Buscar

Resíduos Sólidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resíduos Sólidos 
O termo resíduo é pouco utilizado na linguagem cotidiana, entretanto há uma diferença entre os termos lixo e resíduo sólido. No cotidiano o termo lixo é entendido como tudo aquilo que não presta, sem utilidade. O termo resíduo por sua vez, é utilizado para definir sobra ou refugo (ANVISA, 2013). 
Segundo a Resolução CONAMA nº 005/1993 Art. 1º - I: resíduos sólidos são definidos como resíduo no estado sólido ou semi-sólido que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola e de serviços de varrição (CONAMA, 1993). 
Portanto, são materiais heterogêneos (inertes, minerais e orgânicos) resultantes das atividades humanas e da natureza, os quais podem ser parcial ou totalmente reutilizados, gerando proteção à saúde pública e economia dos recursos naturais (CALDEIRA, 2010). 
Segundo Caldeira (2010), os resíduos sólidos podem ser classificados em 03 grupos quanto seu potencial de risco em conformidade com a NBR 10.001/04: 
 Classe I (perigoso): são os que apresentam risco à saúde pública e ao meio ambiente, apresentam periculosidade (inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade). Exemplos: solventes halogenados, solventes não halogenados, certos tipos de lodo do tratamento de efluentes, resíduos resultantes da incineração ou tratamento térmico de solo contaminado com resíduos, produtos químicos orgânicos e inorgânicos, pesticidas, explosivos, tintas, produtos farmacêuticos e veterinários, óleo automotivo, materiais contaminados com metais pesados, ou ainda, qualquer tipo de material contaminado com algum produto perigoso (CASCAVEL, 2014.) 
 Classe II (Não perigoso) subdivide-se em 02 classes: 
Classe II A - Não Inertes (não se enquadram na Classe I). Exemplos: materiais orgânicos da indústria alimentícia, lamas de sistemas de tratamento de águas, limalha de ferro, poliuretano, fibras de vidro, resíduos provenientes de limpeza de caldeiras e lodos provenientes de filtros, EPI´S (uniformes e botas de borracha, pó de polimento, varreduras, polietileno e embalagens, prensas, vidros, gessos, discos de corte, rebolos, lixas) e EPI´S não contaminados (INFO. OPERSAN, 2014.) 
Classe II B – Inertes (resíduos que quando amostrados de forma representativa e submetidos a um contato dinâmico e estático com água destilada ou deionizada, à temperatura ambiente não tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade da água, excetuando-se aspecto, cor, turbidez, dureza e sabor). Exemplos: entulhos, sucata de ferro e aço (INFO. OPERSAN, 2014.)

Outros materiais