Buscar

Asa 3

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201409010390)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A base de uma boa gestão econômica de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (U.A.N.) é o conhecimento dos custos, bem como dos fatores que interferem no mesmo. O processo de custo envolve o detalhamento dos gastos envolvidos na produção de bens ou serviços, e inclui o acompanhamento, análise e registros dos gastos diretos e/ou indiretos. Sobre esse aspecto, assinale a alternativa correta:
		
	 
	A estimativa do custo global da refeição compreende as despesas com a matéria-prima (alimentos), baseadas no ¿per capita¿ dos ingredientes que compõem uma amostra representativa dos cardápios.
	
	Os custos variáveis decrescem com o aumento dos gastos em relação ao volume de produção.
	 
	O custo indireto compreende as despesas contabilizadas através de rateio.
	
	Os custos fixos aumentam para cada número maior de bens produzidos.
	
	Nas U.A.N. com serviço próprio, o custo comercial compreende o valor estabelecido para que se possa colocar o produto no mercado.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408219304)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para melhor adequação do ambiente e das instalações físicas de uma Unidade Produtora de Refeições (UPRs), a fim de garantir conforto, segurança e funcionalidade para a produção de refeições, atendendo aos padrões qualitativos desejáveis, as normas regulamentadoras exigem:
		
	 
	Temperatura de 23 °C na área de produção de refeições; lâmpadas proporcionando iluminação suficiente de acordo com a área física; vestiários separados por sexo com lavatório de 1 torneira para cada 20 funcionários.
	
	Iluminação natural; temperatura de 15 °C; vestiário com 1 chuveiro para cada 20 funcionários; bancadas de trabalho com altura de 1,2 m na área de produção; portas com 1,2 m x 2 m.
	
	Temperatura de 32 °C na área da produção de refeições; portas de separação de sub-áreas de 2,5 m x 1,5 m; vestiários separados por sexo, com 1 chuveiro para cada 20 funcionários e água quente.
	
	Nível de ruído de 80 decibéis; tubulações embutidas; calçados antiderrapantes; distância de pelo menos 1 m entre os equipamentos; umidade relativa de 60%.
	
	Piso antiderrapante; nível de ruído de 80 decibéis; temperatura de 15 °C na área de produção de refeições; tubulações embutidas; vestiários separados por sexo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409010380)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A UAN no mês de junho forneceu um almoço tipico de São João. Ao analisar o resto - ingesta desse dia observou um índice de 9%. Analise as alternativas abaixo:
		
	 
	O almoço obteve uma classificação bom perante os comensais da empresa.
	 
	O almoço obteve uma classificação ruim perante os funcionários da UAN.
	
	O almoço teve uma classificação inaceitável com RI de 10%
	
	O almoço obteve uma classificação bom perante os funcionários da UAN.
	
	O almoço do dia foi apreciado pelos funcionários da UAN.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409012064)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Curva ABC é uma ferramenta gerencial bastante utilizada para administração de estoques, que consiste em verificar em um intervalo de tempo o consumo em quantidade e custo de cada item. Analise as questões abaixo e assinale as alternativas que estiverem corretas.
		
	 
	Classe C - São aqueles de valor monetário intermediário em relação ao total. Em média, 30% dos produtos e valor de 20 a 30% do montante financeiro.
	 
	Classe B e C - São aqueles de alto valor monetário em relação ao montante total. Em média, correspondem até 20% dos produtos, mas o valor monetário pode corresponder a algo entre 60 e 75% do montante.
	 
	Classe A - São aqueles de alto valor monetário em relação ao montante total. Em média, correspondem até 20% dos produtos, mas o valor monetário pode corresponder a algo entre 60 e 75% do montante.
	 
	Classe C - São produtos de baixo valor monetário, entre 50 e 70% dos produtos estudados, mas com valor representativo de 5 a 10% do valor monetário.
	 
	Classe B - São aqueles de valor monetário intermediário em relação ao total. Em média, 30% dos produtos e valor de 20 a 30% do montante financeiro.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409226663)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em uma UAN onde o cálculo de mão de obra utilizando a metodologia de Gandra et al(1983) e o de Abreu et al(2011) dão respectivamente 26 e 20 funcionários. Ambos os autores calcularam o numero de mão de obra para atender uma demanda de 1.000 refeições dia, trabalhando de segunda a sábado e feriados. Comparando a produtividade e número de mão de obra, assinale as alternativas corretas
		
	 
	Segundo Abreu, a UAN poderá trabalhar com 6 colaboradores a menos e manter a demanda, sem prejuízos na produção
	 
	Teve um perda de produtividade de 25%, pois ocorreu a diminuição de 6 colaboradores tendo em vista o cálculo por produtividade segundo Abreu.
	 
	Comparando o percentual de produtividade, houve uma redução de de 8 colaboradores e ganho de 30% na produtividade
	 
	Comparando o percentual de produtividade, houve uma redução de 4 colaboradores e ganho de 20% na produtividade
	 
	Teve um ganho de produtividade de 25%, pois ocorreu a diminuição de 6 colaboradores tendo em vista o cálculo por produtividade segundo Abreu.

Continue navegando