Buscar

Aula 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 7 - podemos resumir a globalização como a significativa expansão do comércio internacional e dos fluxos de capitais, tudo isso, concomitante ao excepcional avanço tecnológico, especialmente o advento da telemática (combinação das telecomunicações com a informática) ocorrido com maior intensidade a partir de meados dos anos oitenta, vem sendo genericamente definido como globalização. Do ponto de vista comercial, a globalização refere-se à expansão dos fluxos de comércio, num contexto de acirramento da concorrência em âmbito internacional, tornando a competitividade fator prioritário para o delineamento das políticas econômicas nacionais.
A empregabilidade relaciona-se com a realidade de todo e qualquer profissional. O mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, busca profissionais com habilidades e competências renovadas, atualizados e conscientes de sua realidade. Socio-economico – ligada ao bem estar social
O Capital Intelectual é o fator agregador da força inovadora de uma empresa, sendo a soma do conhecimento de todos que proporciona a vantagem competitiva da empresa. Em geral, o Capital Intelectual é chamado de ativo intangível, ou seja, não é possível medi-lo, e contabilmente, a depreciação não é aceita, nem investimentos neste tipo de ativo.
o Capital Humano é a parte do Capital Intelectual que vai junto com as pessoas para a casa no final do expediente. Numa Instituição de Ensino, o Professor é o representante do Capital Humano, e tudo aquilo que o Professor concentra de conhecimentos, de didática, perfil de liderança, habilidades, etc., ele leva para a casa ao final da aula. Isto explica por que muitas vezes ouve-se falar que determinada escola tem a “cara” de determinado Professor ou determinado grupo de Professores, tamanha é a influência que as características personalísticas dos professores no rendimento da escola.
Com o fenômeno da globalização, todos estão sendo desafiados a entender e participar desta nova realidade, potencializadora dos meios de comunicação e de informação, da notícia em tempo real, estimulando a mudança comportamental dos seres humanos que vivem em nosso planeta, criando a necessidade de adaptação da vida e do mundo do trabalho.
Estas mudanças trouxeram consigo múltiplos modelos de negócios - levando as organizações a encontrar novas estratégias, novas formas de planejar, bem como levaram a arrumar novas ferramentas que permitissem a otimização de recursos e maximização da produtividade. 
Tudo se movimenta com muita rapidez e para diversas direções. A internet movimenta o mundo dos negócios e estabelece novas formas de gerenciamentos que visam o aumento da capacidade produtiva com os menores custos e expansão dos negócios para além das fronteiras nacionais, mostrando que, cada vez mais, se gera informação mais rápida, exigindo maturidade intelectual e preparação para continuar no mundo do trabalho.
A responsabilidade social é quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. É uma prática voluntária pois não deve ser confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo). O conceito, nessa visão, envolve o beneficio da coletividade, seja ela relativa ao público interno (funcionários, acionistas, etc) ou externos (comunidade, parceiros, meio ambiente, etc.).

Outros materiais