Buscar

Redação sobre Violencia da mulher

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O realismo foi um movimento artístico e literário surgido nas décadas do século XIX em reação do romantismo. O objetivo de tal movimento foi denunciar a realidade vivida pelos habitantes da época, mostrando todos os defeitos e adversidades sociais sem qualquer romantização. No entanto, no século XXI, alguns problemas ainda são mascarados, sendo tratados pela sociedade e pelo Estado de forma indevida, tais como a violência contra a mulher.
O livro naturalista “O Cortiço” de Aluízio de Azevedo faz uma dura crítica ao capitalismo. Tal obra pode ser considerada atemporal, pois no cenário contemporâneo, o sistema capitalista e a globalização são fatores que influenciam na desigualdade social, se tornando um organismo influenciador nas atividades humanas. Um exemplo disso é como a cultura machista perdura até os dias de hoje. É notório apontar nesse contexto a discriminação que as mulheres sofrem nas universidades. Em alguns cursos considerados masculinos, como por exemplo engenharia, grande parte do público feminino é ridicularizada e violentada psicologicamente, sendo subjugadas como inferiores e mal preparadas. Dessa forma, comprova-se mais uma vez a tese naturalista de Aluízio de Azevedo, em que o meio deprava o homem e o influencia.
É fundamental ressaltar ainda a violência contra a mulher no trabalho. No cenário contemporâneo, os homens ainda se sobressaem na divisão de trabalhos, sendo melhor remunerado independente de outros aspetos. Dados comprovam tal afirmação: o salário das mulheres são 20% menores do que os homens na mesma profissão. Assim, de fato, conclui-se que muito dos costumes tradicionais antigos ainda não foram abandonados, trazendo para a sociedade atual um grande atraso social e ético.
De acordo com definições ecológicas, o mutualismo trata-se de uma relação esterespecífica harmônica na qual as duas espécies envolvidas são beneficiadas. Portanto, é imprescindível que o governo juntamente com a iniciativa privada façam uma parceria com o intuito de equilibrar o salário e as condições de trabalho para ambos os sexos. E como troca, o Estado diminuiria os impostos pagos por tais empresas. É de extrema necessidade também que a os pais eduquem seus filhos desde cedo, mostrando que todos são iguais em todos os aspectos. “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” – Nelson Mandela

Continue navegando