodrigues 
	 
	Roberto da Matta 
	 
	Fernando Henrique Cardoso 
	 Certo 
	Darcy Ribeiro 
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 201603467014)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba (0) 
	
	Na ata de criação do SPI consta o nome do órgão como Serviço de Proteção aos Índios e Localização dos Trabalhadores Nacionais. O objetivo era, portanto, aproveitar a mão de obra indígena na agricultura e adaptar os nativos ao convívio em sociedade. Para isso foram criadas escolas e oficinas de trabalho - e também se construíram casas.
As aldeias foram fragmentadas, separando famílias e misturando etnias. Assinale a reposta que MELHOR DEFINE o resultado dessa iniciativa.
	
	
	 
	O SPI impediu o extermínio da população nativa, protegendo fisicamente os índios em áreas demarcadas. Mas o projeto de integração fomentou a disseminação da cultura indígena.
	 
	O SPI impediu o extermínio da população nativa, protegendo fisicamente os índios em áreas demarcadas. Mas o projeto de integração foi prejudicial para o desenvolvimento econômico nos estados onde ficavam essas áreas.
	 Certo 
	O SPI impediu o extermínio da população nativa, protegendo fisicamente os índios em áreas demarcadas. Mas o projeto de integração foi prejudicial para a cultura indígena.
	 
	O SPI impediu o extermínio da população nativa, protegendo fisicamente os índios em áreas demarcadas. Mas o projeto de integração foi prejudicial para a aculturação indígena.
	 
	O SPI promoveu o extermínio da população nativa, ameaçando fisicamente os índios em áreas demarcadas. Mas o projeto de integração foi prejudicial para a cultura indígena.
	1a Questão (Ref.: 201603467015)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba (1) 
	
	Leia abaixo um trecho de uma entrevista de Abdias do Nascimento, escritor, político e militante do movimento negro: "Os cultos afro-brasileiros eram uma questão de polícia. Dava cadeia. Até hoje, nos museus da polícia do Rio de Janeiro ou da Bahia, podemos encontrar artefatos cultuais retidos. São peças que provavam a suposta delinquência ou anormalidade mental da comunidade negra. Na Bahia, o Instituto Nina Rodrigues mostra exatamente isso: que o negro era um camarada doente da cabeça por ter sua própria crença, seus próprios valores, sua liturgia e seu culto. Eles não podiam aceitar isso." (Retirado do Portal Afro) Assinale a opção que MELHOR representa a fala de Abdias do Nascimento.
	
	
	 
	Nina Rodrigues e seus seguidores estavam certos ao afirmarem que os africanos eram degenerados por não aceitarem a cultura europeia como superior às suas.
	 
	Apesar da escravidão a que estavam sujeitos, os africanos sempre tiveram autonomia para praticar seus cultos religiosos.
	 Certo 
	Mesmo com todo o tipo de repressão a que estavam sujeitos, os africanos escravizados ainda buscaram manter vivas suas tradições culturais religiosas.
	 Errado 
	Ao chegarem ao Brasil e passarem a conviver com os europeus, os africanos escravizados foram paulatinamente perdendo seus traços culturais originais, adotando ao final integralmente a cultura europeia.
	 
	Ao serem escravizados os africanos abdicaram de toda sua cultura.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201603514496)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba (1) 
	
	Qual país exerceu grande pressão sobre o Brasil para a abolição da escravidão?
	
	
	 
	Espanha;
	 
	Estados Unidos;
	 Certo 
	Inglaterra.
	 
	França;
	 
	Portugal;
	
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201603157045)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba (1) 
	
	Assinale a resposta que demonstra a relação entre a escravidão e a Revolta da Chibata.
	
	
	 Certo 
	Embora o uso da chibata como castigo na Armada brasileira já houvesse sido abolido em um dos primeiros atos do regime republicano, na prática, os marinheiros, cuja grande maioria era formada por homens negros e mestiços, continuavam a receber as punições. Um claro resquício da escravidão.
	 
	Assim que os marinheiros se renderam, Hermes da Fonseca expulsou da Marinha todos os envolvidos e promoveu a prisão de vários deles. Um claro resquício da escravidão.
	 
