Buscar

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DA CRIANÇA E ADOL 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE DA CRIANÇA E ADOL. TEÓRICO
	1a Questão (Ref.: 201506151410)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A desnutrição caracteriza-se por déficit protéico e/ou calórico. Em relação a desnutrição por Kwashiorkor, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	a ausência de ganho ponderal pode ser ocultada pelo edema.
	 
	nas manifestações clínicas incluem letargia, crescimento inadequado, costelas proeminentes, ganho de peso muscular acompanhado de edema.
	
	ao exame físico é possível detectar alterações de pele (hipocrômicas e hipercrômicas), além de apresentar pele escamosa e seca.
	
	corresponde a uma síndrome clínica que advém de uma deficiência intensa de proteína e uma ingestão inadequada de calorias.
	
	a criança pode desenvolver anorexia e perda de tônus muscular.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506151517)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere a seguinte situação no momento do parto: ausência de mecônio, gestação a termo, recém-nascido chorando e com braços e pernas fletidas. Os procedimentos necessários e a sequência correta são:
		
	
	Recepcionar em campo aquecido; posicionar o recém-nascido no tórax ou abdome materno, próximo do nível da placenta; NÃO cobrir o recém-nascido com o segundo aquecido; desprezar o primeiro aquecido; E NÃO clampear o cordão umbilical um a três minutos após o parto.
	
	Recepcionar em campo aquecido; posicionar o recém-nascido 30 centímetros abaixo do nível da placenta; clampear o cordão umbilical um a três minutos após o parto.
	 
	Recepcionar em campo aquecido; posicionar o recém-nascido no tórax ou abdome materno, próximo do nível da placenta; cobrir o recém-nascido com o segundo aquecido; desprezar o primeiro aquecido; clampear o cordão umbilical um a três minutos após o parto.
	
	) Recepcionar em campo aquecido; posicionar o recém-nascido pelo menos 20 centímetros abaixo do nível da placenta; cobrir o recém-nascido com o segundo campo aquecido; desprezar o primeiro campo aquecido; clampear o cordão umbilical um minuto após o parto
	
	Clampear o cordão umbilical imediatamente após o parto; posicionar o recém-nascido no tórax ou abdome materno, próximo do nível da placenta; secar o recém-nascido com o primeiro campo aquecido; desprezar este primeiro campo aquecido; cobrir o recém-nascido com o segundo aquecido; colocá-lo para sugar.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506151531)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Insuficiência respiratória em recém-nascidos é uma resposta clínica de diferentes patologias, que podem colocar em perigo a vida e a integridade neurológica da criança. O diagnóstico clínico se estabelece com a presença de um ou mais dos seguintes sinais:
		
	
	Frequência respiratória igual ou superior a 40 inspirações por minuto em condições basais; pontuação do Boletim de Silverman Andersen inferior a um (1); esforço respiratório débil ou irregular e apneia recorrente com duração maior que 20 segundos, acompanhada
	 
	Frequência respiratória igual ou superior a 60 inspirações por minuto em condições basais; esforço respiratório débil ou irregular e apneia recorrente com duração maior que 20 segundos, acompanhada de frequência cardíaca menor que 100bpm e/ou cianose central generalizada
	
	Frequência respiratória igual ou superior a 50 inspirações por minuto em condições basais; pontuação do Boletim de Silverman Andersen maior ou igual a um (1); esforço respiratório débil ou irregular e apneia recorrente com duração maior que 20 segundos, acompanhada de frequência cardíaca menor que 100bpm e/ou cianose central generalizada.
	
	Frequência respiratória igual ou superior a 60 inspirações por minuto em condições basais; pontuação do Boletim de Silverman Andersen inferior a um (1); esforço respiratório débil ou irregular e apneia recorrente com duração superior a cinco (5) segundos acompanhada de frequência cardíaca menor que 100bpm e/ou cianose central generalizada.
	
	Frequência respiratória igual ou superior a 50 inspirações por minuto em condições basais; pontuação do Boletim de Silverman Andersen maior ou igual a um (10); esforço respiratório débil ou irregular e apneia recorrente com duração maior que 40 segundos, acompanhada de frequência cardíaca menor que 100bpm e/ou cianose central generalizada.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506151540)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O lactente é capaz de levantar sua cabeça antes do tronco. Esse fato está relacionado a qual princípio universal do desenvolvimento?
		
	 
	O desenvolvimento prossegue em uma direção cefalocaudal.
	
	O desenvolvimento prossegue do geral para o específico.
	
	Nenhumas das alternativas estão corretas.
	
	O desenvolvimento prossegue em uma direção proximodistal.
	
	O desenvolvimento prossegue do simples para o complexo.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201506151404)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação ao exame físico da pele no RN, correlacione as lacunas abaixo e em seguida, marque a seqüência correta: 1 ¿ Vérnix Caseoso 2 ¿ Onfalite 3 ¿ Milium Sebáceo 4 ¿ Manchas Mongólicas ( ) Infecção do coto umbilical, apresentado secreção fétida. ( ) Substância gordurosa, espessa, que cobre o corpo do bebê. ( ) Área de pigmentação azulada intensa na região sacra e glútea. ( ) Pequenos pontos branco-amarelados localizados principalmente na área do nariz.
		
	
	3,1,4,2
	
	2,4,3,1
	 
	2,1,4,3
	
	1,2,3,4
	
	4,3,2,1

Continue navegando