Buscar

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Redação de Conclusão de Curso
Curso: EDUCAÇÃO ESPECIAL
A Educação Especial é uma modalidade que garante ao aluno portador de deficiência um acompanhamento especializado, estimulando assim, o seu processo de desenvolvimento e suas habilidades de acordo com seu desempenho e suas condições, visto que, é garantido por lei que Todas as crianças portadoras de deficiências especiais, tem o direito ao acesso e permanência na escola regular.
Algumas escolas de hoje não estão preparadas para atender estas deficiências, desse modo, a falta professores qualificado que atenda estas necessidades, além do espaço físico da escola, que não tem condições de oferecer um ambiente que os alunos precisam para sua autonomia.
Muitas vezes nos deparamos com a realidade da educação e procuramos buscar uma forma de suprir as necessidades, porque, ao longo do tempo, por questões políticas, nossa realidade vem sendo transformada, com situações que muitas vezes nos sentimos incapazes de exercer nosso trabalho, na qual corremos atrás de informações, qualificações e conhecimentos para atender e incluir todas as crianças em suas condições.
Não basta falar em Igualdade se não existir equidade. Pois a igualdade é um direito e a equidade é a condição que o aluno vai ter para conseguir fazer e construir seu conhecimento igual a todos,
O papel do professor antes de tudo, é conhecer seu aluno, saber o conhecimento que ele traz e de que forma ele aprende, segundo Maria Montessori ''o potencial de aprender está em cada um de nós'' "Ela acreditava que a educação é uma conquista da criança, pois percebeu que já nascemos com a capacidade de ensinar a nós mesmos, se nos forem dadas as condições".
Segundo Piaget “O professor não deve pensar no que a criança é, mas no que ela pode ser tornar”, Propiciar a criança um ambiente prazeroso, com atividades que despertem a curiosidade e levem ela a pensar, criticar e levantar hipóteses, pois independente das condições de uma uma criança, ela está ali esperando para aprender e temos que cumprir com o nosso papel. 
(Sant'Ana do Livramento, novembro de 2017)

Outros materiais