	Os revoltosos ameaçaram bombardear capital do país se não tivesse as suas reivindicações a atendidas. Um claro resquício da escravidão.
	 
	O presidente Hermes da Fonseca sofreu pressões de vários setores da sociedade para encerrar o mais rápido possível o movimento revoltoso. Um claro resquício da escravidão.
	 
	Muitos dos envolvidos acabaram morrendo encarcerados ou foram executados pelas forças oficiais. Um claro resquício da escravidão.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201603514498)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba (1) 
	
	Após a abolição, alguns periódicos da chamada Imprensa Negra tinham como principais objetivos:
	
	
	 
	Denunciar situações de preconceito racial, ajudar na compra de alforrias e aumentar a autovalorização da população negra e mestiça;
	 
	Denunciar situações de rebelião escrava, ajudar na educação e aumentar a autovalorização da população negra e mestiça;
	 
	Denunciar situações de escravidão, ajudar na educação e aumentar a autovalorização da população negra e mestiça;
	 
	Denunciar situações de preconceito racial, ajudar na fuga para os quilombos e aumentar a autovalorização da população negra e mestiça.
	 Certo 
	Denunciar situações de preconceito racial, ajudar na educação e aumentar a autovalorização da população negra e mestiça;
	
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201603514494)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba (1) 
	
	Segundo a Lei do Ventre Livre:
	
	
	 Certo 
	Todos os senhores deveriam ficar com os recém-nascidos até eles completarem oito anos de idade;
	 
	Todos os senhores deveriam ficar com os recém-nascidos até eles completarem dezoito anos de idade;
	 
	Todos os senhores deveriam escolher se queriam ou não ficar com os recém-nascidos até eles completarem dezoito anos de idade;
	 
	Todos os senhores deveriam escolher se queriam ou não ficar com os recém-nascidos até eles completarem oito anos de idade;
	 
	Todos os senhores deveriam ficar com os recém-nascidos até eles completarem vinte e um anos de idade;
	
	
	
	 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201603773330)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba (1) 
	
	Sobre a Frente Negra Brasileira é incorreto afirmar que:
	
	
	 Errado 
	A Frente Negra Brasileira defendia a ideia, de que deveria se fomentar a raça brasileira a partir da miscigenação e, muitas vezes, considerava ser o próprio grupo atrasado culturalmente.
	 
	A Frente Negra apoiava a integração do negro por meio da aquisição de comportamentos tidos como civilizados da classe média, apontando o trabalho como meio de combater o preconceito.
	 
	Para Frente Negra Brasileira a cultura era concebida a par¬tir de um modelo teórico que pressupunha a ideia de progresso e tinha como modelo a civilização ocidental.
	 
	A Frente Negra, ao mesmo tempo em que denunciava o preconceito racial, estipulava como modelo as formas de comportamento próprias da classe média branca que deveriam ser adotadas pelos negros, como forma de garantir respeito social.
	 Certo 
	A Frente Negra trata-se de um movimento impactado pela estética e ideologia do movimento negro norte-americano e que sofria influência da luta pela independência de países africanos e das pesquisas sociológicas brasileiras que traziam à tona as desigualdades raciais do país. Apontando o negro como vítima da discriminação no trabalho, na abordagem policial e em outros âmbitos da sociedade. 
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.7a Questão (Ref.: 201603514495)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba (1) 
	
	A Lei do Sexagenário:
	
	
	 
	Determinava que alguns escravos, homens ou mulheres, com mais de sessenta anos estariam automaticamente livre;
	 
	Determinava que todos os escravos, homens e mulheres, com mais de sessenta anos poderiam comprar sua alforria;
	 
	Determinava que todos os escravos, homens e mulheres, com mais de setenta anos estariam automaticamente livre;
	 
	Determinava que alguns escravos, homens ou mulheres, com mais de setenta anos estariam automaticamente
livre;
	 Certo 
	Determinava que todos os escravos, homens e mulheres, com mais de sessenta anos estariam automaticamente livre;
	
	
	
	 Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 201603514493)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba (1) 
	
	Como eram propagados os ideais e as práticas abolicionistas no Brasil?
	
