Buscar

remodelamento ósseo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REMODELAMENTO OSSEO	
TECIDO OSSEO: 
Forma especializada de tecido conjuntivo constituído por células e matriz extracelular, com característica única de se mineralizar. Sua função é sustentação, proteção, armazenamento de íons. É composto por matriz óssea
 A matriz orgânica é composta por 35% de matriz orgânica (fibras colágenos do tipo 1 e substancia fundamental amorfa) e por 65% de matriz inorgânica (hidroxiapatita).
Cristais de hidroxiapatita + colágeno do tipo I= cimento ósseo.
Os cristais de hidroxiapatita ficam entre os colágenos.
As células presente no tecido ósseo são divididas em 2 linhagens a linhagem osteoblastica e a linhagem monocítica.
A linhagem osteoblástica é composta pelas células osteogênicas ou osteoprogenitoras(surgem da diferenciação de célula mesenquimatosas), essas células ficam no periósteo ou no endósteo e elas irão se diferenciar em osteoblastos, os osteoblastos vai se encontrar em repouso se chamando de lining cell ou ativado passando a ser chamado de osteocitos.
Genes Cbfa1 codificam fator de transcrição que produzirão proteínas morfogênicas do osso (BMPs) que estimulam as células mesenquimatosas se transformem em células osteoprogenitoras e elas se transformem em osteoblastos para produção principalmente de colágeno do tipo I, após sua função os osteoblastos ficam aprisionados nas lacunas passando a ser chamados de osteocitos.
Os osteocitos não está diretamente relacionado na produção da matriz orgânica, eles reconhece estresse provocado nos ossos, pois seus prolongamentos ficam nos canalículos reconhecendo os estresses e avisando ao osteoblasto sobre o estresse para o osteoblasto produzir matriz orgânica.
Os osteoblastos vão fazer a síntese de colágeno do tipo I e proteínas não colagênicas.
Essa proteínas não colagênicas são: fosfatase alcalina (é secretada para o osteóide e converte o pirofosfato em fosfato inorgânico) osteocalcina (produto da expressao gênica do gene Runx-2, proteína de ligação ao Ca2+, inibe o crescimento da hidroxiapatita) Osteonectina (proteína de ligação ao Ca2+-- inicia mineralização- formação dos cristais de hidroxiapatita) osteopontina (proteína de ligação á hidroxiapatita).
A linhagem monocítica é composta pelo osteoclasto.
O osteoclasto é a única célula óssea que não tem origem conjuntiva e sim origem da medula óssea. São células polinucleadas, grande e globosas, localizam na superfície das trabéculas ósseas e participam do processo de reabsorção e remodelação óssea. 
No local onde ocorre a reabsorção óssea há enzimas anidrase cabornica converte CO2 e H2O em H+ e Bicarbonato. Esse H+ será liberado no ambiente promovendo a acidificação do meio e essa acidificação propiciará a desmineralização da matriz óssea ocorrendo a dissolução dos cristais de hidroxiapatita e conseqüente liberação de cálcio e fosfato. Asseguir as enzimas lisossômicas fará a degradação das proteínas colagénicas e não colagénicas da matriz orgânica, o produto da degradação da matriz orgânica são internalizado no bordadura em escova por meio de vesículas que serão transportadas para o interior dos osteoclastos sendo posteriormente conduzida para o meio extra celular.
A remodelação osso é o processo de formação óssea + o processo de reabsorção óssea.
A formação óssea é feita por células chamadas de osteoblastos( formação da matriz) e osteoclastos(reabsorção)
Os osteoblastos vão ser responsáveis pelo processo de osteoblastogenese que é a síntese de matriz orgânica, a osteoblastogênese é regulado por hormônios sexuais, calcitrópicos, fatores de crescimento (IG1 E TGF-B) proteínas ósseas morfogênicas.
As células osteoblasticas produzirá o ligante do receptor ativador do fator nuclear kappa B (RANKL), esse RANKL se ligará ao recptores do RANKL (RANK) que está presente nas células da linhagem osteoclasticas (monocitica). Essa ligação RANKL+RANK, induzirá a um processo chamado de osteoclastogenese (processo de formação e diferenciação dos osteoclastos). Quando não é necessário a formação de osteoclastos ou seja não é necessário a reabsorção óssea o osteoblasto produz tbm uma outra substância chamada de osteoprotegerina que é responsável por impedir a ligação RANKL+RANK.
Na osteoporose o que acontece é que não há osteoprotegerina suficiente para inibir a ligação de RANKL+RANK fazendo com que tem um grande aumento na reabsorção óssea, tornando-a maior que a formação óssea.
REMODELAMENTO OSSEO:
Consistem e 3 fases: reabsorção, quiescencia e formação.
Perspectiva mecânica
Perspectiva metabólica
Ciclo do remodelamento: ativação; reabsorção;reversão; formação;
ATIVAÇÃO: reconhecimento da área alvo, área que vai ser remodelada---------> citocinas pro-inflamatoria--------> osteocios em sofrimento----------> atação de linfócitos T------>recrutamento de precursores osteoclaticos----------> osteoclastogênese
REABSORÇÃO: Ação dos osteoclastos; cavam lacunas de contorno irregular nos ossos esponjosos( Lacuna de HOWSHIP)e nos osso compactos cavidades cilíndricas (cones de absorção).
REVERSÃO: Periodo pós reabsorção e antes do processo de formação; OC abandonado no local; células osteoprogenitoras para o local; incio da atividade osteoblastica:
FORMAÇÃO: mais demorado que o processo de reabsorção.

Outros materiais