Buscar

Simulado sobre Estado Federativo e Poderes


Continue navegando


Prévia do material em texto

Simulado: CCJ0107_SM_201701100797 V.1 
	Aluno(a): ANDRE DA SILVA MARTINS
	Matrícula: 201701100797
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 23/10/2017 23:17:15 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201701141037)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 37 - Exame 09 - OAB-RJ) - No Estado Federal Brasileiro:
		
	
	A União possui competência legislativa remanescente, assim como os Municípios, incumbindo aos Estados Federados a competência legislativa expressa.
	 
	Os Estados Federados, a exemplo do que ocorre com a União, o Distrito Federal e os municípios, possuem autonomia política;
	
	É facultado à União decretar a intervenção federal nos Municípios dos Estados Federados, desde que a medida se destine a pôr termo a grave comprometimento de ordem pública;
	
	Os Vereadores possuem, além de imunidade material ou inviolabilidade por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e nos limites do Estado, também imunidade formal ou processual, esta desde a expedição do diploma, o que inviabiliza a que sejam presos, salvo em flagrante de crime inafiançável, e processados criminalmente sem prévia licença da Câmara a que pertencerem;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701882047)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa que melhor descreve a forma de Estado Federativa:
		
	 
	A Federação tem vários centros de poder autônomos, com divisão em três esferas, sem a possibilidade de secessão.
	
	A Federação centraliza o poder, com divisão em três esferas, e sempre há a possibilidade de secessão.
	
	A Federação tem vários centros de poder autônomos, cada qual com sua língua e seus costumes, e essas diferenças são respeitadas.
	
	A Federação tem um só centro de poder autônomo, com divisão em três esferas, e sempre há a possibilidade de secessão.
	
	A Federação tem vários centros de poder autônomos, com divisão em três esferas, e sempre há a possibilidade de secessão.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701951643)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Tendo em vista características, modos de surgimento e funcionamento dos Estados federais, é correto afirmar:
		
	
	A partir do momento em que os Estados ingressam na Federação perdem soberania, mas mantêm a autonomia dos entes federativos, inclusive com a possibilidade de exercício do direito de secessão.
	
	No âmbito do federalismo norte-americano, o Estado federal resultou de uma agregação de Estados que a ele preexistiam. A formação do novo Estado federal guarda aos entes federativos a autonomia e parcela de soberania com a possibilidade de secessão.
	 
	No Estado federal as atribuições da União e das unidades federadas são fixadas na Constituição, por meio de uma distribuição de competências com a finalidade de manter o equilíbrio da federação.
	
	No Estado federal o poder político é compartilhado pela União e pelas Confederações dos Estados. Existe um governo federal, do qual participam as unidades confederadas, e existem governos estaduais dotados de autonomia política.
	
	No âmbito do federalismo norte-americano, assim como no brasileiro, foi dado o nome de Estado a cada unidade federada pelo fato das entidades federativas serem dotadas de soberania e direito de secessão.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701309864)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Como decorrência da independência e harmonia dos Poderes, assinale a opção CORRETA: I. O Poder Executivo não participa do processo legislativo II. ao Poder Judiciário é vedada a prática de atos administrativos; III. Cada um dos Poderes pode organizar livremente seus serviços, observando apenas os preceitos constitucionais e legais.
		
	 
	apenas a afirmativa I está correta.
	 
	apenas a afirmativa III está correta.
	 
	há mais de uma afirmativa correta,
	 
	apenas a afirmativa II está correta.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701228889)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A posição do neoliberalismo sobre o papel do Estado é que este
		
	
	deve organizar a vida social.
	 
	não deve intervir na economia.
	
	deve acabar com os monopólios.
	
	deve ser extinto.
	
	deve ampliar o funcionalismo público.