	
	 Certo 
	Através de associações abolicionistas e de jornais;
	 
	Através de revistas e de musicais;
	 
	Através de associações abolicionistas e do rádio.
	 
	Através de jornais e de musicais;
	 Errado 
	Através de musicais e de propaganda de rua;
	1a Questão (Ref.: 201603570090)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Lei que no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática ¿História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena¿.
	
	
	 
	Lei 87935
	 
	Lei 18902
	 Certo 
	Lei 11645
	 
	Lei 12831
	 Errado 
	Lei 9394
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201603514508)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Além do samba outros ritmos fazem parte da cultura brasileira. Assinale a opção que contenha APENAS exemplos do legado rítmico afro-brasileiro.
	
	
	 
	Tango, hip hop e jongo;
	 
	Rap, maxixe e pagode;
	 
	Reggae, salsa e axé music;
	 
	Rap, hip hop e reggae.
	 Certo 
	Axé music, jongo e pagode;
	
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201603154691)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Entre as opções abaixo, assinale aquela que apresenta uma dança que é marcada pela herança indígena:
	
	
	 
	Dança do Ventre
	 
	Jazz
	 Errado 
	Cumbia
	 
	Tango
	 Certo 
	Maracatu
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201603514507)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	"Em 2000, 42% da população negra não tinha acesso à educação comparado com 23% dos brancos, e 1.41% dos negros detinham um diploma de nível superior, comparado com 6.59% dos brancos." (SOARES et al., 2005). Que medidas o Estado brasileiro adotou para tentar modificar esses números?
	
	
	 
	Promulgou a Lei 10.639, que estabelece a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" no currículo oficial da rede de ensino da educação básica;
	 
	Promulgou a Lei 11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade da temática indígena no currículo oficial da rede de ensino da educação básica.
	 
	Destinou parte do lucro dos royalties do petróleo para a educação;
	 
	Criou o bolsa família;
	 Certo 
	Adotou o sistema de cotas nas universidades públicas;
	
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201603154688)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor apresenta exemplos de práticas culturais que a sociedade brasileira herdou da cultura africana.
	
	
	 
	Futebol e Carnaval.
	 Certo 
	Samba e Capoeira.
	 
	Capoeira e Futebol.
	 
	Samba e Futebol.
	 
	Carnaval e Samba.
	
	
	
	 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201603514503)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	"Em 2009, uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo concluiu que o Brasil não é um país racista, mas um lugar onde existe racismo. Dentre as pessoas entrevistadas, 97% afirmaram não ter nenhum tipo de preconceito racial, mas 98% afirmou conhecer alguém que pratica ou já praticou discriminação racial. Tal constatação é uma contradição, que acaba se tonando a base das relações raciais no Brasil." Essa afirmação nos permite concluir que:
	
	
	 
	O racismo no Brasil está restrito a determinadas regiões;
	 
	O racismo no Brasil está acabando.
	 Certo 
	O racismo no Brasil é cheio de sutilezas;
	 Errado 
	O racismo no Brasil é transparente;
	 
	O racismo no Brasil é muito brando;
	
	
	
	 Código de referência da questão.7a Questão (Ref.: 201603074798)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	"O combate ao racismo e à desigualdade racial no país tem tido, como principal ferramenta de enfrentamento, a instituição de políticas públicas específicas, direcionadas à população negra do país e orientadas pelo princípio da equidade a partir de ações afirmativas, reparatórias e compensatórias." Assinale a opção que contém ações afirmativas:
	
	
	 Certo 
	cotas e campanhas de valorização da pessoa negra e de enfrentamento ao racismo; 
	 
	cotas e campanhas para eleger um presidente negro no Brasi. 
	 
	cotas e campanhas para financiar o Movimento Negro; 
	 
	cotas e campanhas para desmitificar Zumbi como legítimo representante da resistência negra; 
	 Errado 
	cotas e campanhas para fornecer transporte gratuito para toda a populção negra do Brasil; 
	
	
	
	 Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 201603511662)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Entre as opções abaixo, assinale aquela que apresenta corretamente um exemplo de herança africana na cultura brasileira.
	
	
	 
	Ópera.
	 Certo 
	Samba.
	 
	Música erudita.
	 
	Dança Flamenga.
	 
	Macarronada.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando