Buscar

Anatomia Sistêmica: Circulação, Digestão e Sistema Urinário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Pesquisa Anatomia Sistêmica 
1º Descreva o trajeto do sangue na pequena e na grande circulação:
A pequena ou circulação Pulmonar é a parte da circulação que o sangue é bombeado para os pilmões onde ocorre a hematose (transformação do sangue venoso em arterial, por meio de oxigenação nos pulmões) e retorna rico em oxigênio e volta ao coração, também conhecida como circulação coração-pulmão-coração. Começa no vertículo direito e termina no Átrio esquerdo (átrio é a cavidade do coração que recebe o sangue venoso) (sangue venoso é o sangue que ja alimentou todos os tecidos do organismo que já lhe forneceu oxigênio.) 
- A grande circulação ou circulação sistêmica liga o coração as demais partes do organismo. o sangue sai do coração por meio da arteria a orta que se espalha por todo corpo, é onde ocorre as trocas de nutrientes e catobólitos. (restos da disgestão). O sangue cobre em oxigênio retorna ao coração por meio das veias cavas superior e inferior, é lançado diretamente um átrio direito e segue para o ventriculo direito.
2º Descreva o caminho do alimento da boca até o ânus:
-Dentro da boca, os alimentos são triturados durante a mastigação.
-Os alimentos são engolidos,a lingua empurra os alimentos que passa pela faringe e cai para o esôfago.
- O esôgago manda os alimentos para o estômago através dde contrações(chamadas de movimentos peristálticos).
- No estomâgo os alimentos ficam por mas ou menos duas horas. lá transforma-se em uma pasta semilíquida, chamada de quimo. 
-O quimo é enviado ao instestino delgado, e mistura-se com três liquidos. O suco intestinal (fábrica pelo intestino),a bile (Produzida pelo fígado)e o suco pancreático (produzido pelo pâncreas). E esses três liquidos tranformão a maior parte dos alimentos em nutrientes o quimo, então, transforma-se novamente, agora em uma pasta liquida chamada de quilo. Os nutrientes atravessam as paredes do intestino delgado, passam para o sangue e são transportados para todos os orgãos do corpo alimentados por todas as células 
-Depois do intestino delgado, o tubo digestivo se alarga um pouco: é o intestino grosso, com dois metros de comprimento. Sua principal função é absorver a água, evitando que ela seja eliminada junto com as fezes.
- O reto é a última parte do intestino grosso. Quando termina a digestão, sobram dos alimentos apenas as partes que não conseguimos digerir. As fibras vegetais e outros restos, junto com bilhões de microorganismos que existem no interior do tubo intestinal, formando as fezes.
- As fezes são eliminadas pelo ânus.
3º Quais a funções do pâncreas e do Fígado?
Pâncreas: 
O pâncreas é uma glândula que faz parte do sistema digestório e endócrino dos vertebrados. O pâncreas produz o suco pancreático que age no processo digestivo, pois possui enzimas digestivas. Esta glândula também é responsável pela produção de hormônios como, por exemplo, insulina, somatostatina e glucagon
Fígado:
O fígado desempenha muitas funções importantes dentro de nosso organismo, como: armazenamento e liberação de glicose, metabolismo dos lipídeos, metabolismo das proteínas (conversão de amônia em uréia), síntese da maioria das proteínas do plasma, processamento de drogas e hormônios, destruição das células sanguíneas desgastadas e bactérias, emulsificação da gordura durante o processo de digestão através da secreção da bile, etc.
 O fígado age também no armazenamento de vitaminas e minerais. Ele armazena algumas vitaminas como: A, B12, D, E e K, além de minerais como o ferro e o cobre.
 O fígado participa também da regulação do volume sanguíneo, possui importante ação antitóxica contra substâncias nocivas ao organismo como o álcool, a cafeína, gorduras, etc.
4º Como é dividido o Pâncreas e o fígado?
Pâncreas:
O pâncreas é dividido em três regiões: cabeça, corpo e cauda. A cabeça se encaixa no quadro duodenal e sua cauda é afilada.
Fígado:
O fígado é o maior órgão interno do corpo e está localizado do lado direito, sob as costelas e abaixo do pulmão. Tem a forma de uma pirâmide e está dividido em lobos. A face diafragmática apresenta um lobo direito e um lobo esquerdo. A divisão dos lobos é estabelecida pelo ligamento falciforme. Na extremidade desse ligamento encontramos um cordão fibroso resultante da obliteração da veia umbilical, conhecido como ligamento redondo do fígado. A face visceral é subdividida em 4 lobos: direito, esquerdo, quadrado e caudado.
5º Descreva o caminho da Urina dos rins até o orificio externo da uretra:
Os rins filtram o sangue separando-o das substâncias nocivas e produzem a urina, em seguida os ureteres (também conhecida como ductos) encaminham a urina até a bexiga que é o reservátorio da urina , da uretra,canal no qual a urina é conduzida para fora.
Aluna: Lais Maria de oliveira Turno: Noite